Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fisl15: principal evento de tecnologia do Estado se reinventou ao longo dos anos

06 de maio de 2014 0

Porto Alegre é mais uma vez a capital do software livre. Começa nesta quarta-feira o Fórum Internacional Software Livre (Fisl), que segue até domingo  sábado no Centro de Eventos da PUCRS.

porto Alegre, Brasil - 03/07/2013 - Fisl14 - O Moodle no apoio ao ensino presencial de um curso superior de tecnologi - Luis Lopes e Leonardo S. Moraes - Foto: Guilherme Dias/indicefotoAí na foto, os dois mascotes mais famosos do movimento de software livre: o pinguim Tux e o gnu. Crédito da foto: Tárlis Schneider/Indicefoto, divulgação

Em sua 15ª edição, o Fisl é muito mais do que um ponto de encontro de desenvolvedores de software livre.

Ao longo dos anos, o fórum foi se reinventando e incorporando novas discussões. Isso ocorreu principalmente a partir da décima edição, afirma Ricardo Fritsch, coordenador da Associação Software Livre, que organiza o Fisl.

Cada vez mais, o Fisl é um evento de cultura digital. O fórum foi, por exemplo, arena importante para o debate sobre o Marco Civil da internet. Neste ano, a luta contra espionagem online será um dos destaques. Temas como o uso de tecnologia para auxiliar professores em sala de aula também têm ganho mais espaço no evento.

A reinvenção do fórum reflete também a evolução do próprio movimento de software livre. No primeiro Fisl que acompanhei de perto para a ZH, em 2006, o coordenador-geral do evento era Marlon Dutra, que hoje trabalha como engenheiro de produção do Facebook nos Estados Unidos e será um dos palestrantes desta edição.

- No início da década passada, quando o movimento do software livre começou a ganhar força no mundo, o nosso sonho era conquistar o desktop dos usuários, mesmo sabendo que no campo de servidores o software livre já tinha forte presença. Mas isso nunca aconteceu – afirma Dutra.

Dados da consultoria NetApplications apontam que a participação de mercado do sistema operacional Linux em ambiente desktop é de menos de 2%. O sucesso veio, portanto, em outras frentes. Software livre se popularizou em smartphones e tablets (o Android, plataforma móvel mais usada no mundo, é baseado no núcleo do Linux), sistemas embarcados (como em TVs e carros), portais de internet e serviços de armazenamento de dados na nuvem. Para Dutra, isso deixa uma lição:

- É muito difícil substituir algo que esteja bem estabelecido oferecendo a mesma coisa. As grandes oportunidades vêm com novos mercados, novas plataformas – afirma.

O EVENTO

O quê: 15º Fórum Internacional Software Livre (Fisl15)

Quando: De quarta-feira a domingo

Onde: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre

Como participar: Embora para assistir às palestras seja preciso estar inscrito no evento, há várias atividades que são gratuitas. Mais informações em softwarelivre.org/fisl15 

>>> Confiram também: Fisl15: Facebook promoverá happy hour de recrutamento em Porto Alegre

Bookmark and Share

Envie seu Comentário