Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2015

Caminhos de Pedra, a tradição italiana preservada em Bento Gonçalves

01 de maio de 2015 1

Passamos o fim de semana curtindo o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, mas confesso , degustação de vinho não é a minha praia . Curto beber um vinho em momentos especiais mas não sei apreciar e nem diferenciar o” joio do trigo ” . Mas o programa todo me atraia fazia tempo e conhecer um dos destinos mais falados do RGS foi o mote.

IMG_2173

Casa da Ovelha 1917

Descobri que tem bem mais do que cantinas e bodegas pelo caminho , e principalmente nos Caminhos de Pedra encontrei o que mais gosto , lindas paisagens ,natureza,  casas preservadas e algumas surpresas.

Partindo de Pinto Bandeira , antes de entrar propriamente neste roteiro, a Vinícola e Pousada Don Giovanni ( http://www.dongiovanni.com.br/inicial) tem um dos melhores ambientes para a estadia na região. Cercada de vinhedos oferece somente 8 quartos com uma simplicidade acolhedora. Adorei este local e recomendo como boa opção para desvendar a região.

Idealizado por Tarcísio Vasco Michelon e Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra (http://www.caminhosdepedra.org.br/pt/) visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e a Linha Pedro Salgado, possuíam o maior acervo de casas antigas, conservavma sua cultura e história e tinham acesso fácil .

 

Casa Righesso 1889 - Salumeria

O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc.

 

 Casa de 1910 foi desmontada em Farroupilha e reconstruída aqui.

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas. Vale cada quilômetro rodado.

No antigo Moinho Cecconello está a Casa da Erva Mate

Entre casas de madeira coloridas e de pedras bem conservadas , podemos explorar uma fazenda de criação de ovelhas , observar a tosquia ou mesmo participar da ordenha. Ou descobrir uma casa onde a erva mate é processada e vendida em sua melhor performance.

 Atrações da Casa da Ovelha conforme cronograma:

09:30 – Amamentação de cordeiros
10:30 – Tosquia de Ovelha
11:30 – Apresentação de pastoreio com cão Border Collie
12:30 – Apresentação de pastoreio com cão Border Collie
13:30 – Corrida das ovelhas
14:30 – Amamentação de cordeiros
15:30 – Pastoreio com Cão/Alimentação de borregos/Ordenha
16:30 – Ordenha

Casa da Tecelagem de 1915 , originalmente em Flores da Cunha

Trilhas e caminhadas entre os vinhedos são uma das melhores pedidas , assim se emaranhar num mundo de pessoas simples e atenciosas que se orgulham de suas tradições e querem mostrar o que tem de melhor.

No caminho o artista João Bez Batti tem seu atelier com uma pequena exposição de suas obras mais queridas , aquelas que não foram comercializadas e que fogem da “maldição das cabeças ” como ele mesmo denomina sua série mais conhecida. Ali pode-se ver o artista trabalhando in loco , com a descoberta e catalogação de basaltos da região.

No próximo post conto mais um pouquinho sobre o Vale dos Vinhedos.

Para saber sobre roteiros em grupo ou assessoria particulare do Viajando com Arte visite nosso site www.viajandocomarte.com.br