Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Roteiro pela França e Pais Basco - parte I

30 de maio de 2013 4

Ilha de Ré

Depois de passar uns dias em Paris queríamos mais da França, e vocês hão de concordar comigo que a verdadeira alma francesa está nas suas Petits Villages, nos seus campos floridos, nas suas pequenas estradinhas de alamedas de Plátanos e Álamos. Nosso roteiro estava mais ou menos pré definido, mas eu não gosto de nada definitivo porque a gente sempre tem que estar aberta para o que vier.

Aqui o mapa de toda a nossa viagem que começou em La Rochelle, seguiu pela região da Aquitânia, sempre costeando o Atlântico até Bordeaux, Biarritz, Bilbao e na volta San Sebastian, Hondarríbia, San Jean de Luz e na última etapa desfrutamos a paisagem fantástica das montanhas nos Pirineus.

Pegamos o TGV em Paris (Gare Montparnasse) até a cidadezinha portuária de La Rochelle, que foi um importante porto na idade média e tem muitas estórias ligadas aos Cavaleiros Templários. La Rochelle é pequena e se pode conhece-la à pé, nos hospedamos bem pertinho da marina. Chegamos a tardinha e com as melhores recomendações do nosso amigo Maurice fomos jantar num excelente restaurante 4 Sergents, se você for até La Rochelle, não pode perder, tudo é muito bom, fait maison, uma expressão francesa que quer dizer como na sua casa, ou seja tudo fresco nada de industrializados.

Lanche no trem é alguma coisa que me traz  lembranças boas, então sempre antes de alguma viagem passo num mercadinho, me abasteço e voilá!! :) !

Estas eram as paisagens pelo caminho, uma França em plena primavera!

La Rochelle

Restaurante imperdível – 4 Sergents

Para quem vai a La Rochelle o passeio imperdível é conhecer a Ilha de Ré. Já faz algum tempo existe uma ponte que liga a ilha ao continente. A ilha é lindinha, com 2 ou 3 cidades pequeninas, muito verde, marinas com bons restaurantes e muitas ciclovias para se conhecer a ilha de bicicleta.
Nós infelizmente tivemos que fazer toda a ilha de carro pois fomos pegas por uma chuvarada, mas é um lugar lindo que vale a pena você ficar ao menos uma tarde passeando.

Ilha de Ré

Casas típicas da ilha. Foto: Wikipédia

Nosso próximo destino era a cidade de Bordeaux, eu já tinha estado aqui de passagem e de Bordeaux sabia muito pouco, seus vinhos antecedem a sua fama.

Na chegada me assustei um pouco com o trânsito mas uma cidade com rio é mais fácil de se localizar e rapidinho achamos nosso hotel que havíamos reservado na noite anterior pelo www.booking.com. Nosso hotel era ótimo super bem localizado chamava Hotel Des 4 Souers, com diária em torno de 100 euros para 2 pessoas.

Bordeaux é uma cidade universitária, movimentada e tem uma beira de rio muito bonita.

Tem as antigas portas da cidade murada, e o seu coração é o centro histórico.

O L’ Apollo é um dos pontos de encontro, sempre cheio.

Catedral Gótica de Bordeaux.

Bordeaux também tem as bicletas para alugar e a beira do rio é ótima para andar de bicicleta.

Uma rua cheia de opções de restaurantes e bares é a Rue des Bahutiers, no centro histórico, ali fica dificil de escolher, nós optamos por este ret/bar de origem Corsa (da Córsega) suuuper descolado com muitas escolhas de tapas, vinhos e cervejas.

Saimos pela manhã em direção ao Atlântico, queríamos ver o mar sentir o seu cheiro, pegamos a direção de Arcachon e lá perto (indiada mor) subimos para ver “a maior duna da Europa! Como já estávamos a tempo dentro do carro aproveitamos para esticar as pernas e conhecer a Dune du Pyla.

Dune du Pyla, conhecida como a maior duna da Europa…
Na verdade não é tudo isso, o que eu gostei foi que é uma região mais selvagem da França, onde se tem um contato mais próximo com a natureza, valeu a subida.

Já a praia de Arcachon foi entrar, dar umas voltas e sair, muito apertada, sem graça. E seguimos viagem até uma lugar que adoramos que foi Biscarrosse Plage.

O clima estava friozinho, mas apareceu um sol maravilhoso e a praia encheu, muitos surfando, jogando bola, passeando com os cachorros astral bom de feriado de 1 de maio.

Almoçamos em um lugar a beira mar super simpático e é claro que a pedida foi frutos do mar ,saladas e vinho rosê.

Mexilhões com molho roquefort

Daqui nosso próximo destino é a famosa e badalada praia de Biarritz, mas isto é assunto para o próximo post.


Comentários (4)

  • Caldeira diz: 30 de maio de 2013

    Meninas, excelente matéria! O melhor de tudo é que me fez recordar das maravilhosas e inigualáveis petites village francesas. Aguardo ansioso a próxima. Muito obrigado.

  • Erica Weber diz: 31 de maio de 2013

    Parabéns por este ppost, o roteiro está lindo! Já estive em La Rochelle há alguns anos, adorei!
    Aguardo a continuação!

  • Boia Paulista diz: 3 de junho de 2013

    Oi, Clarisse. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

Envie seu Comentário