Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2010

Cascata da Escada

31 de março de 2010 0

A cascata fica às margens da BR-101, quase na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, a estrada que também é conhecida como Rio – Santos. Para quem ainda não conhece, eis as fotos:

fotos: arquivo pessoal

Dois Lajeados tem turismo aventura

31 de março de 2010 0

Esta pequena cidade do Vale do Taquari ficou conhecida recentemente aqui no RS quando assaltantes explodiram na madrugada a agência do Banco do Brasil para roubar o cofre. A população inteira da área urbana acordou com o estrondo. E não é de duvidar que a cidade inteira tenha escutado, porque Dois Lajeados é bem pequena. Limpa, organizada, mas pequena.

A igreja matriz São Roque, que este mês foi declarada patrimônio histórico e cultural do Estado:

Esta casa de madeira de dois andares no centro da cidade me chamou a atenção. Bati a foto rápido porque tinha duas velhinhas que moram ao lado que ficaram me olhando desconfiadas…

A agência do Banco do Brasil, ainda se recuperando da explosão.

fotos: arquivo pessoal.

Entre os atrativos turísticos de Dois Lajeados está a ferrovia do trigo, que de acordo com a prefeitura é considerada uma das maravilhas do Brasil, com sequência de túneis e viadutos fazendo o traçado do rio Guaporé. Um dos viadutos desta ferrovia fica em Vespasiano Correa, município vizinho, e é considerado o maior viaduto ferroviário das Américas, cujas fotos já postei no blog. Quem ainda não viu pode conferir, clicando neste LINK.

foto: divulgação.

Dois Lajeados também é considerado um ótimo lugar para quem é adepto do turismo aventura, com trilhas e canoagem no Rio Carreiro. O acesso é feito a partir da RS-129. A cidade fica bem perto de Guaporé.

foto: divulgação.

Nova atração no Alpen Park de Canela

30 de março de 2010 0

Quem vai para a Serra na Páscoa pode aproveitar para conhecer. É um simulador que sincroniza movimentos conforme a ação exibida pelo filme na tela. São quatro opções de filmes. O simulador tem capacidade para 2 pessoas. Cada filme dura quatro minutos e a sessão custa 10 reais. Para quem não conhece, o Alpen Park fica próximo da saída para São Francisco de Paula. Começou com o trenó, há alguns anos, mas o parque cresceu e hoje oferece outras atrações, como a Tirolesa, por exemplo. O local tem boa infra-estrutura, com lojinhas e lancheria.

fotos: arquivo pessoal.

Interessado em conhecer mais detalhes do parque? Então vá ao site do Alpen Park. É um bom passeio para se fazer em Canela.

Jaraguá do Sul - SC

30 de março de 2010 2

Sempre que vou a Santa Catarina acabo passeando pelo Vale do Itajaí. Geralmente vou a Brusque, mas em dezembro de 2009 resolvi conhecer outra cidade. Fiquei 1 dia em Jaraguá do Sul, antes de seguir para Brusque. Gostei da cidade. Tem um centro bem legal e organizado. Há um calçadão, lojas e bares com mesas na calçada. A cidade possui ainda um shopping de malhas (que estava fechado quando estive lá porque era feriado). Fiquei num hotel que gostei muito, o Saint Sebastian Flat, à beira do rio, um grande edifício preto que pode ser visto de longe.

Vista da janela do apartamento:

No centro da cidade, em frente ao shopping, a antiga estação ferroviária foi mantida:

Na saída para Pomerode, Blumenau e Brusque, um belo cenário de fundo:

Na estrada:

fotos: arquivo pessoal.

O problema de Jaraguá do Sul, na minha avaliação, são as estradas de acesso. Circular de carro por lá é bem complicado. As estradas são movimentadas demais e de pista simples, muitas vezes até sem acostamento. É um verdadeiro exercício de paciência em alguns horários. A BR-470, na região de Blumenau, tem trânsito intenso de caminhões. Um inferno. Em Gaspar sempre há congestionamentos no fim de tarde. Mas quem está pensando em conhecer a região vale a pena. Tem Blumenau, Brusque, Pomerode, a própria Jaraguá do Sul. É uma região cercada de montanhas, com paisagens bem interessantes.

reprodução google maps.

Porto Alegre - manhã de nevoeiro

30 de março de 2010 1

foto: leo saballa jr.

Nevoeiro em Porto Alegre no começo da manhã é uma cena bem comum, mas às vezes garante um cenário bem interessante. Como este captado pelo repórter Leo Saballa Júnior no centro da cidade em frente à prefeitura.

Cenas de Porto Alegre - Av.Ipiranga

29 de março de 2010 1

São Paulo também tem a Avenida Ipiranga, mas a de Porto Alegre tem o Arroio Dilúvio no meio. Dizem que antigamente até era possível tomar banho e pescar no arroio mas hoje, esqueça. É esgoto puro. Mas mesmo assim ainda é possível conseguir uma cenas bonitas.

fotos: arquivo pessoal.

As fotos foram tiradas de cima da passarela que fica bem em frente ao campus da PUC.

O viaduto ferroviário mais alto das Américas

29 de março de 2010 1

Esta obra de engenharia que você vai ver abaixo fica a 13 km do centro de Vespasiano Correa. Só o trajeto até lá já é uma aventura. Uma estrada de chão super estreita, com curvas, subidas e descidas em meio a muita mata nativa. Na chegada uma surpresa. Há um “barzinho”, uma mesa de sinuca e até um campo de futebol. O lugar é procurado por pessoas que moram na região para relaxar nos fins de semana. E a estrutura do viaduto, vista de baixo, é impressionante.

A área de lazer da população local.

Há poucos lugares na estrada de onde se pode ver o viaduto pela parte de cima por causa da vegetação, que é muito densa.

Outras fotos na estrada que leva à área do Viaduto.

O tom amarelado das folhas já é indicação que o Outono começou…

fotos: arquivo pessoal

Vespasiano Correa fica no Vale do Taquari. O acesso é feito a partir da RS-129. Para quem não conhece, a região é muito bonita.

Uma pequena e fria cidade

28 de março de 2010 0

Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil. Fica no chamado planalto serrano de Santa Catarina, perto de São Joaquim, que acaba levando a maior fama e atrai turistas no inverno em busca de neve, mas Urubici tem mais atrativos naturais. Há, por exemplo, o Morro da Igreja, sobre o qual já postei aqui, cascatas e outros pontos turísticos. É uma cidade bem pequena, em meio a um vale, como se pode ser na foto abaixo: uma vista do mirante:

Urubici tem muitas pousadas, mas bom mesmo é ficar no Urubici Park Hotel, que fica bem no centro da cidade e de onde é possível sair para qualquer passeio. Como se pode ver, Urubici é uma cidade bem pequena.

Na zona rural, a caminho do Morro da Igreja, tem algumas paisagens bem bacanas.

Urubici fica numa altitude de 915 metros. São Joaquim a 1.353 metros. O Morro da Igreja está a 1.828 metros. Lá tem uma base da Aeronáutica e a chamada Pedra Furada. A estrada para o morro é asfaltada e muitos turistas procuram o lugar.

fotos: arquivo pessoal.

Algumas fotos da Serra Gaúcha

27 de março de 2010 0

A leitora Cisieli já colaborou com o blog enviando fotos de uma pequena idade do extremo oeste de Santa Catarina, Itapiranga, que fica bem na fronteira com a Argentina. Agora ela mais uma vez envia fotos, desta vez de pontos bem conhecidos da Serra Gaúcha. E pelo jeito ela gosta muito de viajar por aí. Olhem só:

Vista do alto do pórtico de Nova Petrópolis, na estrada que vai para Gramado:

O Mundo a Vapor em Canela. Para quem ainda não conhece, é muito legal.

O Museu do Automóvel, na estrada que liga Gramado e Canela. Parece incrível mas ainda não fui lá. Quem já foi, gostou muito. Falha minha, então. Ainda vou conhecer o Museu.

fotos: Cisieli Campana.

Então faça como a Cisieli. Venha conhecer a Serra e se delicie…

Villa das Malhas - Coleção de Inverno

27 de março de 2010 0

Recebi um email da Karina, coordenadora dessa simpática malharia da serra gaúcha avisando que já estão disponíveis nas lojas as peças da coleção de inverno. O friozinho tá chegando, então vamos às compras. Além disso tem mais um feriadão se aproximando aí. Prá quem não conhece, a Villa das Malhas tem uma loja na RS-122 em São Vendelino, e outra em Gramado. A loja de São Vendelino eu já divulguei no Blog porque fica num ponto muito bonito da serra. Se você não conhece, não perca tempo.

Da área onde fica a loja é possível avistar parte de São Vendelino.

fotos: arquivo pessoal.

Quem está pensando em passeas na Serra Gaúcha neste fim de semana vale lembrar que Gramado está com a Chocofest e Nova Petrópolis com a Magia da Páscoa e o “fabuloso” Labirinto do Chocolate, além das atrações que a região já oferece.