Chile, Argentina, Lagos e Vulcões!!! - da série "A Vida é para ser compartilhada"
31 de março de 2010 2A Esther de Uruguaiana (esther@kilometro1.com.br) mandou sua contribuição .
A província de Rio Negro na Argentina, em especial a província de Bio Bio, foram os locais escolhidos para nossas férias por acreditarmos ser de grande importância turística além de aí, encontarmos temperatura amena, tranqüilidade e lindas paisagens.
Saímos de Uruguaiana dia 19 de Dezembro de carro e votamos em 06 de Janeiro de 2010.Nosso roteiro foi : Uruguaiana /Sta Rosa –AR 950 Km, pernoite e partida para Bariloche 1100 Km. Permanecemos aí por três noites e visitamos lugares lindos e quase inacessíveis no inverno, como o Cerro Tronador com seu Glaciar Negro, Cascata de Los Alerces e após Los Baqueanos um lugar lindo, a beira do lago Mascardi. É possível avistar os picos nevados e aproveitar a exuberante Natureza do verão patagônico. Nesta cidade é possível durante esta estação, tomar banho nos lagos, fazer raffting, Tirolesa, atravessar os Lagos Andinos até o Chile, enfim, passeios maravilhosos e muito aprazíveis
.
No dia 23/12 em direção ao Chile passamos por Villa La Angostura, o que vale um passeio de meio dia para fazer uma visita, chegamos após 40KM à fronteira com o Chile, indo em direção a OSORNO. Daí, tomamos a ruta 5 em direção ao sul e após 150 Km chegamos e nos hospedamos em Frutillar, onde fizemos base por cinco dias. Durante nossa estada por essa região, visitamos Puerto Montt, com seu Mercado público chamado Angelmo, (artesanatos, frutas,peixes…maravilhoso), Puerto Varas, Vulcão de Osorno, percorremos o Lago Lanquillue (duração de 1 dia).
Após o Natal, nos dirigimos ao centro do país indo em direção a Valdívia, bela cidade universitária, próxima ao Oceano Pacífico, localizada na região dos Rios, e de marcante colonização espanhola. No mercado público à beira do observamos a visita ilustre dos leões e lobos marinhos que se aproximavam para degustar peixes lançados por feirantes e pescadores.Nesta cidade visitamos também o Forte Niebla, a Cervejaria Kunstzmann (artesanal) há 110 anos na família, são pontos obrigatórios desta região.
Em direção a Chillan, passamos para conhecer Pucón, próximo ao lago Villa Rica com suas lindas praias, um lugar charmoso, visitado por europeus,e que lembram nossas cidades serranas. Chegando a Chillan, após percorrer 85 Km fizemos 1 Day Use no Gran Hotel Chillan, o maior resort de montanha da América do Sul, majestoso local, porém mais aproveitável no inverno,com sua estação de esqui.
Viajando em direção ao Noroeste, litoral do Pacífico, fomos a praia de Cobquecura e Buchoporeo, praias de areias escuras (vulcânica) e água fria, de uma beleza singular muito diferente das do nosso país.
Em direção a Santiago do Chile, pudemos observar a região produtora de frutas, arroz e em especial os vinhedos, já próximos a capital. Passamos por Valparaiso e Vinha del Mar, praia especialmente escolhida pelos chilenos por estar próxima a Santiago, porém, as mais belas e muito procuradas estão ao Norte, que são: La Serena, Antofagasta e Iquique.
A moderna cidade de Santiago, com ares de primeiro mundo, incrustada num vasto vale, cercada pela Cordilheira dos Andes que lhe oferece um charme especial, além de Belos passeios como Cerro San Cristobol, Palácio Cousiño Macul, Los Domênicos e restaurantes como Côco Loco, Ocean Pacific’s (restaurante temático construído com partes autênticas de antigo submarino).que representam a especial gastronomia Chilena ,onde a refeição custa aproximadamente U$ 50,00 para duas pessoas com uma garrafa de vinho. Retornando ao Brasil,subimos as Cordilheiras dos Andes até a fronteira com a Argentina e fomos para San Rafael (província de Mendonza), uma reconhecida internacionalmente região produtora de vinho deste País. San Rafael, 150 km ao sudeste de Mendonza é uma cidade que oferece atrações esportivas como rafting, montanhismo,pesca uma bela atração para verão. Jantamos no restaurante Algodón Clube de Golf localizado dentro de uma vinícola, com limitada hospedagem, local extremamente agradável onde se pode apreciar a gastronomia local.
Pernoitamos em Rosário, após percorrer 700 km, importante cidade as margens do Rio Paraná. No dia seguinte, por mais 600 km chegamos ao ponto de partida.
Nossa cidade,Uruguaiana, fronteira da Argentina com Uruguai.
Tanto na Argentina quanto pelo Chile a viagem de carro, observando as leis
de trânsito, é uma viagem tranqüila, prazerosa com boas estradas, pedágios a baixo custo, porém quando nos afastamos das grandes cidades, a disponibilidade de postos de Combustíveis diminuem No verão os dias tem 15 horas de luz, ao contrário do inverno
Que mostra regiões,já tem sua beleza e charme pela neve.,no verão as opções e oportunidades de desfrutar a natureza, com sua beleza, temperatura amena, são os diferenciais tornando uma bela opção em detrimento das praias lotadas.
Comentários