Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Meu balanço de 2013: um ano marcado por #fail

23 de dezembro de 2013 0

Dos nove anos em que escrevo sobre tecnologia, nunca estive tão desanimada ao fazer um balanço do ano como agora em 2013. Não consigo me convencer de que este foi um bom ano para o setor. Selecionei minhas más lembranças:

* Que palavra melhor define o preço do PlayStation 4 (foto) no Brasil? Dizer que é “caro” pagar R$ 3.999 por um produto que sai por US$ 399 no mercado americano não basta. Termos como “revoltante”, “absurdo” e “palhaçada” parecem mais apropriadas.

play4Crédito da foto: Kevork Djansezian, AFP

* Este foi um ano de perdas. Ainda não me conformei com a aposentadoria do leitor de RSS Google Reader. Outro ícone da internet que deu adeus em 2013 foi o Windows Live Messenger, popularmente chamado de MSN. Teve ainda a aposentadoria da marca Hotmail, com o Outlook.com assumindo o posto de webmail da Microsoft. A morte anunciada do Winamp também marca o fim de uma era na internet.

* Muito se falou do Glass em 2013. Sem dúvida, os óculos inteligentes do Google são o produto mais quente da atualidade no setor de tech. O problema: ainda está em fase de venda restrita a clientes selecionados pelo Google, o que significa um ano de angústia para muitos geeks que não veem a hora de ter o seu.

* O Windows 8.1, lançado em outubro, é a tentativa da Microsoft de salvar a nova geração do seu sistema operacional de um fracasso. A plataforma, que mistura ambiente tablet e desktop, está longe de ser uma unanimidade.

* A Apple seguiu mostrando a falta que Steve Jobs faz. Só não dá para dizer que seus lançamentos em 2013 foram totalmente burocráticos por causa do 5C, um iPhone de baixo custo (que, no Brasil, de popular não tem nada). Embora o leitor de impressões digitais do iPhone 5S seja um avanço, não foi em 2013 que a Apple revolucionou o mercado mais uma vez. A expectativa pelo lançamento de um iWatch não se confirmou. Mas se tratando de relógio inteligente, vale lembrar que a Samsung até já está vendendo o Galaxy Gear (foto), mas, para esta blogueira, o acessório é digno do prêmio de “gadget mais sem graça do ano”.

gearCrédito da foto: Samsung, divulgação

* Privacidade, o que é mesmo isso? O app Lulu causou polêmica em 2013 pela exposição da intimidade de homens a partir de avaliações de mulheres. Mas o grande assunto ficou por conta das revelações de Edward Snowden de que o governo americano espiona pessoas e países na internet.

* Também reinou em 2013 – de forma cada vez mais agravante – a “cultura do eu”. Este foi o ano do selfie, chegando ao cúmulo do presidente Barack Obama posar para um autorretrato no funeral de Nelson Mandela.

Exagerei no pessimismo? Pitacos?

>>> Leia também: o app que mudou minha vida em 2013

Bookmark and Share

Envie seu Comentário