Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lisboa mais perto de Porto Alegre em 2011.

01 de março de 2011 2

 

 

A TAP anunciou que a partir de junho terá 4 vôos semanais diretos entre Lisboa e Porto Alegre, vocês já imaginaram ficar livre de todas aquelas horas de espera em Guarulhos ou no Galeão?? Nem quero pensar no rombo na  minha conta bancária, pois ir pra Europa vai ser um abraço! Quase o mesmo que pegar o onibus aqui em Porto Alegre e amanhecer em Uruguaiana tchê!!

 Com essa idéia na cabeça, agora no verão quando fui passar uns dias em Paris, acabei agendando meu vôo pela TAP e resolvi passar 2 dias em Lisboa. Já faziam mais de dez anos que eu não ia até  Portugal e achei legal dar uma conferida na cidade.

Cheguei em Lisboa perto do meio-dia, apesar dos dias curtos de inverno ainda pude ver bastante da cidade que esta linda, muito cuidada, e teve muito da margem do rio Tejo reabilitada, onde antes era apenas cais de porto, eles construiram restaurantes, centros culturais, bairros totalmente novos na região do Parque das Nações, uma Lisboa moderna com cara de século XXI, onde morar e circular por ruas amplas e arejadas é sinônimo de qualidade de vida.

E isso sem perder aquele charme colonial, seus bairros centrais e tradicionais como o Rossio, Alfama, continuam com a mesma feição de antes, me lembrou muito São Luis do Maranhão, com fachadas de cerâmica e azulejos, sacadinhas, ruelas estreitas e muitas, muitas igrejas barrocas com fachadas familiares, afinal foram eles que um dia desembarcaram no Brasil e iniciaram a nossa colonização…





Como eu ia ficar por apenas 1 noite ,escolhi meu hotel depois de muita pesquisa, e acertei em cheio o hotel é simplesmente perfeito, lindo,sem ser pretencioso, tudo muito cuidado, café da manhã impecavel, produtos da L´Occitane, os quartos tem vista para o Rio Tejo. O hotel chama-se  Lapa Palacehttp://www.olissippolapapalacehotel.com/ .

Fica bem localizado no bairro da Lapa,  os taxis em Lisboa não são caros e detalhe, não sei se tive sorte, mas conheci um motorista de táxi que era simpático demais, muito gentil e brincalhão, tanto que no dia seguinte eu o chamei para me levar a fazer um tour pela cidade.


Esta era a vista da sacada do  quarto no Lapa Palace. Ao fundo o rio Tejo.

 


No primeiro dia depois de cilcular um pouco pela cidade e acabei parando na Cervejaria Brilha, um lugar bem tipico,  indicação de um amigo, pra comer um “prego” …  que é uma espécie de sanduiche de pão francês com bife de filé dentro, claro acompanhado de um vinho tinto.

Cheguei em pleno dia dos namorados europeu que é no dia 14 de fevereiro, e eu sozinha acabei voltando para o hotel depois de ir ao cinema assistir ao maravilhoso Cisne Negro, filme com Natalie Portman. O hall do hotel é lindo, o prédio é um palácio do século XIX, e da recepção ouvi o som de um piano e fui até lá ver de perto, o pianista tocava num ambiente belíssimo, apenas para um hóspede do hotel e o som enchia todos os espaços, pedi ao garçom a coisa mais portuguesa que ele poderia me oferecer… um vinho do Porto, é lógico! Depois que o pianista soube que eu era brasileira tocou várias músicas nossas, linda execução.

Na manhã seguinte sai para fazer um belo passeio até a cidade serrana de Sintra que fica a apenas 35km de Lisboa. A rota é muito bonita, a gente vai costeando o mar, passando por Cascais, Estoril, estava um dia lindo.

 

 

Marginal que sai de Lisboa, passa por Cascais, Estoril, etc




Neste lugar conhecido como  “boca do inferno”, seu Victor  parou pra tomarmos um expresso e para que eu pudesse admirar as ondas do oceano Atlântico batendo contra as pedras.

 

Seguimos e no caminho passamos pelo Cabo da Roca, que segundo dizem é o ponto mais ocidental do continente europeu. Como já dizia Camões nos Luzíadas ” onde a terra se acaba e o mar começa”.

 

 

Farol do Cabo da Roca

 

 

 

 

Começamos a subir a serra até Sintra, que é uma cidade pequenina, muito bonitinha, com vários atrações para se visitar, como o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, mas se você quiser ir só para almoçar ou  fazer um passeio, ok,  andar naquela região já é uma boa opção.

 

 

Cheio de esculturas pela cidade de Sintra.

 

 

 

 

Cafés e restaurantes no centrinho de Sintra.

De volta a Lisboa parei para almoçar na margem do rio, nas Docas de Alcantara, uma área que foi totalmente reabilitada, mais ou menos o que sonhamos que a prefeitura faça aqui em Porto Alegre no nosso cais do porto. O restaurante Cinco oceanos também foi indicação de amigos portugueses e lá pude saborear um robalo grelhado fantástico, acompanhado de um vinho branco Del a Deu.

 

 

Docas de Alcântara

Restaurante Cinco Oceanos.

Eu não poderia sair de Lisboa sem experimentar os famosos pastéis de Belém, seria quase uma heresia e como peixe é leve sobrou espaço para come-los como sobremesa e encerrar minha estadia em Lisboa com chave de ouro.

 

 

 Agora é só torcer para que as negociações da TAP com a Anac tenham êxito e que possamos estar brevemente a apenas uma noite de distância de Lisboa.

 

 

 

Comentários (2)

  • Alexandre diz: 25 de outubro de 2011

    Oi, primeiramente quero comentar que adoro seu blog e suas dicas. Como estou indo com a minha esposa para Lisboa via TAP direto de POA no dia 03/11 queria saber de tem os contatos do Sr Victor que realizou o passeio de Lisboa para Sintra para vocês? Foi indicação do hotel?
    E Fatima vale a pena em um dia ou devo aproveitar mais Lisboa (Vamos ficar lá de 04 a 7 de novembro) e no dia 08 embarcamos para Paris.
    Aguardo dicas.

    Obrigado
    Alexandre

Envie seu Comentário