Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Por que o Brasil cresce tanto no Facebook

24 de janeiro de 2013 0

Acabo de me fazer a pergunta: quando foi a última vez que escrevi um post sobre o Orkut? Pois é, faz tempo que aquele que um dia foi o site mais importante da internet tupiniquim não ganha minha atenção aqui no blog, enquanto o Facebook – o bambambã da vez – é assunto frequente.

O irônico é que a explicação para um dos grandes assuntos da semana – o Brasil ter sido o país que mais cresceu no Facebook em 2012 – está no Orkut.

Para quem acompanhou de perto o fenômeno Orkut no Brasil, a invasão da brasileirada no Facebook parece tão natural. É algo que precisa ser analisada em um contexto cultural maior: o brasileiro é ávido por socialização na internet, tanto que havia se adonado do Orkut de uma forma impressionante, a ponto de o serviço hoje ser gerenciado pelo Google no Brasil.

Embora o Orkut tenha perdido importância na internet tupiniquim, a gente não pode esquecer do seu legado: o Orkut moveu durante anos a inclusão digital do brasileiro. É que rede social acaba sendo uma motivação para as pessoas acessarem a internet. Eles querem se comunicar com amigos e parentes. É como se fosse um primeiro passo na internet. Como o Orkut perdeu importância no país, esse papel hoje de alfabetização digital é do Facebook.

@@@

O dado de que o Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook no ano passado é de um levantamento do site SocialBakers. O país passou de 35,2 milhões para 64,9 milhões de usuários ao longo de 2012. Ou seja, hoje um terço dos brasileiros está no Facebook, o que faz com que o país só perca no uso da rede social para os Estados Unidos (167 milhões).

Leiam também:

Você não está no Facebook?

Como excluir o seu perfil do Facebook

Bookmark and Share

Envie seu Comentário