Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Arte Erótica Pré-Colombiana em Lima

12 de agosto de 2011 1

Museu Rafael Larco Herrera

 A primeira sensação ao chegar ao Museu Larco, como é familiarmente chamado em Lima, é de encantamento com o prédio do século XVIII rodeado por bouganvilles floridos em vários tons.

Logo na entrada fomos brindados com uma peculiaridade local , um exemplar do cachorro peruano sem pelo, um animal muito estranho mas que faz parte da fauna local, não chega a ser apaixonante mas é no mínimo interessante!

A segunda sensação é de total acanhamento pela dimensão de nossa ignorância a respeito da cultura pré-colombiana. Falo isto em meu nome mas acredito que seja um sentimento generalizado, pois quando fiquei em frente ao mapa com todas as culturas pré-colombiana presentes no Peru , desde 3 mil antes de Cristo, me dei conta de que só conhecia os Incas,  habitantes locais na época da ocupação espanhola. Os incas são a ponta de um iceberg de civilizações que se sucederam na região e não dominaram o cenário por mais de 200 anos, isto é de 1300 a 1532, o que acaba sendo um minuto em termos de História.

Dêem uma olhada nos nomes abaixo e me digam, antes de procurar no google, o que sabem sobre estes povos que viveram aqui ao lado e deixaram uma herança material tão rica e interessante.

Vicús. 1250 B.D. – 1 A.D Mochica. 1 – 800 A.D. Lambayeque. 800 – 1300 A.D. Chimú . 1300 – 1532 A.D

                                  

No Museu Larco podemos aprender um pouco sobre estas civilizações e apreciar a exótica galeria erótica , um anexo que apresenta cenas e objetos que recriam a vida sexual destes povos.

Um parto com o bebê já despontando.

Homem acometido provavelmente por sífilis

Para completar o programa o almoço no Café del Museo, um restaurante que serve a deliciosa culinária peruana num ambiente acolhedor na varanda do jardim do museu com um serviço primoroso.

Museu Larco: Av. Bolívar 1515, Pueblo Libre, Lima. www.museolarco.org  

Comentários (1)

  • Arte Erótica Pré-Colombiana em Lima | Viagem diz: 12 de agosto de 2011

    [...] o post completo no blog Viajando com Arte: Arte Erótica Pré-Colombiana em Lima [...]

Envie seu Comentário