Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Buááá

13 de março de 2013 1

Eu devia nunca mais usar um produto do Google na minha vida. Foi isso que pensei ao ver o anúncio do Google nesta quarta-feira de que matará o Reader, o leitor de feeds RSS de que tanto gosto.

Você usa um serviço por anos, todos os dias de sua vida, várias vezes por dia e, de repente, ele será extinto. Sim, dá uma tristeza danada, então me perdoem pelo post tão emotivo.

Vem daí o meu ímpeto por boicote: por que usar um serviço de uma empresa que faz esse tipo de coisa com a gente? O problema é que eu não posso me dar ao luxo de parar de usar serviços do Google (bah, nem pensar, pois isso significaria ficar sem Gmail, Chrome, Docs, YouTube etc).

@@@

A justificativa oficial para a morte do Reader é de que o seu uso vem caindo e, como se sabe, o Google vem mantendo uma estratégia de cortar gordura para focar nos serviços mais populares. Só que o Reader tem usuários cativos. Aliás, já está rolando até um abaixo-assinado – em keepgooglereader.com - pedindo para o serviço ser mantido.

Há quem considere que serviços de RSS não fazem mais muito sentido em tempos de Twitter e Facebook, já que essas redes sociais viraram a forma como muita gente consome informação online hoje em dia. Mas eu sou conservadora nesse sentido porque considero que as redes sociais têm muito ruído e não dão o mesmo tipo de controle de um leitor de RSS sobre o tipo de conteúdo que se vai consumir.

@@@

O Reader será extinto no dia 1º de julho, o que significa que há tempo para encontrar um substituo. Há várias opções que passarei a considerar com mais carinho a partir de agora, como o Feedly, o The Old Google Reader, o NetVibes, o NewsBlur e o Pulse.me.

E aí, vocês também vão sentir falta do Google Reader?

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Miroel diz: 14 de março de 2013

    Triste ver o produto google que mais uso ter um fim.

    Eu sempre procuro ter uma alternativa para não ficar preso aos produtos google, ou a qualquer outra empresa.

    A alguns meses tentei achar alguma alternativa ao reader e a busca foi infrutifera.

    Espero que as alternativas tenham melhorado e agora com o fim do reader melhorem mais ainda.

Envie seu Comentário