Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2010

Cascata da Escada

31 de março de 2010 0

A cascata fica às margens da BR-101, quase na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, a estrada que também é conhecida como Rio – Santos. Para quem ainda não conhece, eis as fotos:

fotos: arquivo pessoal

Dois Lajeados tem turismo aventura

31 de março de 2010 0

Esta pequena cidade do Vale do Taquari ficou conhecida recentemente aqui no RS quando assaltantes explodiram na madrugada a agência do Banco do Brasil para roubar o cofre. A população inteira da área urbana acordou com o estrondo. E não é de duvidar que a cidade inteira tenha escutado, porque Dois Lajeados é bem pequena. Limpa, organizada, mas pequena.

A igreja matriz São Roque, que este mês foi declarada patrimônio histórico e cultural do Estado:

Esta casa de madeira de dois andares no centro da cidade me chamou a atenção. Bati a foto rápido porque tinha duas velhinhas que moram ao lado que ficaram me olhando desconfiadas…

A agência do Banco do Brasil, ainda se recuperando da explosão.

fotos: arquivo pessoal.

Entre os atrativos turísticos de Dois Lajeados está a ferrovia do trigo, que de acordo com a prefeitura é considerada uma das maravilhas do Brasil, com sequência de túneis e viadutos fazendo o traçado do rio Guaporé. Um dos viadutos desta ferrovia fica em Vespasiano Correa, município vizinho, e é considerado o maior viaduto ferroviário das Américas, cujas fotos já postei no blog. Quem ainda não viu pode conferir, clicando neste LINK.

foto: divulgação.

Dois Lajeados também é considerado um ótimo lugar para quem é adepto do turismo aventura, com trilhas e canoagem no Rio Carreiro. O acesso é feito a partir da RS-129. A cidade fica bem perto de Guaporé.

foto: divulgação.

Nova atração no Alpen Park de Canela

30 de março de 2010 0

Quem vai para a Serra na Páscoa pode aproveitar para conhecer. É um simulador que sincroniza movimentos conforme a ação exibida pelo filme na tela. São quatro opções de filmes. O simulador tem capacidade para 2 pessoas. Cada filme dura quatro minutos e a sessão custa 10 reais. Para quem não conhece, o Alpen Park fica próximo da saída para São Francisco de Paula. Começou com o trenó, há alguns anos, mas o parque cresceu e hoje oferece outras atrações, como a Tirolesa, por exemplo. O local tem boa infra-estrutura, com lojinhas e lancheria.

fotos: arquivo pessoal.

Interessado em conhecer mais detalhes do parque? Então vá ao site do Alpen Park. É um bom passeio para se fazer em Canela.

Jaraguá do Sul - SC

30 de março de 2010 2

Sempre que vou a Santa Catarina acabo passeando pelo Vale do Itajaí. Geralmente vou a Brusque, mas em dezembro de 2009 resolvi conhecer outra cidade. Fiquei 1 dia em Jaraguá do Sul, antes de seguir para Brusque. Gostei da cidade. Tem um centro bem legal e organizado. Há um calçadão, lojas e bares com mesas na calçada. A cidade possui ainda um shopping de malhas (que estava fechado quando estive lá porque era feriado). Fiquei num hotel que gostei muito, o Saint Sebastian Flat, à beira do rio, um grande edifício preto que pode ser visto de longe.

Vista da janela do apartamento:

No centro da cidade, em frente ao shopping, a antiga estação ferroviária foi mantida:

Na saída para Pomerode, Blumenau e Brusque, um belo cenário de fundo:

Na estrada:

fotos: arquivo pessoal.

O problema de Jaraguá do Sul, na minha avaliação, são as estradas de acesso. Circular de carro por lá é bem complicado. As estradas são movimentadas demais e de pista simples, muitas vezes até sem acostamento. É um verdadeiro exercício de paciência em alguns horários. A BR-470, na região de Blumenau, tem trânsito intenso de caminhões. Um inferno. Em Gaspar sempre há congestionamentos no fim de tarde. Mas quem está pensando em conhecer a região vale a pena. Tem Blumenau, Brusque, Pomerode, a própria Jaraguá do Sul. É uma região cercada de montanhas, com paisagens bem interessantes.

reprodução google maps.

Porto Alegre - manhã de nevoeiro

30 de março de 2010 1

foto: leo saballa jr.

Nevoeiro em Porto Alegre no começo da manhã é uma cena bem comum, mas às vezes garante um cenário bem interessante. Como este captado pelo repórter Leo Saballa Júnior no centro da cidade em frente à prefeitura.

O viaduto ferroviário mais alto das Américas

29 de março de 2010 1

Esta obra de engenharia que você vai ver abaixo fica a 13 km do centro de Vespasiano Correa. Só o trajeto até lá já é uma aventura. Uma estrada de chão super estreita, com curvas, subidas e descidas em meio a muita mata nativa. Na chegada uma surpresa. Há um “barzinho”, uma mesa de sinuca e até um campo de futebol. O lugar é procurado por pessoas que moram na região para relaxar nos fins de semana. E a estrutura do viaduto, vista de baixo, é impressionante.

A área de lazer da população local.

Há poucos lugares na estrada de onde se pode ver o viaduto pela parte de cima por causa da vegetação, que é muito densa.

Outras fotos na estrada que leva à área do Viaduto.

O tom amarelado das folhas já é indicação que o Outono começou…

fotos: arquivo pessoal

Vespasiano Correa fica no Vale do Taquari. O acesso é feito a partir da RS-129. Para quem não conhece, a região é muito bonita.

Uma pequena e fria cidade

28 de março de 2010 0

Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil. Fica no chamado planalto serrano de Santa Catarina, perto de São Joaquim, que acaba levando a maior fama e atrai turistas no inverno em busca de neve, mas Urubici tem mais atrativos naturais. Há, por exemplo, o Morro da Igreja, sobre o qual já postei aqui, cascatas e outros pontos turísticos. É uma cidade bem pequena, em meio a um vale, como se pode ser na foto abaixo: uma vista do mirante:

Urubici tem muitas pousadas, mas bom mesmo é ficar no Urubici Park Hotel, que fica bem no centro da cidade e de onde é possível sair para qualquer passeio. Como se pode ver, Urubici é uma cidade bem pequena.

Na zona rural, a caminho do Morro da Igreja, tem algumas paisagens bem bacanas.

Urubici fica numa altitude de 915 metros. São Joaquim a 1.353 metros. O Morro da Igreja está a 1.828 metros. Lá tem uma base da Aeronáutica e a chamada Pedra Furada. A estrada para o morro é asfaltada e muitos turistas procuram o lugar.

fotos: arquivo pessoal.

Algumas fotos da Serra Gaúcha

27 de março de 2010 0

A leitora Cisieli já colaborou com o blog enviando fotos de uma pequena idade do extremo oeste de Santa Catarina, Itapiranga, que fica bem na fronteira com a Argentina. Agora ela mais uma vez envia fotos, desta vez de pontos bem conhecidos da Serra Gaúcha. E pelo jeito ela gosta muito de viajar por aí. Olhem só:

Vista do alto do pórtico de Nova Petrópolis, na estrada que vai para Gramado:

O Mundo a Vapor em Canela. Para quem ainda não conhece, é muito legal.

O Museu do Automóvel, na estrada que liga Gramado e Canela. Parece incrível mas ainda não fui lá. Quem já foi, gostou muito. Falha minha, então. Ainda vou conhecer o Museu.

fotos: Cisieli Campana.

Então faça como a Cisieli. Venha conhecer a Serra e se delicie…

Fotos de estrada - BR-116

25 de março de 2010 0

A estrada gaúcha que tem um dos trechos mais perigosos e mortais do País – na Região Metropolitana de Porto Alegre – também oferece locais de uma beleza incrível. Um dos trechos mais bonitos da BR-116 fica entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. São muitas curvas e quase sem acostamento, por isso uma área perigosa onde é preciso dirigir com cuidado. O que também impede de parar o carro para bater umas fotos. Mas sempre se dá um jeito:

fotos: arquivo pessoal.

Turismo no Paraná: Conheça Rio Azul

25 de março de 2010 2

Dez vez em quando algum leitor manda fotos e eu acho legal isso porque permite mostrar certas regiões do país sob uma ótica diferente. Agora recebi fotos de um leitor de Rio Azul, cidade localizada no sul do Paraná, perto da divisa com Santa Catarina. Fui para a Internet pesquisar, já que não conheço Rio Azul, embora tenha passado de carro bem perto. O site da Prefeitura afirma que Rio Azul é a capital do melhor clima do Paraná. A cidade tem origem e tradição portuguesa. Um dos principais pontos turísticos é o Parque da Pedreira que, na avaliação do leitor Teobaldo Mesquita, é “belíssimo”. Ele também convida o turista a conhecer as paisagens culturais e pinturas sacras em igrejas. As fotos abaixo são dele e devo dizer que são muito bonitas.

fotos: Teobaldo Mesquita

Confira a localização de Rio Azul.

reprodução google maps.

Quem está em Curitiba deve pegar a estrada que vai para Guarapuava, a BR-277, ou então a BR-476, que vai para União da Vitória. Aliás, o leitor Teobaldo também sugere ao turista conhecer outras cidades da região do Sul do Paraná. Uma boa dica. Eu conheço apenas Guarapuava e Lapa, que ficam nas proximidades.