O potiguar Jadson André e o paulista Caio Ibelli aumentaram para quatro o número de brasileiros que já passaram para as oitavas de final do Mr. Price Pro Ballito na África do Sul. Jadson se garantiu ao vencer o primeiro confronto da quinta-feira, enquanto Caio derrotou o catarinense Tomas Hermes na repescagem e terá outro duelo verde-amarelo contra Filipe Toledo na segunda oitava de final. Filipe e o capixaba Krystian Kymerson se classificaram na quarta-feira e o paulista David do Carmo pode ser o quinto brasileiro se derrotar o norte-americano Michael Dunphy na bateria que fecha a repescagem do ASP Prime da África do Sul em KwaZulu-Natal.
A quinta-feira foi mais um dia de apenas oito baterias disputadas em Willard´s Beach, as quatro últimas da primeira rodada classificatória para as oitavas de final e as quatro primeiras da repescagem para os perdedores desta fase. O potiguar Jadson André venceu a primeira bateria do dia, que foi fraca de ondas boas. Com apenas 11,26 pontos nas duas notas computadas, ele superou os 10,94 do português Marlon Lipke e os 9,83 do norte-americano Damien Hobgood. Com a passagem para as oitavas de final, Jadson entrou na lista dos dez surfistas que o ASP Qualifying Series classifica para o Samsung Galaxy ASP World Championship Tour.
Além dele, o francês Jeremy Flores também ingressou no G-10 ao vencer o segundo confronto da quinta-feira na África do Sul. Ele e Jadson fazem parte da atual elite dos top-34, mas estão fora do grupo dos 22 primeiros colocados no WCT que são mantidos para o ano que vem, então já buscam garantir suas permanências pelo ranking de acesso do ASP World Tour. Os dois passaram a ocupar as vagas que eram do paulista Alex Ribeiro e do cearense Heitor Alves, que foi barrado pelo português Tiago Pires por uma pequena diferença de 14,50 a 13,16 pontos no primeiro duelo da repescagem.
O segundo foi mais uma bateria 100% brasileira no Mr. Price Pro Ballito deste ano e que também foi encerrada por pouco mais de um ponto de vantagem, com Caio Ibelli superando o catarinense Tomas Hermes por 14,17 a 13,10 pontos. Caio agora terá outro confronto verde-amarelo na segunda oitava de final, contra o mesmo Filipe Toledo que o mandou para a repescagem na quarta-feira. Pelo menos, o Brasil está confirmado nas quartas de final do ASP Prime da África do Sul por quem vencer a bateria. Filipe é o recordista absoluto do campeonato, com a nota 10 e os 19,83 pontos que somou com seus aéreos na terça-feira.
O capixaba Krystian Kymerson também já conhece seu oponente na quarta oitava de final, é o norte-americano Tim Reyes. Mas o potiguar Jadson André ainda aguarda o resultado do confronto entre o português Marlon Lipke e o veterano australiano Tom Whitaker, que vai abrir a sexta-feira em Ballito. A repescagem será encerrada pelo atual campeão brasileiro, David do Carmo, e o norte-americano Michael Dunphy. O vencedor será o adversário do australiano Jack Freestone na briga pela úlima vaga para as quartas de final.
O Mr. Price Pro Ballito está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado pelo www.aspsouthamerica.com
———————————————————————————-
Fonte – Assessoria de Imprensa da ASP South America – jcarvalho@aspworldtour.com
———————————————————————————-
OITAVAS DE FINAL DO ASP PRIME MR. PRICE PRO BALLITO – 9.o lugar com US$ 4.300 e 2.400 pontos:
1.a: Tiago Pires (PRT) x Davey Cathels (AUS)
2.a: Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA)
3.a: Torrey Meister (HAV) x Dillon Perillo (EUA)
4.a: Krystian Kymerson (BRA) x Tim Reyes (EUA)
5.a: Jadson André (BRA) x vencedor da 5.a repescagem
6.a: Jeremy Flores (FRA) x vencedor da 6.a repescagem
7.a: Adrian Buchan (AUS) x vencedor da 7.a repescagem
8.a: Jack Freestone (AUS) x vencedor da 8.a repescagem
REPESCAGEM DO ROUND OF 24 – Vitória=Oitavas de Final / Derrota=17.o lugar com US$ 2.700 e 1.300 pontos:
————-baterias que fecharam a quinta-feira:
1.a: Tiago Pires (PRT) 14.50 x 13.16 Heitor Alves (BRA)
2.a: Caio Ibelli (BRA) 14.17 x 13.10 Tomas Hermes (BRA)
3.a: Dillon Perillo (EUA) 16.00 x 15.00 Matt Banting (AUS)
4.a: Tim Reyes (EUA) 11.43 x 10.56 Frederico Morais (PRT)
————-ficaram para abrir a sexta-feira:
5.a: Marlon Lipke (PRT) x Tom Whitaker (AUS)
6.a: Adam Melling (AUS) x Damien Hobgood (EUA)
7.a: Matt Wilkinson (AUS) x Jonathan Gonzalez (CNY)
8.a: Michael Dunphy (EUA) x David do Carmo (BRA)