Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2009

Um passeio pela Graciosa

30 de dezembro de 2009 0

Todo curitibano que tem carro e curte viajar já deve ter feito o passeio pela estrada da Graciosa pelo menos uma vez na vida. Assim como o gaúcho gosta de ir para a Serra ou Litoral, o curitibano gosta de uma viagem até Morretes pela Graciosa. A estrada desce pela Serra do Mar, com cascatas e vistas da Serra e até do oceano, em alguns pontos. Parte e asfaltada e parte em paralelepípedo. Nos fins de semana fica congestionada. Em dias da semana é mais tranquilo passear lá. A seguir algumas fotos da estrada da Graciosa, que é o xodó dos curitibanos.

Pórtico de entrada:( a partir da BR-116, a estrada que liga Curitiba a São Paulo)

Parece a Serra gaúcha, mas é a Serra do Mar.

Outras fotos:

Tem cascatas e alguns rios bem legais por lá.

Em Morretes, o programa é saborear um barreado, prato típico da região, num dos vários restaurantes da cidade. Sempre que vou lá escolho o Restaurante Ponte Velha, que fica às margens do rio. No cardápio o barreado, peixe e bolinho de peixe, que é um dos melhores que já experimentei.

O restaurante, visto da outra margem do rio.

Fotos: arquivo pessoal.

Dica de hotel em Caxias do Sul

29 de dezembro de 2009 0

Ontem escrevi sobre um hotel bom para se ficar em Caxias do Sul, o Blue Tree. Falei das vantagens do hotel mas esqueci de dizer porque sugeri hotel em Caxias. Bem, a cidade fica mais ou menos no centro da Serra, perto de Bento e perto de Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Além disso, Caxias é uma cidade grande, com ótima infra-estrutura e tem ainda seus atrativos turísticos. Para quem viaja de carro pela Serra e procura um ponto bem localizado para se hospedar, então deve optar por Caxias. E como já falei, nos fins de semana o Blue Tree tem preços promocionais. Vale a pena.

Já experimentou o melhor hambúrger do mundo?

21 de dezembro de 2009 0

Um passeio por Curitiba não pode faltar uma visita ao Shopping Estação, que entre os que eu conheço, é um dos mais bonitos. De uma antiga estação ferroviária, fizeram este shopping muito bacana.

Eles aproveitaram a antiga plapaforma da estação, que agora fica dentro do shopping. É um exemplo de como espaços podem ser reaproveitados. Bem diferente do cais do porto de Porto Alegre, que está abandonado há milênios.

Lá no Estação tem o Restaurante Madero, que serve simplesmente o melhor hambúrguer do mundo. E olha que acho que é verdade.

Curitiba é uma cidade ótima. O calçadão do centro, na Boca Maldita, é bem diferente do centro de Porto Alegre. Nos domingos pela manhã é agradável de se caminhar porque tem menos movimento, mas as lojas já estão abertas.

E Curitiba tem um monte de parques, o Jardim Botânico, dezenas de shoppings e a Praça do Japão.

Depois de Curitiba fui para Ponta Grossa. A estrada é ótima, com 2 faixas em cada direção e o asfalto nota 10. Tem pedágio, claro, mas este a gente não se importa muito de pagar. Abaixo 2 flagrantes da BR-277, a estrada que corta o Paraná até Foz do Iguaçu.

Em Ponta Grossa fiquei num hotel excelente. Apartamento enorme, super confortável e com 2 piscinas, a externa e a térmica. Confesso que apesar do calor preferi a térmica porque a outra estava com a água muito fria…

De Ponta Grossa voltei para Curitiba. Hoje, segunda, fico aqui e amanhã desço a estrada da Graciosa em direção ao Litoral. Vou almoçar um Barreado em Morretes e depois seguir para Guaratuba, que é uma das praias do PR.

Até agora, pouca chuva. Em todos os lugares foi possível aproveitar praia e/ou piscina. Estou um pouco queimado, numa coloração meio avermelhada, por isso é bom dar um tempo em Curitiba até pegar uma praia amanhã.

Fotos> arquivo pessoal;