Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Exercício comentados - Geografia

29 de dezembro de 2010 0

Sabe tudo de Geografia? Então prove respondendo esse exercício enviado pelo professor Giba, do Master/Riachuelo:

Fonte:www.vermelho.org.br

A análise da charge permite inferir:

(a) Para alguns povos, a revolução técnico-científica trouxe poucos benefícios e aprofundou as diferenças entre as classes sociais.

(b) A incorporação rápida da alta tecnologia e a integração de diferentes culturas em tempo real permitem padrões culturais e hábitos de consumo globalizados.

(c) A agricultura dos países subdesenvolvidos ainda se caracteriza pelas formas mais rudimentares de produção sem implantação de técnicas mais avançadas, causando escassez de alimentos no mundo.

(d) A globalização tende a romper fronteiras de todo tipo, universalizando e democratizando o consumo, alterando costumes e integrando os povos.

(e) Com os avanços tecnológicos, a produção deixa de ser local para ser mundial, o que também ocorre com o consumo, uma vez que os produtos são oferecidos à venda nos mais diversos recantos do planeta.

Resposta: a

Comentário:

Os países não se inserem na economia mundial da mesma maneira. O atraso econômico de muitos países é resultado de um processo histórico, pois a maior parte dos chamados subdesenvolvidos esteve durante muito tempo na condição de colônia, e a exploração de seus recursos naturais e humanos impediu seu crescimento socioeconômico. Ou seja, dentro de um mesmo processo o crescimento econômico de uns foi conseguido em detrimento de outros.

É necessário lembrar que o processo de globalização representa uma tentativa de homogeneização cultural a partir dos hábitos de uma sociedade de consumo, visando integrar produção e consumo e ampliando os mercados das principais empresas do mundo. Portanto, há uma inserção desigual entre os diversos recantos do planeta visto que existem os que consomem o “iPhone” e os que mantêm o “iPhome”.

Envie seu Comentário