Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

As novidades tecnológicas apresentadas na IFA

01 de setembro de 2012 0

Crédito da foto: ODD ANDERSEN, AFP

Bem-vindos à era dos híbridos.

Este está sendo o recado da IFA, feira de tecnologia que está sendo realizada em Berlim. Máquinas que são uma mistura de tablet e ultrabook, ou de telefone e tablet, prometem ser o hit do Natal deste ano.

Eu já tinha comentado essa tendência em outro post aqui no blog, mas os lançamentos da IFA vão ainda além: agora há até híbrido de câmera e telefone – o Galaxy Camera, câmera da Samsung que roda Android (leia mais sobre a tendência de smartcâmeras neste outro post).

Pois é, está ficando cada vez mais difícil classificar um gadget em uma categoria ou outra. Resultado: novas categorias estão surgindo. Comece a se familiarizar com termos como phablets (phone + tablets) e smartphameras  (smartphone + camera).

Um grande ícone do mundo dos híbridos é o Galaxy Note, da Samsung. Há um ano, o lançamento da primeira geração do produto encontrou ceticismo sobre a necessidade de um gadget intermediário entre smartphone e tablet, mas essa dúvida é passado: o aparelho hoje faz sucesso, amparado tanto pela tendência de smartphones com telas maiores quanto pela onda de tablets com telas menores. Por isso um dos destaques da IFA foi o anúncio do Galaxy Note 2 (foto ao lado), com tela de 5,5 polegadas (era 5,3 polegadas na versão anterior) e sistema operacional Android 4.1 (o Jelly Bean).

Faltando menos de dois meses para a estreia do Windows 8, que unifica o sistema operacional da Microsoft para tablets e computadores, a IFA teve, claro, uma enxurrada de lançamentos de gadgets para a plataforma. Vários fabricantes mostraram híbridos de ultrabooks e tablets com Windows 8. Selecionei três:

Este aí é o Samsung Ativ Smart PC, com tela de 11,6 polegadas e dock com teclado.

Crédito das fotos: Samsung, divulgação

A seguir, o Sony Vaio Duo 11, com tela de 11,6 polegadas, teclado embutido deslizável e caneta stylus.

Crédito: Sony, divulgação

Este aí é o Dell XPS Duo 12, com tela de 12 polegadas.

Crédito: Dell, divulgação

@@@

Outro destaque da IFA foram as TVs de ultra definição, algo que já havia roubado a cena na CES deste ano. Aliás, 4K é o termo da vez, referindo-se a resoluções de imagem quatro vezes superiores a das TVs full HD (1080p).

Chamo a atenção para os televisores 4K da LG e da Sony Bravia (imagem abaixo), ambos são 3D e têm tela de 84 polegadas e resolução de 3840×2160 pixels.

Crédito: Sony, divulgação

Leiam também:

A era das supertelas

TV 4K: o que é isso?

A reinvenção do controle remoto de TV

A vez dos híbridos

Smartcâmeras para a geração Instagram

Bookmark and Share

Envie seu Comentário