Um outro caminho para Santiago de Compostela, praias do norte da Espanha

06 de abril de 2013 5

Sempre quando vou montar um roteiro novo , para lugares menos trilhados me deparo com a dificuldade: por onde começar!

Claro que os guias de viagem são essenciais mas vamos combinar que se vamos por eles paramos em TODAS as cidades, porque sempre veem algo muito interessante e na verdade não é bem assim. Fizemos um roteiro bem legal no norte da Espanha , saindo da França e seguindo pelo País Basco, Cantabria, Astúrias e terminado na Galícia. São muitas opções nesta rota, além de ser umas das alternativas do Caminho de Santiago , tem praias , belas cidades e muita natureza exuberante!

Hoje vou deixar aqui um esboço deste roteiro , para quem quer uma ideia geral e começar a pensar! Depois vou colocando mais detalhes de cada destino, ok?

França

Biarritz – Praia charmosa do País Basco francês, local de surf e gente bonita. Teve seu período de glória no início do século XX com a abertura do cassino que está lá até hoje. Era local de veraneio da família real britânica. Praias lindas de águas cristalinas.

Biarritz

Cassino de Biarritz

San Jean de Luz - Um pequeno local de veraneio , quase na fronteira da Espanha. Praia charmosa com pessoas mais velhas curtindo a boa mesa e a calmaria. Pode dar onda em dias especiais. Pegamos o dia de São João em 24 de junho , a cidade estava em festa com todos os habitantes vestidos com lenços e boinas bascas. Tem construções muitosemelhantes a países germânicos.

Espanha

San Sebastian - Uma das principais cidades do País Basco espanhol, esbanja alegria e movimentação no seu Casco Antigo cheio de bares de tapas e noite animada, A praia é muito agitada também, num estilo meio século XIX com belas mansões à beira mar. Um ótimo lugar para servir de QG para passeios por perto, no hospedamos no Hotel London y da Inglaterra, uma ótima opção!

San Sebastian

Bares de Tapas em San Sebastian

Bilbao – Não tivemos tempo para conhecer muito a cidade, mas é parada obrigatória pelo Museu Guggenheim, um must na viagem. Fica na entrada da cidade e muito fácil de acessar na passagem!

Museu Guggenheim de Bilbao

Santander - Outra cidade de veraneio muito procurada pelos ingleses, tanto que tem um grande porto com ferrys direto para a Inglaterra. Belas mansões numa ambiente aristocrático fazem a cidade esbanjar estilo. As praias são bastante movimentadas. Santander já encontra-se na região da Cantábria, e como veem não é só o nome de um banco. Muito linda é a paisagem por aqui, não é de graça o apelido de Espanha Verde , a região merece!

Santander

Santillana del Mar – Uma cidadezinha medieval muito charmosa, conhecida como local de boa sidra e preservada como antigamente. Apesar do nome,  não localiza-se à beira mar, mas não merece mais do que uma passada , apesar de todos os guias colocarem como um local muito interessante , não recomendo pernoitar. Aqui está o Museu de Altamira , uma caverna com pinturas rupestres pré-históricas que se pode visitar numa réplica, interessante visita.

Museu de Altamira

Santillana del Mar

Visual das estradas da Cantabria

Comillas - Foi uma das grandes surpresas da viagem , uma praia super astral, com um centrinho muito charmoso, e pra completar umas das primeiras obras de Gaudí , uma casa de um excêntrico mecenas , chamada Capricho. Aqui vimos os primeiros marcos do Caminho de Santiago em placas no chão.

Comillas

Capricho Gaudí

Sigo na próxima com a segunda parte do  roteiro até Santiago de Compostela.