Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Exercício comentado - Química

09 de dezembro de 2010 2

O Vestibulog publica exercícios elaborados por professores dos cursinhos Master/Riachuelo todas as tardes. A seguir, o de Química, com resolução comentada pela professora Carla:

1) O monóxido de dinitrogênio, quando inalado em pequenas doses, produz uma espécie de euforia, daí ser chamado de gás hilariante. Ele pode ser obtido por meio da decomposição do nitrato de amônio, conforme equação representada a seguir:

NH4NO3(s)<-> N2O(g) + 2H2O(g) ?H = – 36,03 kJ.mol-1

Com relação a essa reação em equilíbrio, está correto afirmar que:

a) A produção de monóxido de dinitrogênio aumenta com o aumento de temperatura

b) A adição de um catalisador aumenta a formação do gás hilariante

c) O equilíbrio químico é atingido quando as concentrações dos produtos se igualam

d) Um aumento na concentração de água desloca o equilíbrio químico no sentido da reação de formação do monóxido de dinitrogênio

e) Uma diminuição na concentração de monóxido de dinitrogênio desloca o equilíbrio químico no sentido da reação de decomposição do nitrato de amônio

Resposta comentada:

A) Falsa

Sabendo-se que a reação direta, neste caso, é exotérmica, se aumentarmos a temperatura o equílibrio será deslocado no sentido inverso da reação: no sentido da formação do reagente (NH4NO3(s)); da reação endotérmica.

B) Falsa

Só exitem três fatores que deslocam o equilíbrio químico: TEMPERATURA, PRESSÃO E CONCENTRAÇÃO. Catalisadores não deslocam o equilíbrio químico.

C) Falsa

O equilíbrio químico é alcançado quando as velocidades direta e inversa tornam-se iguais.

D) Falsa

Aumentando-se a concentração de água o equilíbrio será deslocado no sentido da formação de NH4NO3(s), portanto no sentido inverso da reação.

E) Verdadeira

Diminuindo-se a concentração do N2O, produto da reação, a velocidade da reação inversa se tornará menor e o equilíbrio será deslocado para a direita.

Comentários (2)

  • Chaline diz: 9 de dezembro de 2010

    Oi. No caso da alternativa verdadeira (letra e), o equilibrio se dirige para o sentido inverso da reação; porém, não entendi por que não seria, diferentemente do que afirma a alternativa, em direção à formação do nitrato de amônio ao invés da decomposição do mesmo? Se reação de decomposição é aquela que um reagente (no caso o nitrato de amônio) se decompõe em outros produtos (o monóxido de nitrogênio e a água), e o sentido deslocar para a decomposição do nitrato, seria o mesmo que se deslocar para o sentido da reação inversa?
    Desde já agradecida.

Envie seu Comentário