Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Porto Alegre sábado pela manhã...

14 de abril de 2012 2

Não sei se as pessoas compartilham desta minha sensação que as manhãs de sábado tem um astral diferente, gostoso.

E vocês já experimentaram brincar de turista em sua própria cidade? Recomendo.

Pois nesta manhã nem tão bonita, mas com a seca que está fazendo que até esverdeou as águas do Rio Guaiba, a chuva veio como uma benção, resovi explorar o centro da cidade como se a estivesse vendo pela primeira vez e gostei muito do que vi.

Começamos pela exposição A Poesia do Fio, no Santander Cultural do Arthur Bispo do Rosário, um artista considerado louco por alguns e gênio por outros.

 Com o diagnóstico de ” esquizofrênico-paranóico”, Bispo do Rosário ficou internado na Colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá por mais de 50 anos. na instituição Bispo do Rosário começou a produzir objetos com tudo o que encontrava no lixo ou que não tinha mais utilização. Sua caracteristica mais marcante são os bordados, ele desfiava os uniformes para obter a linha onde fazia extensos bordados de objetos, palavras.

A sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação, que Bispo deveria vestir no dia do Juizo Final. Com eles, Bispo pretendia marcar a passagem de Deus na Terra.

Reparem na qualidade dos bordados e na riqueza de detalhes.

Adorei o tabuleiro de xadrez

Saimos do Santander e rumamos até o Mercado Público, que estava bombando, muitas pessoas aproveitando o sábado para abastecer a casa. Comprei várias coisinhas, passeamos tomamos um cafezinho e delá fomos até a Casa de Cultura Mario Quintana conferir a exposição

METROPOLITANOS  – A nova urbanidade em exposição.

” A exposição esta aberta, você está aberto para a exposição?”

Confesso que fazia muito tempo que não ia até o Mario Quintana, e foi uma bela surpresa visitar esta exposição de jovens talentos gaúchos, a exposição está bárbara, estilos diferentes, muitos oriundos da Street Art e como o cartaz da expo anuncia “uma provocação visual onde habitam figuras enigmáticas, formas desconcertantes e traços livres em um lúdico universo de imagens, cores e texturas.”

Na entrada a obra ” às brinca ou às ganha?” Do talentoso Luiz Flavio Trampo

As três Marias e o pássaro cantor, instalação com técnica mista de Nina Moraes

As adoráveis esculturas lúdicas em Papier Mache de Carol W

Detalhe do tríptico Submersa, da artista Lidia Brancher

As figuras fantásticas de Pablo Etchepare

Retratos da dualidade humana no belo traço de Paula Plim

Super interessante e criativa a instalação de Luciano Scherer

Infelizmente não posso colocar citar e apresentar aqui todos os artistas talentosos e vibrantes que compo~e a exposição, mas fica aqui a minha dica que você não pode perder esta chance de conhecer a arte de vanguarda que está sendo feita em Porto Alegre.

Depois de ver a exposição suba até o 8o andar e vá até o Café Santo de Casa, o café é super transadinho e tem um terraço coom uma linda vista do Rio Guaiba. Notei que ele tem um pequeno palco onde durante a Happy hour eles apresentam música ao vivo. Adorei, e pretendo vir aqui outras vezes para curtir uma das paisagens mais bonitas da cidade – o por do sol no Guaiba.

Café Santo de Casa na Casa de Cultura Mario Quintana

E o terraço para um happy hour + por do sol

Então é isso gente, se num sábado desses você estiver sem programação e disposto a ser turista sem sair da cidade fica aqui minha sugestão :)))

Se você gostou deste post e curte dicas de viagem, arte, restaurantes e afins, curta a nossa página Viajando com Arte no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/121374657937187

Comentários (2)

  • saul carvalho pinto diz: 15 de abril de 2012

    Como poderei “enviar” esta sugestão para um amigo ????
    Aquí só pede enviar,um comentário.
    Não é exatamente o que desejo fazer (comentar).
    Obrigado
    SAUL CARVALHO PINTO (P.R.)

Envie seu Comentário