Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

HD World Junior Championship deve começar nesta terça-feira em Floripa

28 de outubro de 2013 0

Segunda-feira de céu azul na Ilha de Santa Catarina, mas ainda com vento sul forte agindo negativamente na formação das ondas que já amanheceram maiores do que no fim de semana na Praia da Joaquina. A expectativa agora é de que o HD World Junior Championship apresentado pela Devassa seja iniciado nesta terça-feira e a chamada das 7h30 desta vez é para as duas categorias, masculina e feminina. Nos dois primeiros dias, só as meninas tinham obrigação de ficarem prontas para competir, mas os homens também precisarão estar presentes, pois a comissão técnica pode decidir pelo início do masculino conforme as condições do mar na Praia da Joaquina.

“As previsões estão se confirmando e hoje (segunda-feira) entramos no segundo dia de vento sul. Ele está um pouco mais fraco do que ontem (domingo), mas ainda deformando bastante o mar”, analisou Luli Pereira, head judge (chefe dos juízes) da ASP no HD World Junior Championship. “O bom é que o swell (ondulação) já encostou na ilha, as ondas subiram e a previsão é de começarmos o evento nesta terça-feira em boas condições. Agora a chamada é para as duas categorias. Vamos analisar o mar as 7h30 para decidir qual delas vai abrir o campeonato, a masculina ou a feminina”.

Espanhola Leticia Canalles Bilbao da equipe da ASP Europe arriscou um treino na Joaca, mas logo saiu do mar (Foto: Daniel Smorigo / ASP)

Espanhola Leticia Canalles Bilbao da equipe da ASP Europe arriscou um treino na Joaca, mas logo saiu do mar (Foto: Daniel Smorigo / ASP)

Se o HD World Junior Championship for iniciado pela categoria feminina, a primeira bateria a entrar no mar terá a atual campeã sul-americana Pro Junior da ASP South America, Melanie Giunta, do Peru, estreando contra a norte-americana Frankie Harrer e a japonesa Reika Noro. As duas primeiras colocadas de cada bateria das meninas avançam para a terceira fase e a última vai pra repescagem. E se o os homens abrirem o campeonato, o primeiro confronto será entre o português Vasco Ribeiro, o japonês Kan Watanabe e o taitiano Vehiatua Prunier. No masculino, só o vencedor passa direto pra terceira fase, com os dois perdedores tendo uma nova chance de classificação na repescagem.

Alguns surfistas até arriscaram um treino na Praia da Joaquina com vento sul forte, mas logo saíram do mar. Os competidores que vão disputar os títulos mundiais Pro Junior da ASP no Devassa apresenta HD World Junior Championship têm buscado outras praias da ilha mais protegidas do vento sul para treinar. As mais procuradas são as do Matadeiro no sul e a Brava no norte. As grandes atrações do evento e fortes candidatos aos títulos mundiais são duas estrelas da elite mundial do WCT, o brasileiro Gabriel Medina e a sul-africana Bianca Buitendag. Outro concorrente de peso é o paulista Caio Ibelli, campeão mundial Pro Junior de 2011 e único que pode conseguir um segundo título no Brasil.

O HD World Junior Championship 2013 será apresentado pela Devassa e vai distribuir uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Waves.

PRIMEIRA FASE FEMININA DO HD WORLD JUNIOR – 1.a e 2.a=Terceira Fase / 3.a=Repescagem:

1.a: Frankie Harrer (EUA), Reika Noro (JPN), Melanie Giunta (PER)

2.a: Tatiana Weston-Webb (HAV), Chelsea Tuach (EUA), Minato Takahashi (JPN)

3.a: Bianca Buitendag (AFR), Miluska Tello (PER), Lucia Cosoleto (ARG)

4.a: Mahina Maeda (HAV), Carol Fernandes (BRA), Marina Rezende (BRA)

5.a: Joanne Defay (FRA), Ella Williams (NZL), Emma Smith (AFR)

6.a: Stephanie Single (AUS), Leticia Canales Bilbao (ESP), Dax McGill (HAV)

PRIMEIRA FASE MASCULINA DO HD WORLD JUNIOR – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:

1.a: Vasco Ribeiro (PRT), Kan Watanabe (JPN), Vehiatua Prunier (TAH)

2.a: Oney Anwar (IDN), Reo Inaba (JPN), Jake Sylvester (AUS)

3.a: Keanu Asing (HAV), Michael Rodrigues (BRA), Daniel Glenn (AUS)

4.a: Jessé Mendes (BRA), Joshua Moniz (HAV), Samuel Igo (BRA)

5.a: Matt Banting (AUS), Ian Crane (EUA), Caio Ibelli (BRA)

6.a: Carlos Muñoz (CRI), Lucas Silveira (BRA), Mitchel Parkinson (AUS)

7.a: Victor Bernardo (BRA), Takumi Nakamura (JPN), Diran Zakarian (AFR)

8.a: Ramzi Boukhiam (MAR), Kanoa Igarashi (JPN), Tales Araujo (BRA)

9.a: João Paulo Abreu (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Jorgan Couzinet (REU)

10: Gabriel Medina (BRA), Hiroto Arai (JPN), Leonardo Fioravanti (ITA)

11: Dylan Lightfoot (AFR), Cam Richards (EUA), Luan Wood (BRA)

12: Hiroto Ohhara (JPN), Steven Sawyer (AFR), Juninho Urcia (PER)

13: David Van Zyl (AFR), Jake Halstead (EUA), Seth Moniz (HAV)

14: Michael February (AFR), Enrique Ariitu (TAH), Jack Duggan (AUS)

15: Matheus Navarro (BRA), Igor Moraes (BRA), Nomme Mignot (FRA)

16: Arashi Kato (JPN), Tom Cloarec (FRA), Slade Prestwich (AFR)

Fonte : Assessoria de Imprensa ASP South America

Envie seu Comentário