Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Mano Menezes: da várzea para a Seleção

25 de julho de 2010 5

Mano (centro) com muito mais cabelo nos tempos de Guarani. Crédito: Arivaldo Chaves

Quem diria. Aquele zagueiro sem muitos recursos que em 1988 marcou o gol do título do Estadual Amador é o novo técnico da seleção mais vitoriosa do mundo. Ele é Mano Menezes. Gaúcho de Passo do Sobrado, que desde muito jovem esteve ligado ao futebol.

Apesar do gosto pela bola, a sua intimidade com ela só lhe permitiu atuar nos gramados ralos dos campos de várzea do interior do Estado. O primeiro time foi o Esporte Clube Rosário, de Passo de Sobrado.

_ A várzea era o profissional do Interior. O caminho natural _ conta Mano.

Em seguida, vieram o Fluminense de Mato Leitão, Juventude de Linha Seival e Juventude de Vila Arlindo _ todas equipes da região de Venâncio Aires. Com o Flu, o zagueiro e capitão ganhou três vezes o Municipal de Venâncio.

Mas a passagem mais marcante de Mano pelo futebol amador foi vestindo a camisa rubro-negra do Guarani de Venâncio Aires, time que no fina da década de 1980 ainda não tinha se profissionalizado. Em 1988, Mano conquistou o Estadual Amador _ o maior campeonato da várzea gaúcha. Com direito a gol do título, na decisão por pênaltis: 5 a 3 contra o Sapiranga.

_ Foi a minha maior conquista como jogador _ admite.

A relação construída com o Guarani foi tão forte que Mano recebeu do clube a sua primeira oportunidade como treinador. Depois disso, a história é conhecida. Vieram os trabalhos no XV de Novembro, Caxias, Grêmio, Corinthians até o ápice com a Seleção. Agora, o herói do Guarani em 1988 pode se tornar ídolo de todo um país ao conduzir a Seleção na Copa de 2014.

Comentários (5)

  • Heloísa Pires diz: 25 de julho de 2010

    COM ESSA HISTÓRIA PELA METADE, VOCÊS VÃO FAZER O MANO CHAMAR A ATENÇÃO DE VOCÊS!!!…EU JÁ VÍ ISSO ACONTECER NO PROGRAMA “BEM AMIGOS”, ALGUM TEMPO ATRÁS, QUANDO O MANO FÊZ QUESTÃO DE RELEMBRAR, AOS MENOS INFORMADOS, A SUA PASSAGEM PELA BASE DO INTERNACIONAL, NA QUAL, MUITO ORGULHOSO EM CITAR, ELE REVELOU O CRAQUE NILMAR!…É QUE O PESSOAL ESTÃO DANDO ESSE CRÉDITO AO MUURICY E NÃO FOI ASSIM!…AO QUE ME PARECE, NA BASE, O MANO AINDA TRABALHOU COM O LÚCIO E O SÓBIS. É EVIDENTE QUE ESSES FATOS O DEIXAM AINDA MAIS CONFIÁVEL!…POR ISSO, TORNAM-SE IMPORTANTES!…

  • Heloísa Pires diz: 25 de julho de 2010

    Não confundam o problema pessoal do Mano Menezes com o Fernando Carvalho (que o demitiu da base do Inter para contratar o Lisca), com a histórica passagem dele pela base do Internacional. O Mano até falou que enquanto o FC estivesse no Inter jamais iria treinar o colorado. O Mano sempre foi colorado. A família dele toda é colorada. Até mesmo a Zero Hora dominical não me deixa mentir. Alí, na matéria dedicada a ele, tem um amigo de infância que revela isso. Com o tempo, trabalhando nele, o Mano aprendeu a gostar do Grêmio e lhe é muito agradecido por tê-lo colocado na vitrina e o catapultado ao estrelato!…Agora, fora de qualquer clube e dotado de neutralidade, vamos ver como vai se comportar diante da perspectiva de ser livre e poder voltar às suas incondicionais raízes.

  • Luiz Carlos diz: 25 de julho de 2010

    Acessem primeiro ao You Tube e assistam os vídeos: “Esgoto da Morte” e “Esgoto da Morte II” e respondam: Será que o Brasil tem condições de sediar a Copa do Mundo de 2014?
    Pelo que eu vi acho que não!

  • Junior diz: 25 de julho de 2010

    É ISSO AÍ !
    VERDADE SEJA DITA : A SUA PASSAGEM PELA BASE DO INTERNACIONAL, NA QUAL, MUITO ORGULHOSO EM CITAR, ELE REVELOU O CRAQUE NILMAR, NA BASE, O MANO AINDA TRABALHOU COM O LÚCIO E O SÓBIS. O PROBLEMA É QUE O FC O DEMITIU POR MOTIVOS PESSOAIS/PROFISSIONAIS, MAS O FC NÃO = INTERNACIONAL, ESTÁ APENAS DE PASSAGEM COMO DIRIGENTE !

  • Vilalba diz: 25 de julho de 2010

    O Mano teve foi muita sorte , pois se continuasse no Inter seria bem improvável o seu aproveitamento e reconhecimento como técnico, para ele profissionalmente foi melhor estagiar por times menores e mostrar as suas qualidades !

Envie seu Comentário