Aproveitem hoje um roteiro pela Turquia com Luciano Zanetello.
Aproveitando que a Turquia está em evidência ( por conta do acordo firmado junto com o Brasil e Irã ), vou falar um pouco deste País que visitamos e desde então tenho recomendado aos amigos.
Istambul é uma ótima pedida para o início da viagem .
Uma parte da cidade situa – se no continente Europeu enquanto que outra está situada na Asia.
Haia Sofia
É uma cidade linda as margens do Bósforo e ponto de partida para destinos exóticos.
O melhor lugar p/ ficar é no bairro do Sultanameth onde temos a Hagya Sofia, a Mesquita Azul , o Palácio Topkaki e inúmeras outras atrações.
Torre Gálata
É o bairro dos restaurantes , do Grande Mercado , do Spice market e onde pegamos o “Tram” para o bairro europeu do Taskin onde temos a torre Galatta e a praça central da cidade . O trânsito nas horas de pique é infernal. Um passeio pelo Bósforo é uma bela maneira de contemplar a cidade.
Se puder, fique ao menos quatro dias para explorar algumas de suas atrações.
Mercado Egípcio ou Spice Market
Dali decidimos pegar um vôo de uma hora até o coração da Capadócia uma das regiões mais antigas da terra berço das cidades Trogloditas ( cavadas na pedra ) como Goreme e Urgup e também de cidades subterrâneas como Derinkuyu.
A Natureza é fantástica , a ação milenar dos ventos sobre as formações de um tipo peculiar de rocha esculpiu formas incríveis ,criando as chamadas ” chaminés das fadas” . Esta região era passagem de caravanas em tempos pré romanos e algumas das cidades trogloditas serviram de esconderijo p/ cristãos.
Pegamos um carro e aproveitando as boas estradas cruzamos o país até chegarmos na região da antiga Jonia onde outras tantas atrações nos esperavam . No caminho visitamos Pamukkahle conhecida como a “Montanha de algodão” pois graças ao calcário ,de longe parece – nos uma montanha com neve.
Pamukale
Os apreciadores de história e arquitetura ficam maravilhados com as ruínas ( algumas em ótimo estado de conservação ) das cidades como Afrodisias, Éfeso, Mileto e tantas outras.
Biblioteca de Éfeso
Afrodisías
Próximo a Éfeso , a casa onde a Virgem Maria teria vivido após a fuga da Palestina , atrai milhares de peregrinos que depositam seus pedidos formando um estranho mural.
Uma dica muito útil é que no interior do país é melhor falar em alemão do que em inglês ( descobrimos isso da maneira mais difícil )
Na região,num raio de poucos km temos algumas das antigas 7 maravilhas do mundo ratificando que aqui outrora realmente era o centro do mundo antigo a saber, o templo de Diana em Éfeso ( depois da pilhagem dos Ingleses, sobrou uma única coluna !! ) , o Mausoléu de Halicarnasso, hoje Bodrum , uma praia de onde estamos há menos de uma hora de Kos na Grécia de onde partem os Jetboats que em duas horas deixam – nos em Rodes onde o Colosso guardava a entrada do porto.
A gastronomia turca é excelente os preços são a metade daqueles praticados na Europa . Uma boa pedida face a proximidade é aproveitar e incluir algumas ilhas Gregas na viagem.
Como já dizia o ditado , tristeza de uns , alegria de outros , a crise na Grécia pode ser um elemento facilitador p/ a visita.
Para concluir, uma viagem a Turquia não se esgota na primeira vez face ao tamanho e a variedade de atrações. Um trekking ao Monte Ararat ( onde parou a arca de Noé ) e uma visita a lendária Tróia são algumas entre tantas outras opções.
Comentários