Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Good-bye!

24 de agosto de 2015 10

Como vocês já podem ter notado pelos escassos posts, não tenho conseguido me dedicar muito ao blog. Então este é um good-bye! Também é o fim da minha coluna na Zero Hora impressa.
Continuarei pensando sobre tecnologia e cultura digital, mas como parte dos meus estudos de doutorado na mesma universidade aqui no Canadá em que passou um dia Marshall McLuhan, o profeta da internet. Se quiserem falar comigo, sou a @vanessanunes, embora eu ache o Twitter algo tão 2009.
Fica aqui todo o meu carinho à ZH pelos dez anos em que estive envolvida com o jornal de uma forma ou de outra. A todos que acompanham este blog, muitos desde 2007, fica o meu muuuuito obrigada! :)

Bookmark and Share

A capital do JavaScript

19 de agosto de 2015 0

É como se Porto Alegre fosse a capital do JavaScript. Pela quinta vez, a cidade abriga a conferência BrazilJS, dedicada a esta linguagem de programação que está completando 20 anos em 2015.

O evento será na sexta-feira e no sábado no BarraShopping Sul. Estará presente o americano Brendan Eich, o criador do JavaScript e um dos fundadores da Mozilla, organização da qual é ex-CEO. Ao todo, serão mais de 20 palestrantes nacionais e internacionais para um público de mais de 1,4 mil pessoas entre estudantes, desenvolvedores e empreendedores.

Mesmo que você nunca tenha criado um software ou um site na vida, o JavaScript faz parte da sua vida online.

O blog conversou com Felipe Moura, um dos organizadores do evento:

O que esta linguagem de programação faz pela internet?

O JavaScript dá vida às páginas, as tornando interativas e até mesmo capazes de aprender com o nosso uso.

Qual foi a maior conquista desses 20 anos de JavaScript?

O JavaScript está presente nos mais variados dispositivos e plataformas. Além disso, é de fácil aprendizado, fazendo com que mesmo programadores de outras linguagens consigam desenvolver com ela sem maiores dificuldades.

E daqui para frente? Como o WebAssembly, uma iniciativa para deixar o carregamento de páginas mais rápido, afetará o JavaScript?

Novos browsers e dispositivos estão lidando cada vez melhor com JavaScript. O maior obstáculo ainda era a performance, e é neste ponto que entra o foco do WebAssembly, que fará com que páginas e aplicativos online funcionem com a mesma fluidez e velocidade que apps nativos. Além disso, existe um forte interesse de empresas de games para que seus jogos rodem em múltiplas plataformas com um custo menor de desenvolvimento.

 

Bookmark and Share

Agora é Alphabet. E você com isso?

13 de agosto de 2015 0

alphabet2

Meus pitacos na coluna desta semana na ZH impressa:

Lá nos idos de 2008, gravei um vídeo na então sede da Google em São Paulo sobre como chamar a empresa: o Google ou a Google. “O” para o buscador, e “a” para a empresa, explicava um diretor da companhia. Foi essa história de “o” ou “a” que me veio à cabeça com a restruturação anunciada nesta semana pela companhia. O que antes você conhecia como a Google agora se chama Alphabet (alfabeto, em português). Parece confuso, mas nada muda na prática para o usuário.

Em um post no blog oficial da companhia, o CEO Larry Page justifica o novo nome dizendo que alfabeto é um conjunto de letras que representam uma linguagem, o que é uma das maiores inovações da humanidade. É exatamente isso que o Alphabet quer ser: um conjunto de empresas independentes com um pé no mercado de inovação. Liderada pelo indiano Sundar Pichai, a Google será apenas uma dessas empresas, só que mais enxuta, sem tantas distrações e projetos mirabolantes. O que mais importa para você – como buscas, mapas, Gmail, Android, Chrome e YouTube – seguem produtos da Google, que, por sua vez, é uma subsidiária do Alphabet.

Chefiado por Page, o Alphabet incluirá as subsidiárias que respondem por produtos como lentes de contato para detectar diabetes, drones, fibra óptica, termostatos inteligentes, carros que se dirigem sozinhos e fundos de investimento em startups.

No mercado de internet, onde sites e apps vêm e vão na velocidade dos cliques, o segredo é seguir se reinventando sempre. Ou para usar as palavras de Page, “você precisa ser um pouco inquieto para seguir relevante”. Nesse caso, ser inquieto é focar no que sabe fazer de melhor. Parece uma boa estratégia para quem busca ainda mais relevância.

E falando em Google, a rede social do gigante da internet tinha sido o tema da minha coluna da semana passada. Aí está:

Chega a ser irônico que o todo-poderoso da internet Google não emplaca quando o assunto é rede social. É verdade que o Orkut foi um dia o site mais importante da internet brasileira, mas já está morto e enterrado. Lançado em 2011, o Google+ está longe ser uma ameaça ao Facebook, e com as novidades anunciadas pelo Google para a plataforma, as dúvidas sobre o seu futuro são inevitáveis.

Aliás, a impressão é de que nem o Google sabe direito o que fazer com o Plus, já que a estratégia da companhia para o site virou uma novela de idas e vindas. No passado, tentou nos empurrá-lo goela abaixo, forçando o link da rede a outros dos seus serviços, como o YouTube.

Agora, uma nova direção. Em um post em seu blog oficial, a companhia anunciou que pretender deixar o Google+ mais focado, perdendo alguns de seus recursos.

A mudança mais significativa é que você não precisará mais ter um perfil no Google+ para usar outros serviços do Google. Começando pelo YouTube, bastará o Google Account para criar um canal ou comentar no portal de vídeos. Os comentários deixados no YouTube não aparecerão mais no Google+ e vice-versa. A companhia oferecerá ainda a opção de remover o perfil do Google+ da sua página no YouTube. Isso tudo significa que o Google+ caminha para ser algo independente. Só vai usá-lo quem realmente quiser. Resta saber se não é o primeiro passo para que a rede social ganhe o mesmo destino do Orkut.

Ainda sobre a companhia

Duas funcionárias do Google lançaram uma série no YouTube para mostrar os bastidores do trabalho na empresa. Para quem se vira em inglês, vale assistir em tinyurl.com/GoogleNat-Lo.

Bookmark and Share

Empolgue-se com o novo Windows

28 de julho de 2015 1

windows10

Se você é usuário do sistema operacional da Microsoft e está se perguntando se vale a pena fazer o quanto antes a atualização para o Windows 10, que será lançado nesta quarta-feira, a resposta é um sonoro “simmm”.

É verdade que, na última década, migrar para uma nova geração do Windows nem sempre foi uma experiência tranquila. A transição do XP para o Vista, e depois do Windows 7 para o 8, trouxe mudanças tão significativas que foi quase necessário reaprender a usar o sistema operacional. Desta vez, nada muito arrojado, nada muito traumático.

Ao rodar a versão prévia do Windows 10, minha impressão foi de alívio. Parte pela volta do Menu Iniciar. Não se trata de saudosismo e tal, mas sim pelo ganho de usabilidade.

Também é motivo de empolgação a estreia do navegador Edge, tanto pelo browser em si quanto pelo que representa: bye-bye, Internet Explorer, já vai tarde. Lembram que, no passado, a Microsoft chegou até a lançar uma campanha para o IE chamada “o browser que todo mundo ama odiar”? Pois é. Mas se engana quem pensa que a Microsoft está apenas se livrando do estigma do IE. O Edge tem seus próprios méritos em termos de performance e design.

Só vai ser preciso esperar um pouco mais – até o final do ano, promete a Microsoft – para experimentar a assistente pessoal Cortana em português no PC. Se você usa o Google Now ou a Siri, dá para ter uma ideia de quão legal será. Aliás, meu lado applemaníaca fica até morrendo de vontade de ter logo a Siri no Mac.

A estreia de um novo Windows é sempre um divisor de águas na indústria. Muita gente espera por esse momento para trocar de PC. Fala-se até que esta será “a última versão” Windows. Não é o fim do sistema operacional da Microsoft, mas sim do sistema de atualização com versões como conhecemos hoje. A ideia é que o Windows se torne um serviço com atualizações mais regulares.

Saiba mais

A atualização é gratuita para quem tem o Windows 7 e o 8.1. Clique no pequeno ícone do Windows à direita da barra de tarefas. A partir de lá você pode acessar a atualização gratuita pelo aplicativo Get Windows 10. Como mostra a imagem, você receberá um aviso para baixar a nova versão:

win10

Mais informações em www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-upgrade

Para ver se o seu PC é compatível, visite www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-specifications

Bookmark and Share

Safe selfie

24 de julho de 2015 0

Achei bem interessante estas imagens aí:

selfie

selfie2

São de uma campanha do Ministério do Interior da Rússia para prevenir acidentes de quem está tirando selfies em situações de alto risco. Vale o alerta da iniciativa de que uma boa selfie pode lhe custar a vida.

Para conferir as outras imagens da campanha, visite aqui.

Bookmark and Share

Rumo ao Vale do Silício

23 de julho de 2015 0

Com quatro meses de vida, a startup porto-alegrense Makadu já mira o Vale do Silício. A viagem é parte da premiação pelo primeiro lugar na turma inicial do Programa Startup RS, promovido pelo Sebrae gaúcho.

Foto 1Na foto, os fundadores da Makadu, Lucas Kunzler (esq.) e Eros Carrasco (dir.) no Fisl16, evento que usou o aplicativo da Makadu. 
Crédito da foto: Vinicius Roratto Carvalho, divulgação

Lucas Kunzler, sócio da empresa, conversou com o blogdaVanessa:

makaduO que é a Makadu?

É um aplicativo para melhorar a interatividade dentro de eventos e a experiência dos participantes. Focamos em eventos que buscam disseminação de conhecimento, como congressos e simpósios científicos e de atualização. Nosso app permite o acesso à programação atualizada, o envio de perguntas ao palestrante, o download do material de palestras e avaliá-las.

Como tem sido a recepção?

Excelente, acima das nossas expectativas. A gente negocia com a organizadora do evento e oferece o serviço para eles. O participante baixa o app gratuitamente para iPhone e Android (disponível em www.makadu.net). Foi assim no Fórum Internacional Software Livre, o Fisl, um evento enorme, que nos deu uma baita visibilidade, nos puxando para essa comunidade de TI. Mas o nosso foco também tem sido eventos médicos. Esse é um público que nos aceitou muito bem desde o começo.

Daqui para a frente?

Temos seis eventos fechados até agora, mas a previsão é de fechar o ano com 20 a 30 eventos. Em outubro, a gente vai participar desta missão do Sebrae ao Vale do Silício. Espero aprender com o pessoal de lá e ver como a gente pode aplicar aqui. Também vamos buscar uma internacionalização do nosso produto.

>>> Confiram também: Dica de app para ficar de olho em eventos de tecnologia

Bookmark and Share

Da coluna Tecnologia na Cabeça

23 de julho de 2015 0

facebookNotinhas publicadas na minha coluna da semana passada na ZH impressa:

Mais controle na timeline

Se para você o algoritmo do Facebook que controla o conteúdo exibido na linha do tempo deixa a desejar, uma boa notícia: os usuários já podem moldar melhor o que se vê por lá. 

Dá para selecionar os contatos e as páginas que você deseja ver primeiro ao abrir a rede social. Para isso, vá em Preferências do Feed de Notícias. Lá, dá para acessar a lista de pessoas, páginas e grupos que você mais viu na última semana, ficando fácil parar de seguir alguém, ou colocá-lo no topo de sua timeline. A ferramenta também facilita a visualização da lista de quem você deixou de seguir no passado.

Mapa musical

O Spotify agora mostra os gostos musicais de seus usuários de acordo com a região do mundo. O Musical Map pode ser conferido em tinyurl.com/mapaSpotify

Mais recursos

A versão para navegadores do WhatsApp (web.whatsapp.com) ganhou mais recursos, como a possibilidade de editar sua foto de perfil, deletar chats e abandonar grupos. Vale lembrar que o WhatsApp Web, que espelha o app no navegador, ainda não tem versão final para iOS.

Bookmark and Share

Grudados no telefone

23 de julho de 2015 0

A Flurry Insights divulgou uma pesquisa chamando a atenção para o salto de 160% no número de viciados em smartphones em um ano, chegando a 280 milhões de pessoas em 2015. Você é um deles? Apps sociais e de mensagens são os preferidos da turminha que não larga o telefone. Viciados em smartphone usam esses apps 6,56 vezes mais do que a média.

Bookmark and Share

Como acompanhar o Fisl de graça

07 de julho de 2015 0

fislCrédito da foto: Associação Software Livre

Começa nesta quarta-feira, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o Fisl.

Daqui do Canadá, onde moro, não posso perder um evento que tanto gosto. Então, o jeito é ligar na TV Software Livre, que transmite ao vivo o streaming das palestras das principais salas do evento. Para conferir, vá lá no site do evento, em softwarelivre.org/fisl16.

A programação completa está em softwarelivre.org/fisl16/conteudos/programacao. Também dá para acessar a programação pelo aplicativo Makadu (disponível via Google Play, Apple Store ou www.makadu.net/makadu.apk). Pelo app, dá para avaliar as palestras e enviar perguntas. E aqui tem uma lista de 12 destaques no evento.

Vale lembrar que o acesso à feira de exposições do Fisl é GRATUITO. A área funciona das 9h às 20h. Há diversas atividades lá, inclusive distribuição de brindes. O evento termina no sábado.

Com o crachá do evento (ou seja, se você pagou pelo ingresso), dá para acessar não apenas salas de palestras do Fisl lá no Centro de Eventos da PUCRS, mas também visitar o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Legal, né?

Bookmark and Share

Este filme promete...

06 de julho de 2015 0

jobs

O filme da Sony sobre Steve Jobs será lançado só em 9 de outubro. Este trailer aí me deixou empolgada:

O filme tem roteiro de Aaron Sorkin (de A Rede Social) e direção de Danny Boyle (de Trainspotting e Quem Quer Ser Um Milionário?). No elenco, Michael Fassbender como Steve Jobs, Seth Rogen como Steve Wozniak, Kate Winslet como Joanna Hoffman (ex-executiva da Apple) e Jeff Daniels (ex-CEO da Apple).

O que acharam do trailer?

Leiam também:

>>> Meu review do filme Jobs

>>> Meu review do filme sobre o Google

>>> Dica de site: Moviegram

Bookmark and Share

Créditos para quem tem Android

05 de julho de 2015 5

googleopinion1Quer dar sua opinião para o Google e ainda ganhar um com isso? Está disponível para usuários brasileiros do Android o Google Opinion Rewards, que dá créditos no Google Play para quem responder pesquisas de opinião pelo app.

Dá para baixar aqui.

Leia também:

>>> Outras dicas de app

>>> Mais sobre Android

Bookmark and Share

Bem-vindo a 2087

05 de julho de 2015 0

No mundo supertecnológico de 2087, é preciso combater o vírus da apatia. Como? Em uma saga por conhecimento.

Essa é a proposta do jogo Logus, que segue a tendência de gamificação do ensino. Está disponível para alunos e professores de escolas públicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em www.logusasaga.com.br.
logus

Bookmark and Share

Tumblr TV

03 de julho de 2015 0

Esta é para deixar você tonto de tantos de GIFs: Tumblr TV (www.tumblr.com/tv). A novidade exibe em tela cheia uma sequência de GIFs postados no Tumblr.

tumblrTV

Bookmark and Share

Nas profundezas da web

02 de julho de 2015 0

O termo “deep web” (internet profunda, em inglês) está ficando cada vez mais popular. Está sempre na boca de personagens de séries como CSI: Cyber. Afinal, trata-se da parte da internet que não é indexada via buscadores como o Google e é inacessível via navegadores comuns. É lá que crimes virtuais se proliferam. A empresa de segurança Trend Micro divulgou um relatório (disponível aqui, em inglês) sugerindo que a compra de drogas ilícitas é mesmo o principal motivo pelo qual usuários acessam mercados virtuais da “deep web”. Por curiosidade: o conteúdo em português responde por 1,91% da “deep web”, de acordo com a Trend Micro.

Bookmark and Share

Com projetor embutido

04 de junho de 2015 0

lenovo

Em sua conferência Tech World, a chinesa Lenovo mostrou o Smart Cast, um telefone que vem com um projetor a laser embutido. A ideia é tanto projetar vídeos na parede quanto transformar a sua mesa em teclado virtual. O produto é um conceito, então não há, por enquanto, previsão de lançamento.

E vale lembrar que esse não é o primeiro produto do tipo:

>>> O smart da Samsung com projetor embutido

>>> Um carro com projetor embutido

Bookmark and Share

Novidades do Google

03 de junho de 2015 0

* Texto publicado na minha coluna desta semana na ZH impressa 

Na conferência de desenvolvedores do Google, no final do mês, a companhia mostrou novidades para todos os gostos. Android M é como está sendo chamada, por enquanto, a nova versão do Android. Destaque para o Android Pay, um sistema de pagamentos móveis para rivalizar com o Apple Pay de iPhones. O Projeto Brillo é o sistema operacional do Google para a Internet das Coisas. A companhia também mostrou uma prévia do Jump, um equipamento com módulos para 16 câmeras em um círculo, permitindo captar vídeos em 360 graus (imagem abaixo). E sabia que o Google tem um projeto para transformar roupas e outros tecidos em interfaces sensíveis ao toque? Trata-se do Jacquard.

googlejump1

Um dos anúncios mais badalados foi o novo Google Photos, que chama a atenção por oferecer armazenamento ilimitado de fotos com até 16 megapixels e vídeos até 1080p.

googlephotos

Android em números

4 mil aparelhos produzidos por mais de 400 fabricantes

7 diferentes relógios Android Wear

35 modelos de carro vão oferecer Android Auto até o final do ano

Central única

O Google lançou nesta semana o Minha Conta (imagem abaixo), uma página que reúne em um único lugar os controles de privacidade de todos os produtos da marca. Lá também dá para conferir tudo que o Google sabe sobre você, de suas buscas a vídeos assistidos no YouTube.

O endereço é myaccount.google.com.

account

Bookmark and Share

Windows 10

03 de junho de 2015 0

windows10

O Windows 10 chega no dia 29 de julho. A atualização será gratuita para quem tem o Windows 7 SP1 e o Windows 8.1. A Microsoft disponibilizou este vídeo aí, com os destaques da nova geração do sistema operacional mais popular do planeta.

Bookmark and Share

As cidades mais nerds do Brasil

26 de maio de 2015 0

Ontem foi o Dia do Orgulho Nerd, e a Amazon compilou esta lista aí com base na compra de livros e quadrinhos associados com a cultura nerd.

mais1

mais nerdsCrédito das imagens: Amazon Brasil, reprodução

Bookmark and Share

Nas ruas

20 de maio de 2015 0

google

Este aí é o carro do Google que se dirige sozinho. Diz o Google que o veículo está pronto para ser testado nas ruas de Mountain View, na Califórnia, o que ocorrerá a partir do segundo semestre.

Bookmark and Share

O trailer

19 de maio de 2015 0

jobs film2

Aí está o primeiro trailer do novo filme sobre Steve Jobs. Será que Michael Fassbender emplaca como o cofundador da Apple?

Dirigido por Danny Boyle, o longa tem roteiro assinado por Aaron Sorkin, o mesmo roteirista de A Rede Social, filme sobre a criação do Facebook. No elenco estão ainda Seth Rogen (no papel de Steve Wozniak), Kate Winslet e Jeff Daniels.

O filme chega aos cinemas americanos em outubro, e a expectativa é que seja melhor do que a versão estrelada por Ashton Kutcher, lançada em 2013.

>>> Meu review do filme Jobs

Bookmark and Share