Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O que vem por aí em 2014? A era pós-Facebook toma forma

01 de janeiro de 2014 0

Ao projetar tendências de tecnologia, uma das minhas maiores angústias era a falta de resposta sobre o que exatamente tomaria do Facebook o posto de queridinho da vez. Mas a era pós-Facebook está começando a se delinear, e 2014 – ano em que a rede social criada por Mark Zuckerberg completa uma década – será chave para isso.

A pretensão do Facebook de engolir a internet – ser o centro de nossas vidas digitais – é o que está por trás do seu declínio. Para adolescentes, não tem apelo porque os pais estão lá. Pense no Facebook como serviços de e-mail: ninguém usa e-mail porque é algo descolado, mas sim porque é algo que não dá para evitar.

fotos

Então o que é legal hoje na internet? Uma pista vem daquele ditado: “menos é mais”.

A bola da vez é fragmentação: Instagram, Vine, Snapchat e WhatsApp são alguns exemplos. Cada um serve um certo comportamento social. Isoladamente, esses apps podem não bater o Facebook em relevância. Mas juntos eles mostram que a rede social mais importante de 2014 será mesmo o seu telefone.

A visão é confirmada pelo analista Benedict Evans (leia aqui, em inglês) ao sugerir que a popularidade de todos esses apps vem do fato de que o celular remove certas barreiras do Facebook em ambiente desktop. Você nem precisa visitar esses vários aplicativos para saber se há novidades neles graças a notificações automáticas, e suas fotos e contatos estão disponíveis para todos esses apps.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário