Eu fiz uma pesquisa rápida no Google pra conhecer dados históricos da Expointer, e aprendi algumas coisinhas que transcrevo abaixo:
” A primeira exposição A primeira Exposição Estadual do Rio Grande do Sul, com animais, produtos agrícolas e industriais aconteceu em Porto Alegre, no dia 24 de fevereiro de 1901 no Campo da Redenção, hoje Parque da Redenção. Na época, já era considerada um sucesso, registrando a presença de 67 mil pessoas no Parque. Nascia então a Exposição Estadual, embrião do que hoje é a Expointer. A partir de 1909 a Exposiçao passou a ser realizada no Prado Riograndense onde mais tarde foi construido o Parque de exposções do Menino Deus, mas este também tornou-se pequeno para abrigar o volume de animais e negócios e em 1970 o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil estavam prontas e foi realizada a 33ª Exposição Estadual de Animais.
Em 1972 é batizada a feira com a denominação de Expointer”.
Depois deste brevíssimo histórico, só para a gente conhecer um pouco deste grande evento que já faz parte da nossa cultura e que talvez muitos de vocês tenham ido uma vez na vida, quem sabe com a escola e nunca mais. Pois eu estive na Expointer este final de semana e posso garantir, que mesmo se você não cria nenhum outro animal além de cachorro ou gato a Expointer é um programa muito legal e interessante.
Fomos para assistir o Freio de ouro que é uma prova de avaliação morfológica e funcional de equinos da Raça Crioula. Nesta edição 96 cavalos e éguas disputavam o grande prêmio em 4 dias de competição.
O público que prestigia a prova aumenta a cada ano, ontem devia ter perto de… putz sou terrivel para números mas com folga tinham umas 6000 pessoas assistindo a prova que teve um final emocionante com os tres primeiros lugares subindo ou descendo na última prova.
Os grandes vencedores da tarde de ontem foram o Pampa de São Pedro, montado pelo ginete Lindor Collares e entre as fêmeas o prêmio foi para a Alcalina 441 Maufer.
Muita emoção e disputa acirradíssima, um prêmio que muitos passam uma vida querendo conquistar.
O clássico banho de champanhe entre os ginetes vencedores.
E o batismo na lama para aqueles que são campeões pela primeira vez!
O proprietário da Cabanha Gap São Pedro, Eduardo Linhares, abraça emocionado o ginete Lindor Collares.
Foi um longo e emocionante fim de semana na Expointer, mas outras provas, julgamentos, palestras e muitas atrações seguem duante esta semana em Esteio. Durante a exposição são montados vários bons restaurantes com a melhor carne que você pode experimentar aqui no sul.
Em vários estandes das diversas raças como Aberdeen Angus, Hereford, Brangus, na própria Associação dos Cavalos Crioulos tem bons restaurantes abertos ao público.
No estande da Aberdeen Angus saboreamos este lindo e delicioso bife de chorizo, que não fica devendo nada a carne argentina!
Outra atração são as centenas de lojas montadas aqui especialmente para a Expointer, lojas com artigos trazidos do Uruguay e Argentina, com objetos e mantas muito diferentes e bonitos.
Loja com pilchas, ou seja, botas, bombachas, na verdade tem de tudo - a Indiada, loja de roupas voltada para um público mais aventureiro, também está com uma filial por lá.
Então gente vamos lá prestigiar o que é nosso! Não falam tanto pelo Brasil afora que somos o povo mais bairrista do Brasil? Não teve até uma loja que é sucesso no Brasil inteiro e aqui por ter o nome do seu estado de origem acabou fechando suas portas??
Se estes somos nós, vamos fazer jus a fama e prestigiar este evento que tão bem traduz as nossas tradições!!
Comentários