Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A importância da nova busca social do Facebook

16 de janeiro de 2013 1

Embora o Facebook seja hoje o centro de nossas vidas digitais, uma pergunta é inevitável: até quando será tão relevante assim?

Volta e meia comento aqui no blog o meu atual desencantamento com as redes sociais. Sou da opinião de que o Facebook virou “paisagem”. Não podemos deixar de marcar presença lá, mas qual é mesmo o proveito que estamos tirando disso tudo?

É aí que entra a busca social, a novidade anunciada nesta terça-feira por Mark Zuckerberg:

Crédito da foto: Josh Edelson, AFP

Durante os últimos anos, o Facebook foi acumulando informações sobre a gente e a nossa rede de contatos. Dados, dados e mais dados. Ou vai dizer que você nunca se sentiu sufocado por sua timeline?

Por isso acho a nova busca social algo tão promissor. Ela nos ajudará a ir direto ao ponto, a achar o que realmente importa, como recomendações. Quais os restaurantes mexicanos em Porto Alegre que meus amigos curtem? Quais dos meus amigos se interessam por tecnologia e moram em São Paulo? Quais dos meus colegas de trabalho já foram para Nova York? Que tipo de música meus parentes gostam? Fotos de Paris postadas por meus amigos?

Crédito: Facebook, reprodução

Ou seja, o grande mérito da nova busca social do Facebook é ajudar a organizar o montão de informações disponíveis na rede social. Com isso, o Facebook ganha – veja só – em relevância.

@@@

A busca social ainda não está disponível para todo mundo. Para testá-la, é preciso entrar em uma lista de espera em www.facebook.com/about/graphsearch.

Leiam também:

Como excluir o seu perfil do Facebook

E os 6 bilhões sem Facebook?

Oversharing, estresse tecnológico e etiqueta móvel

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Eduardo Dorneles diz: 16 de janeiro de 2013

    Mais uma comprovaçao de que o facebook guarda muitas coisas a seu respeito. Nao vejo motivo para usa-lo.

Envie seu Comentário