Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma nova era no visual dos softwares da Apple

03 de novembro de 2012 0

Se tem uma coisa que a Apple faz melhor do que ninguém no mundinho tech é desenhar lindamente os seus produtos de hardware. Não é à toa que Jony Ive (foto), o chefe de design industrial da Apple, é possivelmente um dos três nomes mais cultuados por fãs da marca (os outros dois são, claro, os Steves que fundaram a empresa: o Woz e o falecido Jobs).

Pois na segunda-feira, um ano e 24 dias depois da morte de Steve Jobs, a Apple anunciou a sua maior reestruturação sob o comando do CEO Tim Cook. O resumo é que Ive ganhou mais poder.

O fiasco com o aplicativo próprio de mapas custou o “emprego” de um dos “queridinhos” de Jobs: Scott Forstall deixou a liderança do sistema iOS (o software que roda em iPads e iPhones). Estava desde 1997 na Apple, para onde tinha sido levado pelo próprio Jobs, com quem antes trabalhava na NeXT (empresa fundada por Jobs ao sair da Apple nos anos 80).

Craig Federighi passou a comandar tanto o iOS quanto o Mac OS X, mas a novidade que mais promete diz respeito a uma nova função atribuída a Ive: human interface. Em outras palavras, ele responderá também por visual de software na Apple.

Algumas reportagens da imprensa norte-americana, como esta aqui do New York Times, apontam que isso poderá significar uma mudança e tanto no estilo de design adotado nos softwares da empresa.

Ive é conhecido por seu design minimalista, já Forstall era a favor do chamado “skeuomorphism”, algo que era incentivado pelo próprio Jobs.

Afinal, o que é “skeoumorphism”?

É o design que procura imitar a aparência de coisas do “mundo real”.

Se você usa um iPad ou iPhone, é fácil identificá-lo: basta dar uma espiada na Central de Notificações, com sua textura de tecido, ou então nas prateleiras de madeira do iBooks (abaixo). Outro exemplo na imagem ao lado: trocar de página no iBooks simula o movimento de folhear um livro.

Crédito das imagens: Apple, divulgação e reprodução

Bookmark and Share

Envie seu Comentário