Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Meninas estreiam no HD World Junior Championship na Praia da Joaquina

31 de outubro de 2013 0

As meninas finalmente estrearam no HD World Junior Championship apresentado pela Devassa em Florianópolis. Elas têm chegado cedo na praia para a primeira chamada do dia desde domingo, quando começou o prazo do evento que decide os títulos mundiais da categoria Pro Junior da ASP, mas só competiram depois da repescagem masculina na quarta-feira de ondas difíceis de 3-5 pés na Praia da Joaquina. Os grandes destaques da primeira fase foram a sul-africana Bianca Buitendag e a havaiana Mahina Maeda, que venceram as duas baterias com participação dupla de surfistas da América do Sul. Mas, a brasileira Carol Fernandes e a argentina Lucia Cosoleto se classificaram em segundo lugar para a terceira fase.

“Eu procurei me concentrar e relaxar antes da bateria. Queria tirar o nervosismo do caminho (risos) porque as ondas estão um pouco traiçoeiras”, disse Bianca Buitendag. “O vento ficou maral por um tempo e parece que melhorou um pouco o mar. Estou aqui faz uma semana e todos os dias a gente acorda cedo esperando pelas ondas. Ontem (terça-feira) à tarde estava bom e todas nós queríamos ter entrado na água, mas o dia foi só para os meninos. Hoje foi nossa vez e estou feliz por começar o campeonato com vitória. Eu adoro o Brasil. Me lembra de casa, as pessoas muitas vezes não têm tudo o que precisam, mas mesmo assim são felizes e eu amo esse lugar”.

Sul-africana Bianca Buitendag estreando na Praia da Joaquina (Foto: Daniel Smorigo / ASP)

Sul-africana Bianca Buitendag estreando na Praia da Joaquina (Foto: Daniel Smorigo / ASP)

A sul-africana é a grande favorita ao título mundial no HD World Junior Championship. Ela estreou na elite do WCT nesta temporada e já está classificada para o ano que vem, mas veio para o Brasil para tentar realizar um sonho, que é ser campeã Pro Junior da ASP. Bianca chegou perto nos dois últimos anos, mas acabou perdendo o título. Na Praia da Joaquina, estreou totalizando 14,40 pontos contra a argentina Lucia Cosoleto e a peruana Miluska Tello.

Esta marca só foi superada pela havaiana Mahina Maeda, que no confronto seguinte atingiu 14,83 pontos para derrotar as duas únicas participantes do Brasil na disputa pelo título mundial Pro Junior em Florianópolis. Na briga pela segunda vaga direta para a terceira fase, a carioca Carol Fernandes levou a melhor sobre a catarinense Marina Rezende por 6,40 a 4,74 pontos. Diferente da categoria masculina, as duas primeiras colocadas de cada bateria se classificam para a terceira fase na rodada inicial feminina.

As outras que avançaram direto foram a norte-americana Frankie Harrer e a japonesa Reika Noro, que mandaram a atual campeã sul-americana Pro Junior da ASP, Melanie Giunta, para a repescagem na primeira bateria, as havaianas Tatiana Weston-Webb e Dax McGill, a neozelandesa Ella Williams, a francesa Johanne Defay, a australiana Stephanie Single e Chelsea Tuach, de Barbados. As que ficaram em último lugar nas baterias vão se enfrentar na repescagem para classificar mais quatro surfistas.

Na primeira batalha por duas vagas para a terceira fase, as peruanas Melanie Giunta e Miluska Tello, que decidiriam o título sul-americano Pro Junior da ASP South America em Lobitos, no Peru, enfrentam a japonesa Minato Takahashi. E na outra, a catarinense Marina Rezende pega a sul-africana Emma Smith e a espanhola Leticia Canalles Bilbao.

———————————————————————————-

PRIMEIRA FASE FEMININA DO HD WORLD JUNIOR – 1.a e 2.a=Terceira Fase / 3.a=Repescagem:

1.a: 1-Frankie Harrer (EUA)=13.67, 2-Reika Noro (JPN)=7.94, 3-Melanie Giunta (PER)=6.60

2.a: 1-Tatiana Weston-Webb (HAV)=14.27, 2-Chelsea Tuach (EUA)=13.50, 3-Minato Takahashi (JPN)=2.87

3.a: 1-Bianca Buitendag (AFR)=14.40, 2-Lucia Cosoleto (ARG)=8.87, 3-Miluska Tello (PER)=5.60

4.a: 1-Mahina Maeda (HAV)=14.83, 2-Carol Fernandes (BRA)=6.40, 3-Marina Rezende (BRA)=4.74

5.a: 1-Ella Williams (NZL)=13.50, 2-Johanne Defay (FRA)=12.84, 3-Emma Smith (AFR)=4.03

6.a: 1-Stephanie Single (AUS)=13.14, 2-Dax McGill (HAV)=12.00, 3-Leticia Canales Bilbao (ESP)=9.30

REPESCAGEM DA PRIMEIRA FASE – 1.a e 2.a=Terceira Fase / 3.a=17.o lugar – US$ 750 e 1.750 pontos:

1.a: Melanie Giunta (PER), Minato Takahashi (JPN), Miluska Tello (PER)

2.a: Marina Rezende (BRA), Emma Smith (AFR), Leticia Canales Bilbao (ESP)

 

Envie seu Comentário