Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Expo Milano 2015 - universal , imperdível e histórica !

01 de setembro de 2015 2

A Expo 2015 é uma exposição universal que acontece até 31 de outubro em Milão na Itália! O incrível é que algo desta magnitude tenha aparecido tão pouco na mídia brasileira.  Eu diria que se você tiver alguma possibilidade de estar por perto não deixe de visitar , é uma oportunidade histórica.

IMG_3258

Pavilhão da Malásia

IMG_3276

As exposições universais tiveram início em 1851 em Londres. Atualmente, uma exibição é realizada a cada cinco anos, em locais diferentes, onde os países apresentam os seus avanços tecnológicos.
São eventos que funcionam como plataforma para o diálogo internacional sobre temas relevantes, deixando heranças como a torre Eiffel, que foi construída em Paris para abrigar a Exposição Universal em 1889.

IMG_3379

IMG_3059

Pavilhão do Brasil – Projeto Arthur Casas

IMG_3275

Pavilhão Brasil

A atual conta com 144 pavilhões de diferentes países em torno do tema “Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida” . O objetivo é promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável, promovendo as identidades culturais. Mas para além do tema proposto a Expo é uma vitrine para os países  e um dos maiores temas desenvolvidos é o design e arquitetura.

IMG_3104

Pavilhão Polônia

IMG_3109

Pavilhão Polônia

IMG_3154

Pavilhão do Chile

Fiquei extasiada, encantada e admirada ! Os pavilhões são imensos e foram projetados pelos melhores arquitetos do mundo. No interior cada país mostrou o que produz de mais relevante em termos de alimentação , alguns fugiram do tema e outros acabaram focando em algo mais turístico. Alguns países se juntaram em torno de um produto comum , como  o café para um grupo de países Africanos ou os tubérculos para alguns sul americanos como a Bolívia. O Peru foi uma ausência sentida.

IMG_3112

IMG_3115

Pavilhão da França

IMG_3190

IMG_3179

Rússia (Crescer para o mundo, cultivar para o futuro)

Os meus prediletos foram Reino Unido , França, Brasil , Polônia, Rússia e Estônia. A maioria do publico e crítica também votou nos três primeiros , mas a partir daí vale o gosto pessoal, originalidade e a criatividade que não falta para ninguém. Alguns países focaram em algum produto especial como o Reino Unido cujo tema é Cultivado na Grã-Bretanha, compartilhado globalmente  , e a Suíça que falou de água e a Áustria que falou de ar.

IMG_3239

IMG_3243

Pavilhão do Reino Unido

Muitos detalhes valem uma atenção especial , tendo em vista a ideia de sustentabilidade o mobiliário é super interessante.

IMG_3186IMG_3187

IMG_3203

Para visitar com calma é preciso mais de um dia. Nós pegamos o fim das férias italianas e o gigantesco parque estava transbordando de gente. Ainda conseguimos ver todos os pavilhões de fora e entrar em pouco menos da metade.

IMG_3058

IMG_3149

IMG_3148

Pavilhão do Equador

Para agendar a próxima Expo Universal , acontecerá em 2020 em Abu Dhabi, mas ainda dá tempo de visitar Milão no segundo semestre.

Para saber sobre roteiros em grupo ou assessoria particular do Viajando com Arte visite nosso site www.viajandocomarte.com.br

 

 

Comentários (2)

  • Bóia diz: 16 de setembro de 2015

    Oi, meninas. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Envie seu Comentário