Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Uma seleção de comerciais tirando sarro da concorrência

08 de julho de 2013 0

Ok, confesso que eu pensava já ter visto de tudo na guerra de marketing dos smartphones, mas aí me deparo com um comercial como este aí do Galaxy S4 na Islândia (vi lá no Mashable). A peça inclui maçãs (a fruta), ninjas e até uma cabra. Vejam só que bizarro:

Os fanboys da Apple costumam ser o alvo preferido de chocata – recentemente foram até retratados como zumbis pela Nokia.

Alfinetar a concorrência parece mesmo a regra de marketing de alguns gigantes da tecnologia. Escrevi sobre o assunto há algumas semanas na minha coluna na ZH impressa. Reproduzo o texto a seguir:

Mac versus PC. Google Docs versus Microsoft Office. iPhone versus Galaxy. Em meio à rivalidade que toma conta do setor de tecnologia, o importante é não perder o senso de humor. Para promover softwares e gadgets, algumas campanhas de marketing memoráveis têm apostado exatamente nisso: um pouquinho de diversão às custas dos rivais.

Smartphones

Na guerra dos smartphones, as atenções geralmente são divididas entre as linhas iPhone, da Apple, e Galaxy, da Samsung. Uma divertida propaganda do Nokia Lumia 920 com Windows Phone tira sarro dessa dicotomia ao mostrar fãs da Apple e da Samsung brigando em um casamento.

A marca que tem feito mais sucesso recentemente com campanhas debochando da concorrência é a Samsung. Nas peças chamadas “The next big thing is already here” (“A próxima grande coisa já está aqui”), o alvo são os fãs da Apple que passam horas na fila para ser um dos primeiros a comprar um novo iPhone. A ideia é chamar a atenção para recursos do Galaxy ainda inexistentes em aparelhos da Apple, como a tecnologia NFC, que permite transferir informações entre dispositivos apenas tocando um no outro. O comercial que zomba da espera pelo iPhone 5, por exemplo, tem mais de 17 milhões de visualizações no YouTube:

Para todos os lados

A Microsoft é a companhia de tecnologia que mais têm atacado rivais em campanhas de marketing. Em uma recente propaganda dos tablets com Windows no mercado americano, sobrou para a assistente virtual Siri, da Apple, cuja voz é usada para mencionar pontos fracos do iPad. “Falar menos. Fazer mais” é o lema da comercial.

Para promover o Office 365, o vídeo “Google Docs isn’t worth the gamble” (“Google Docs não vale a aposta”) tenta passar a ideia de que é arriscado confiar no Google Docs:

Também é da Microsoft uma paródia do comercial “Chrome: Now Everywhere” (“Chrome: Agora em toda a parte”), em que o Google ressalta que o seu navegador está presente em laptops, celulares e tablets (assista em http://youtu.be/bEFNh4qEJTA). Na versão da Microsoft, isso significa mais meios para o Google rastrear você:

Mac versus PC

Não dá para esquecer que a rivalidade Mac vs PC é o destaque de uma das campanhas de marketing mais famosas do setor de tecnologia, em que antigos comerciais da Apple contrastavam um jovem e descolado Mac e um retrógrado e formal PC. A seguir, uma compilação desses comerciais:

Bookmark and Share

Envie seu Comentário