Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2010

Compre malhas em Farroupilha

29 de abril de 2010 1

Farroupilha não tem muitos atrativos turísticos. A exceção é o Salto Ventoso, uma bela cascata a 14 km do centro, sobre a qual já postei fotos. A cidade é mais conhecida pelas malharias. O centro de compras mais conhecido de Farroupilha é aquele localizado às margens da RS-122, ao lado da rodoviária. Geralmente, nos fins de semana, está sempre cheio. Há lojas de todos os tipos e é uma boa opção para quem deseja comprar malhas.

O centro de compras é bem espaçoso:

Algumas lojas:

Lá tem também uma pequena praça da alimentação, com almoço, lanches e venda de produtos coloniais:

fotos: arquivo pessoal.

Farroupilha fica a 107 km de Porto Alegre e a pouco mais de 30 km de Caxias. Também está bem próxima de Bento Gonçalves. Em maio, a partir do dia 7, a cidade sediará mais uma edição da Fenakiwi.

Um castelo em Caxias do Sul

28 de abril de 2010 0

Fui conferir o castelo da vinícola Château Lacave, em Caxias do Sul. Para quem não conhece, o castelo fica localizado às margens da BR-116 perto de Ana Rech. É à direita de quem segue na direção norte. Há um restaurante no local que, de acordo com alguns guias de turismo, é um dos melhores do Estado em se tratando de culinária italiana. A conferir. Turistas interessados apenas no passeio podem conhecer as dependências do castelo. Uma guia acompanha e conta toda a história do lugar.

Na parte interna:

As pedras do castelo foram colocadas sem cimento, apenas ajustadas uma à outra:

No sub-solo a área do castelo é reservada aos vinhos:

O restaurante do castelo:

Do lado de fora, muito verde:

fotos: arquivo pessoal.

Quem ficou interessado pode conferir horários de visitação no site do Château Lacave. Ah, no castelo também é possível comprar vinhos no varejo.

Barragem do Salto

27 de abril de 2010 2

As barragens estão em capas de jornais hoje, transbordando por causa da chuva. Pois imagino como deve estar agora a Barragem do Salto, que visitei há uns 10 dias. Em setembro do ano passado, 2 pessoas morreram afogadas nesta barragem, que fica em São Francisco de Paula, na serra gaúcha. Eles atravessavam de caminhão e foram surpreendidos pela forte correnteza do rio santa cruz, por causa da chuva. O caminhão foi arrastado e os 2 ocupantes morreram. Quem visita a barragem não imagina que possa ter acontecido algo semelhante. Quando estive lá a situação era bem tranquila. Agora, com a chuva dos últimos dias, acredito que o nível da barragem tenha subido bastante.

Neste caminho pavimentado à esquerda da foto foi onde o caminhão transitava e acabou levado pela correnteza. Choveu muito e a água passou por cima do muro de contenção da represa.

fotos: arquivo pessoal.

O acesso à Barragem do Salto é feito a partir da estrada que liga Canela e São Francisco. O trecho de uns 4 km mais ou menos é de chão, em condições razoáveis.

Ambientes coloridos dão o tom desta pousada da Serra

26 de abril de 2010 0

Quem ainda não conhece a Pousada da Neve está perdendo tempo. Localizada em Nova Petrópolis, num bairro a 2 km do centro e muito tranquilo, a pousada é um ótimo lugar para o descanso do fim de semana. Toda a decoração da pousada é baseada em cores. Os ambientes são muito coloridos, o que torna ainda mais agradável o lugar. Tem uma piscina, para o verão e serve um café da manhã muito gostoso. Se você está em dúvida sobre onde se hospedar na Serra, experimente a Pousada da Neve. De Nova Petrópolis o acesso é fácil para Gramado e Canela. sem falar que a cidade fica a 100 km de Porto Alegre. A seguir, as cores da pousada:

O prédio chama a atenção de longe.

Flores nas janelas:

Piso diferenciado:

Os ambientes internos:

Cores até no número dos apartamentos:

A sala do café da manhã:

fotos: arquivo pessoal.

Para mais informações, acesse o site da Pousada da Neve.

Viajando (ou passeando) de ônibus

25 de abril de 2010 0

foto: divulgação

“Se aqui é o inferno, quero voltar mais vezes” – Frase de um torcedor do Grêmio depois do GRE-nal de hoje…

Uma livraria em São Chico

24 de abril de 2010 0

Já faz tempo que eu quero escrever sobre esta livraria de São Francisco de Paula, que já foi assunto de inúmeros blogs e matérias de jornais. A Livraria Miragem na verdade é bem real. Ela foi inaugurada em 2008 pela professora aposentada Luciana Olga Soares. Pois a livraria de São Chico virou atração turística da cidade. Na verdade não é apenas uma livraria, mas um espaço cultural, com casa de chá e sala de eventos.

Além de livros, é possível saborear um bom café ou lanche na casa de chá.

Ou visitar o centro cultural:

A Livraria Miragem fica na avenida principal da cidade, que no Outono ganha cores bem variadas.

fotos: arquivo pessoal.

Para escolher um local de hospedagem em São Francisco de Paula visite o site do Hotel in Site.

Municípios gaúchos 2 - Água Santa

24 de abril de 2010 0

Município localizado no norte do Estado, na região de Passo Fundo. Está a uma altitude de 650 metros e tem pouco menos de 4 mil habitantes. Começou a se formar em 1920, quando imigrantes italianos de Antônio Prado, Veranópolis, Garibaldi e arredores foram para a localidade.  O nome Água Santa vem do principal atrativo turístico do município, uma fonte de água considerada milagrosa pelos primeiros moradores. A fonte fica na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Outros atrativos para os turistas são: a Cascata de São Caetano; a Cascata do Erval; e o Balneário Capão de Mato.

reprodução site Embrapa.

Água Santa está localizado a 332 km de Porto Alegre.

foto: divulgação.

Uma estrada muito graciosa no Paraná

23 de abril de 2010 1

Sempre que vou ao Paraná faço este passeio. Desço de carro a Estrada da Graciosa. É um caminho diferente para quem sai de Curitiba em direção a Morretes. A estrada tem trechos em asfalto e trechos em paralelepípedo. Há pelo caminho pontes antigas, riachos, cascatas e mirantes. De lá é possível ver até o mar, em dias de céu claro. Para quem não conhece a Estrada da Graciosa, eis algumas fotos:

fotos: arquivo pessoal

O acesso à Estrada da Graciosa é feito a partir da Rodovia Régis Bittencourt, o trecho da BR-116 que liga Curitiba e São Paulo. A estrada termina em Morretes mas o passeio pode ser estendido a Antonina e Paranaguá e às praias do litoral do PR, como Matinhos, Caiobá e Guaratuba. Em Morretes não deixe de experimentar o tradicional prato da região, o Barreado. Há vários restaurantes especializados na cidade.

Imagens de Outono no Lago São Bernardo

22 de abril de 2010 10

Considerado o cartão postal de São Francisco de Paula, o lago São Bernardo tem uma extensão de 1.900 m e profundidade média de 5 metros. O lago não é poluído mas também não é local para banho. É área de lazer, especial para caminhadas. As margens são ajardinadas, com árvores e pinheiros. Visitar o lago São Bernardo de São Chico não custa nada. É de graça.

A foto abaixo foi publicada ontem na página 3 do jornal Pioneiro, de Caxias.

fotos: arquivo pessoal.

O prédio acima é o Hotel Cavalinho Branco, acho que um dos mais antigos da cidade. Já me hospedei nesse hotel há uns 10 anos. O hotel tem um grande potencial mas hoje parece um pouco abandonado. Tem uma piscina grande, embora ao ar livre, o que é um ponto negativo em se tratando de São Francisco de Paula, uma das cidades mais frias do RS. O hotel fica numa área privilegiada e com um bom investimento e marketing pode voltar a atrair turistas. Além desse hotel, São Chico tem outros e muitas pousadas.

Do Litoral à Serra - na Rota do Sol

21 de abril de 2010 0

Eu não consigo entender porque alguns motoristas correm feito uns malucos nas estradas, fazendo ultrapassagens perigosas e colocando a vida deles e a dos outros em risco. O bom de viajar de carro é curtir o passeio. Dirigir dentro do limite de velocidade, apreciar a paisagem e parar de vez em quando para bater algumas fotos. Foi o que fiz na Rota do Sol. Desde que foi inaugurada, a estrada encurtou o caminho de quem vai da Serra ao Litoral Norte gaúcho, ou vice-versa. A Rota tem túneis, viadutos e uma vista espetacular em alguns pontos. No verão, nos fins de semana, costuma ser bastante movimentada. Fora do veraneio é bem mais tranquila. Na minha última passagem pela Rota do Sol fiz o trajeto praia – serra, que rendeu algumas fotos.

Ao fundo, a serra:

Um rio que parece tranquilo mas em dias de chuva provoca enxurrada.

Outras fotos:

fotos: arquivo pessoal.

Olhem só: o leitor José Benedito de Oliveira também gosta de viajar de carro e mandou uma dica da Rota do Sol. Segundo ele, vale a pena parar no mirante e ir a pé até a entrada do túnel para ouvir o som dos carros dentro do túnel e para obter uma foto da “boca do túnel” – de dentro para fora, no contra-luz, dá um efeito muito bom. Então, na próxima viagem pela Rota do Sol, em vez de afundar o pé, andando em alta velocidade, vá mais devagar e curta a paisagem. O mar não vai sair do lugar. Nem a Serra…