Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sri Lanka, uma viagem de experiências e aventuras

11 de dezembro de 2017 0

Voltar ao Sri Lanka e ser abraçada pela generosidade do povo cingalês é uma das primeiras sensações que nos toca!

A sua gente tem uma ingenuidade forjada pela sua longa história de miscigenação que salta aos olhos e aos ouvidos.

Aqui todas as culturas, raças e religiões convivem em harmonia! E voce se sente acolhido e bem vindo desde o primeiro instante.

IMG_E5931

Meninas saindo da escola

 IMG_5055

Templo Hinduísta em Colombo

Mas é na variedade de experiências que reside a magia do país.

Oito sítios que são patrimônio da humanidade protegidos pela UNESCO convivem nesta ilha três vezes menor do que o estado do Rio Grande do Sul. Dentre estes uma variedade que vai de florestas e berçários de elefantes asiáticos até sítios arqueológicos e templos budistas e hinduístas.

IMG_5560

Templo Hinduísta em Matale

Os elefantes asiáticos são uma dos ícones do país, menores e mais graciosos do que os africanos, fazem uma coreografia à beira de enormes lagos , com seu andar cadenciado e sua figura entre gigantesca e delicada.

Os safáris são brindados com dezenas de animais encontrados livres na natureza! Um privilégio.

IMG_5101

Carros de safari de elefantes

 

IMG_5160

Grupos de elefantes a beira do Lago de Mineryia

IMG_5633

Pintura no Palácio de Kandy

Histórias de invasões de povos do Norte, vindos do vizinho mais próximo,a Índia,  são uma constante desde o épico hindu Ramayana, que até hoje norteia a arte e os padrões mais elevados de respeito e educação.

IMG_5073

Colombo – capital administrativa

Nesta linha encontramos ruínas de antigas capitais construídas com alto grau de sofisticação. Polonarwa abriga estupas milenares cobertas de um limo respeitoso mantido pelo ainda baixo afluxo de turistas!

Local sagrado para budistas e hinduístas, mantém belos exemplares de budas gigantescos preservados ali por mais de mil anos.

IMG_5422

Ruínas de Polonarwa

Um colosso encantador ainda a ser descoberto.

IMG_5450

Estupas de figuras ilustres do budismo

Mas o mais impressionante de todos os monumentos fica bem no coração do país , Sigiriya é a rocha do leão, ali numa elevação radical foi construída uma fortaleza criada por uma disputa fraterna pelo trono real no início do século X.

Uma lembrança vem à memória enquanto subimos seus mais de 1300 degraus, Machu Picchu a cidadela sagrada dos incas no Peru! A preservação e o isolamento são os mesmos e no topo, vestígios de um palácio sagrado.

IMG_5320

A rocha de Sigiriya vista da planície

IMG_5359

Ruínas do Palácio de Sigiryia

Passando pelo templo mais adorado, por conter a relíquia sagrada do dente de Buda na última capital unificada antes da tomada dos ingleses, Kandy. A cidade guarda uma beleza meio decadente e lá acontece o maior festival cultural do Sri Lanka, onde dançarinos e elefantes decorados tomam as ruas numa celebração que dura mais de uma semana.

IMG_5532

 

Templo em Matale

IMG_5670

Oferendas ao dente de Buda em Kandy

Já nas montanhas encontramos o maior legado britânico, as plantações de chá que trazem um traçado regular e gracioso.

Aqui nossa experiência mais instigante, participar da colheita com as mulheres tamil, as responsáveis pelos trabalhos mais delicados nas plantações.

IMG_5864

 Plantações de cha em Nwara Eliya

IMG_5803

Moça da etnia tâmil colhedora de chá

O chá do Ceilão é uma marca que nem a mudança de nome do país não conseguiu apagar, o antigo nome se mantem vivo em cada embalagem que o Sri Lanka exporta.

IMG_5808

Experiência colhendo o chá

Chegamos ao extremo sul pelas linhas férreas, os trens por aqui transportam gente e carregam sonhos de muitas gerações. São um microcosmos de tipos e experiências, vale uma  viagem!

IMG_5915

 

Vagão privado

IMG_5884

Nossa experiência aqui foi num vagão privado que lembrava os períodos de colonização.

IMG_E5897

 

Pelos trilhos

IMG_E5881

Galle é a parte mais cosmopolita do país! Uma fortaleza com traços portugueses e holandeses e que hoje é o bastião mais charmoso, repleto de cafés e lojinhas transados e com um por de sol incrível nas ramparts viradas para o transparente Oceano Índico.

IMG_6016

Nas beiradas da muralha

IMG_6039

Hotel Galle Fort

Suas praias enfeitadas por pescadores originais e inesperados em suas estacas, são um convite ao dolce far niente. Ops, os italianos não andaram por aqui, mas os europeus em geral estão descobrindo em massa as belezas desta terra.

IMG_6049

Pescadores de estacas

Passamos por intempéries , pequenos acidentes de percurso e muitos momentos inesperados!

Andamos de ônibus, trem , tuk tuk em estradas que dividimos com crianças uniformizadas indo para escola, patos e galinhas e até elefantes desgarrados. Caminhamos muitos quilômetros em subidas e descidas mas acima de tudo nos deixamos envolver pela aura de outros tempos que permeia o ambiente!

IMG_5850

De tuk tuk pelas plantações de chá

Foi uma experiência transformadora e única em seu ineditismo e originalidade.

 IMG_5950

 Colegial na janela do trem

Trilha da Galheta em Florianópolis ou pode chamar de Parque Arqueastronomico das Pedras Sagradas

05 de setembro de 2017 0

Florianópolis lembra praia , lembra descanso, jogar os pés para o alto e tomar uma caipirinha?

Mas se não for assim , um pouco de esforço e a recompensa pode ser esta!

20150314_082830

trilha-da-galheta_florianopolis_santa-catarina_mapa

Partindo da Barra da Lagoa nos chamou a atenção uma placa que dizia : Trilha Arqueastronomica das Pedras Sagradas. Desci do carro e na lojinha em frente me informei . A trilha é particular e se cobra $ 10,00 por pessoa, é uma subida de uns 30 minutos mas o visual é fantástico, de lá se vê toda a região norte da Ilha , com especial ênfase na Lagoa da Conceição, Praia Mole e a Galheta (famosa praia de nudismo de Floripa).

20150314_080311

Como adoramos um desafio foi o que bastou! Nada que um preparo físico básico não seja suficiente. Não desista sem tentar, vale cada pingo de suor.

20150314_081028

A trilha pelo meio da mata logo se abre num campo no alto do morro , e dai é só alegria! O visual não pode ser mais maravilhoso e o vento refresca o calor úmido da trilha fechada. Para os mais sensíveis aconselho usar repelente e nõ esqueçam o protetor solar. Estava um dia nublado que se abriu num sol maravilhoso quando chegamos no alto. Mas o mais importante de tudo , éramos só nós dois na trilha , um paraíso particular.

20150314_083037

Mas o mais interessante é a história do lugar, a curiosidade de um menino e a inquietação do pescador que sonhava conhecer o mundo pelo mar transformaram a vida de Adnir Ramos, o Maninho. Sem precisar sair da Barra da Lagoa, onde criou e e mantém o IMMA (Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arquoastronomia ) no Parque da Galheta , ele localizou os agrupamentos de pedras sobrepostas que formam pequenas janelas. São frestas de onde se vê o nascer do sol nos solstícios e equinócios, eventos celestes que marcam a troca das estações do ano. Os dolmens são grandes calendários luno-solar que fazem parte da sabedoria ancestral utilizada para marcar as estações do ano, com instrumentos de medição do tempo que ainda hoje permitem entender a mecânica do universo.

20150314_082712

20150314_082700

São formações rochosas gigantescas que não se entende como foram parar ali , assim como nos Parques de Stonehenge na Inglaterra ou os Moais da Ilha da Pascoa , mas que por aqui são ainda mais desconhecidos e intrigantes. Por via das dúvidas me coloquei exatamente embaixo da pedra mais importante , onde a energia seria mais forte! Pena que não era no solstício!

20150314_083406

 

20150314_083331

O Solstício de Verão,  o dia onde o Sol brilha mais tempo no céu, costuma ter grande afluencia de pesquisadores e são motivo de comemorações por aqui . A partir desse momento há um declínio do sol, os dias começam a ficar mais curtos e começamos a armazenar forças para o outono. Tradicionalmente as ervas colhidas nesse dia são muito poderosas.
O fogo marca esta festa como o Sol que permanece por mais tempo no Céu. Esta é a melhor época para queimar as preocupações do ano que passou.

20150314_084740

 

Para os mais místicos , existe a crença que são épocas importantes para se harmonizar com as energias do ciclo solar Nelas os solstícios e equinócios são  reconhecidos como ocasiões importantes para uma ligação para a meditação, para a ascensão da mente.

20150314_084343

Mas como ninguem é de ferro e nem só de energia vive o homem , no final da trilha seguimos para um barzinho n Bara da Lagoa . Lugarzinho tranquilo e típico da região.

20150314_091638

E para cmpletar um mergulho na Praia Mole , que fica logo ao lado.

20150314_100045

Para saber mais sobre programas e roteiros do Viajando com Arte acesse o site:

www.viajandocomarte.com.br

Amazônia - impressões de encantamento

18 de agosto de 2017 2

Numa primeira viagem para a Amazônia o encantamento de vivenciar o Brasil mais profundo me tomou de assalto.

IMG_1044
IMG_1399

Foi um roteiro sob medida e enxuto , saindo de Manaus e subindo o Rio Negro por três dias de barco.

Pegamos o Untamed, um barco com 8 cabines com todo o conforto e charme , que incluía um chef inspirado , camareiras e o melhor e mais profundo conhecedor da selva que poderíamos sonhar.

IMG_1063
IMG_1056

Foi uma aula sem fronteiras, que abriu nosso léxico de Amazônia e colocou uma semente de brasilidade em nosso coração.

IMG_1583IMG_1585

A pergunta mais frequente já respondo de cara, não tem mosquitos por aqui, nem nenhum outro tipo de inseto incômodo. O Rio Negro tem uma acidez que não deixa que eles sobrevivam, o que torna a viagem aprazível da manhã a noite.

IMG_0860

Manaus tenta resgatar sua rica historia do tempo das glórias do ciclo da borracha. O Teatro Amazônia está lindo e já vale a visita. Mas ainda tem o Mercado , Palácio Rio Negro e o delicioso hotel Villa Amazônia que além de bem localizado é lindo e confortável.

IMG_0622

Em três dias de navegação vimos muitos dos mamíferos e répteis  da selva como jacaré, macacos, preguiças e muitos botos.

IMG_1466IMG_1419

Fizemos todas as atividades que a floresta oferece: caminhadas, pescarias, banhos de rio, visita a comunidades indígenas e nado com o boto cor de rosa! Voltamos encantadas e inspiradas e este texto abaixo fala um pouco de tudo isto.

IMG_1224IMG_1187

“O Brasil não pode esperar para ser redescoberto.

São tantas águas, cursos abertos como veias na mata.

Um planeta água, verde, intocado. Rios que trazem sua verdade e não se entregam em luzes cristalinas.

Negro , Amazonas ou Solimões, cada qual mantém intacto o seu percurso. Igarapés singram os igapós, os manauara comem o seu tacacá feito de tucupi e jambu!

Um novo idioma , uma plêiade de criações da natureza ainda virgem e inviolada.

E nós, gente do sul, cheia de sabedoria estrangeira alheia ao nosso âmago, nossa verdade primordial.

Uma floresta tão rica em diversidade quanto em sensações , cores, reflexos e aromas.

Macacos que espiam com curiosidade, botos que nadam livres e interagem sem medo de seu maior predador.

Jacarés dividem as águas repletas de alimento conosco , e quem tem mais a temer?

Pirarucu, piranhas e tucumãs, o anzol não dá conta de tirá-los da água , criando uma nova paleta de sabores.

A selva se oferece abundante, açaí, cupuaçu, graviola ou cajá o paladar também vai aprender.

Cada palmeira com seu milagre, o palmito que mata ou o açaí que perpetua, a escolha é sua.

E mais água, e cipós e seringueiras que trouxeram a riqueza e logo a decadência.

A selva é sustentável, se sugada em excesso seca, murcha e morre.

E mais conhecimento em curas para todos os males, até para aqueles que nem sabemos que temos.

Curas para o corpo e para a alma que retorna repleta de orgulho de fazer parte de um Brasil que alheio à tudo insiste em sobreviver.”

Palestra - Russia : pinceladas de história , viagem e cultura

27 de julho de 2017 1

Olá amigos viajantes!
Na próxima terça-feira, dia 1 de agosto, vamos dar uma palestra sobre a Rússia, pinceladas de história, viagem e cultura.
Será aberto ao público interessado.
Rua Félix da Cunha, 1009 – às 19hs ( estacionamento no local, Safe Park)
Investimento: R$ 50,00
informações pelo 999911011
Esperamos vocês!

 

IMG_4219

Viagem Sri Lanka com opcional Maldivas - novembro 2017

12 de abril de 2017 0

unspecified4

Uma síntese de culturas e religiões   portugueses e holandeses , hindus e budistas, ingleses e indianos .
Uma Índia mais tranquila, limpa e silenciosa. Mas igualmente apimentada e colorida.

O aroma de curry está no ar, nos mercados coloridos pelos sarongs usados pelos homens como os escoceses e os sáris das belas e sorridentes meninas, com suas tranças grossas e negras caindo nas costas.

Sobrevoar seu pequeno território e como entrar num filme da National Geographic, nos pouco mais de 200km de largura vê-se planícies pontilhadas de vilarejos, montanhas e rios, mas principalmente lagos onde manadas de elefantes selvagens margeiam em seu andar despreocupado numa dança cadenciada.

E por fim o mar onipresente nesta ilha de diversidade.

Quando se entra no coração da ilha, a selva toma conta. Tudo é verde , mesmo o litoral não estando nunca a mais de 100km de distância.

 

unspecified5

Sigiriya é uma fortaleza perdida na selva, um elo perdido que nos lembra muito a cidadela de Machu Picchu. A subida é um desafio, mais de mil degraus nos separam de um visual estonteante de mata por todos os lados.

Dambulla está fora de qualquer proporção! Quatro cavernas totalmente adornadas com motivos budistas, como as igrejas ortodoxas russas que remontam ao sec I aC. Um sincretismo religioso reina por aqui. Mas as dimensões e o preciosismo são impressionantes.

Quanto mais para o interior se vai , mais a paisagem fica tropical e luxuriante. Alamedas de castanheiras sombreiam os caminhos

   unspecified1

Galle é o pedaço mais cosmopolita do país!  Um forte que abriga um microcosmos onde viveram portuguêses, holandeses e burgers, uma mistura de locais com seus colonizadores. Os britânicos tomaram parte no final do século XVIII. Lojinhas diversificadas e charmosas, as ramparts do forte e o mar cristalino são ingredientes para uma mistura ideal.

unspecified7

Gostaria de nos acompanhar nesta aventura de descobertas e sabores!

Informações e reservas : (51) 3025.2626

acosta@portobrasil.com.br

unspecified2