Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2010

Sinimbu também faz parte da Rota Germânica

31 de maio de 2010 5

Sinimbu fica ao lado de Santa Cruz do Sul e também faz parte da Rota Germânica do Vale do Rio Pardo. No caminho, a estrada passa pelo distrito de Rio Pardinho, sobre o qual já postei aqui. Em Sinimbu, uma pequena cidade com população de origem alemã, o que domina é a igreja nossa senhora da Glória, bem no centro.

O Rio Pardinho banha a cidade.

A estação rodoviária fica num prédio bem antigo.

O centro de Sinimbu:

Na área rural fica a Pousada Engelmann, localizada a uns 6 quilômetros do centro, com acesso por estrada de chão. A pousada fica num lugar bem escondido e é considerada ponto turístico da cidade. No caminho, muitas casas antigas.

E a estradinha vai margeando o Rio Pardinho.

É um passeio diferente, pela estrada em meio à muita mata e belas paisagens.

Bem na entrada de Sinimbu tem esta casa, toda feita em pedra grês, que é comum na região.

fotos: arquivo pessoal

Os vitrais azuis de Mato Leitão

27 de maio de 2010 9

Fiz um levantamento de quantas cidades gaúchas conheço. São 114, contando com Porto Alegre. O RS tem 497 municípios. Acho que conheço bastante. Uma dessas cidades onde já estive é Mato Leitão, no Vale do Rio Pardo. O que me chamou a atenção lá foram os vitrais bem azuis da igreja católica Santa Inês, no centro.

Mato Leitão é uma cidade bem pequena. Não há prédios altos, São apenas casas. Algumas delas eu fotografei, mais a título de curiosidade.

Uma coisa eu percebi ao visitar essas pequenas cidades gaúchas: as pessoas te cumprimentam nas ruas, mesmo que não te conheçam. Coisas que não acontecem nas cidades grandes. Mas voltando a Mato Leitão. Abaixo, fotos da área rural. A entrada principal para a cidade está em obras de asfaltamento. Utilizei outra, que é de chão, mas em boas condições.

fotos: arquivo pessoal.

O túnel ferroviário de Muçum

24 de maio de 2010 1

Muçum é uma pequena cidade localizada no belo Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Estive lá há algumas semanas. É pouco conhecida e está fora das rotas turísticas mas tem um lugar interessante para se conhecer. É o viaduto e o túnel ferroviário, às margens do Rio Taquari. Dizem que tem uma estátua de Cristovão Colombo por lá, mas confesso que não vi. Faltou tempo. Outro ponto legal que encontrei em Muçum foi a rua coberta, para a realização de eventos, bem na praça principal. Vamos às fotos.

O Rio Taquari, visto da ponte:

O viaduto ferroviário, que termina no túnel, meio escondido entre a vegetação:

A rua coberta, no centro:

E a já tradicional pracinha e igreja, nas cidadezinhas do interior:

fotos: arquivo pessoal.

Ainda pretendo voltar a Muçum, com mais calma, porque é possível subir no viaduto até o túnel ferroviário. E ainda quero descobrir a tal estátua do Colombo…

A Rota Germânica de Rio Pardinho

19 de maio de 2010 4

Ouvi falar pela primeira vez em Rio Pardinho há uns 2 anos mais ou menos. Estive em Santa Cruz e procurei me informar sobre a tal Rota Germânica. Muita gente nunca tinha ouvido falar. Agora, com o blog e variando mais minhas viagens de carro, fui à região procurar o Rio Pardinho. Consegui folhetos que falam maravilhas da rota germânica. Confesso que fiquei decepcionado. Me parece um exemplo de falta de divulgação de um lugar turístico. Rio Pardinho é na verdade uma localidade no interior de Santa Cruz do Sul. Fica na estrada que vai para Sinimbu, a partir da RST-287. O asfalto está péssimo. Falta sinalização. E eu não estou criticando a comunidade de Rio Pardinho. Estou criticando a falta de propaganda desta bela região do Vale do Rio Pardo. Acho que é hora de a prefeitura de Santa Cruz do Sul dar mais atenção à localidade e melhorar o acesso, colocar mais placas informando o turista. É tudo muito espalhado, mesmo que às margens da estrada. Há casas antigas, da época do início da colonização alemã, mas falta informação.

Pelo folheto, há restaurantes, cafés, artesanato e ponto de venda de pães e cuca. Bem, o restaurante eu localizei, mas não almocei lá. Comprei cucas na “Cucas Gressler” e gostei muito. É uma cuca quase artesanal, caseira mesmo, e muito barata. Parabéns à cozinheira.

De resto, Rio Pardinho deixa um pouco a desejar. Fica aqui o alerta à Prefeitura de Santa Cruz do Sul: vamos valorizar mais essa região de grande potencial turístico. Abaixo, separei algumas fotos de casas antigas na localidade de Rio Pardinho. A imigração alemã na região começou em 1852. Acredito que algumas casas das fotos abaixo sejam bem antigas.

fotos: arquivo pessoal

Santa Cruz do Sul fica a 120 km de Porto Alegre. A localidade de Rio Pardinho está uns 15 km à frente. Ah, Rio Pardinho é um rio que passa pela região e vai desembocar no rio Jacuí, em Rio Pardo.

Que tal se hospedar num convento?

18 de maio de 2010 1

Se você procura o que está escrito na placa da foto acima, então este é o lugar perfeito. Fiz um passeio não programado no último fim de semana e acabei voltando a Imigrante, cidade localizada no alto do Vale do Taquari. Fui por um caminho diferente, a partir de Estrela e Colinas. Acabei conhecendo o convento franciscano São Boaventura, um lugar muito especial nesta pequena cidade gaúcha. O prédio começou a ser construído no começo da década de 40 e só ficou completamente pronto nos anos 50. É todo em pedra grês, que é um tipo de pedra comum da região. Além de formar estudantes da Ordem Franciscana, o convento também acolhe grupos de pessoas. Para congressos, retiros e seminários, por exemplo. Agora, mesmo que você não seja muito interessado em se hospedar num lugar assim, vale a pena conhecer a região. O convento fica na localidade de Daltro Filho. Só o passeio de carro até lá já vale a viagem. É uma das regiões mais bonitas do RS.

No convento há uma capela, claro.

A localidade de Daltro Filho, onde fica o convento, tem paisagens bem legais.

fotos: arquivo pessoal.

Pois agora em junho o convento de Imigrante vai sediar mais um retiro cabalístico da Escola de Kabbalah de Adriana Finkelstein. Serão dois dias de calmaria, tranquilidade, orientação e estudos, na busca do centro, do eu verdadeiro, segundo palavras tiradas do site da escola. Se você ficou interessado neste passeio, visite o site AQUI e tenha mais informações.

Imigrante fica a 125 km de Porto Alegre, com acesso a partir da BR-386, passando por Colinas, ou pela Rota do Sol.

Um hotel à beira da Lagoa

17 de maio de 2010 0

Enquanto preparo os posts com as fotos do último passeio, uma dica de hotel. Já escrevi aqui sobre São Lourenço do Sul e suas praias lacustres. Pois agora volto a escrever sobre a cidade, com uma sugestão de hospedagem. O Hotel das Figueiras fica bem em frente à lagoa, na praia das Nereidas, perto de bares e restaurantes. O Hotel tem 2 piscinas, sendo uma térmica. Vale tanto para dias quentes, no verão, como para épocas mais amenas, e até mesmo no inverno, já que é um lugar bem calmo nesta época. E é sempre bom passear em cidades tranquilas como São Lourenço do sul.

Uma bela árvore em frente ao hotel:

Outras imagens de São Lourenço, para quem não viu o post anterior sobre a cidade:

fotos: arquivo pessoal.

Se você se interessou pelo hotel, confira mais detalhes no site: Hotel das Figueiras.

A tranquilidade de Santa Tereza dos vinhedos

10 de maio de 2010 0

A Serra Gaúcha muitas vezes nos revela belas surpresas. São pequenas cidades que ficam fora das rotas tradicionais de turismo, e que só é possível conhecer quando se pega o carro e sai por aí. Santa Tereza é um exemplo. A cidade fica ao lado de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul. O acesso é feito pela RS-444, conhecida como a rota dos vinhedos. É uma cidadezinha bem tranquila, às margens do rio Taquari. Passear por lá num sábado à tarde, por exemplo, é entrar em outro mundo. Um silêncio e uma paz inacreditáveis. De colonização italiana e também polonesa, Santa Tereza é cercada por vales e preserva montanhas com mata nativa. O centro histórico tem um patrimônio de casas, torres e igrejas. Além do rio Taquari, Santa Tereza também é cortada pelo rio Barra Mansa, bem no centro, cuja travessia é feita por ponte pêncil.

Casa de madeira de dois andares.

O Rio Taquari.

Algumas paisagens de Santa Tereza.

Bem ao fundo é possível avistar Bento Gonçalves.

fotos: arquivo pessoal.

Pelo calendário de eventos da prefeitura, Santa Tereza sedia agora dia 23 de maio o encontro de carros antigos. A cidade fica perto de Bento, onde há várias opções de hospedagem.

As belezas de Santa Clara do sul

07 de maio de 2010 10

Surpreendente a viagem até Santa Clara do Sul, uma pequena cidade localizada no alto do vale do Taquari, já bem perto de Lajeado. Depois que a gente sai da Rota do Sol e pega a estreita estrada que leva a Santa Clara, há uma surpresa a cada curva. Estive lá no último fim de semana, num fim de tarde, e gostei muito da viagem, que foi rápida. Pretendo voltar com mais calma. Bati algumas fotos no trajeto mas como não há acostamento, na maioria dos lugares é difícil parar o carro.

Um bom lugar para “descansar em paz”…

A foto abaixo foi tirada na rua central de Santa Clara, em direção à saída da cidade.

fotos: arquivo pessoal

Santa Clara do Sul me pareceu ser uma cidade bem tranquila, localizada numa região privilegiada do RS.

Almoce (ou jante) no Planeta Terra

06 de maio de 2010 0

Muitas vezes quando se viaja de carro falta encontrar um bom lugar para refeições. Pois quem costuma passar pela BR-386 na região de Lajeado não tem este problema. Basta entrar no Unicshopping, que fica às margens da rodovia, e procurar o restaurante Planeta Terra. Serve um buffet a kilo com preço acessível e ótima comida. Sempre que vou a Lajeado, acabo almoçando ou jantando lá. Olha que vale a pena. Sem dúvida é um dos melhores buffets a kilo que conheço por aí…

O restaurante tem sobremesas variadas:

O ambiente é amplo e agradável:

fotos: arquivo pessoal

Outra dica: agora em Teutônia, cidade bem próxima de Lajeado. O restaurante do hotel União oferece ótima refeição também. Tem o buffet normal e o buffet a kilo. Fica bem no centro do bairro Languirú, perto da Rodoviária. Fácil de achar. É outra dica para refeição “em viagem…”.

Compras na Tramontina

06 de maio de 2010 0

Algumas pessoas afirmam que vale a pena comprar no varejo da Tramontina em Carlos Barbosa, outras garantem que não. O certo é que a loja é sempre procurada por turistas. Às vezes é possível encontrar uma boa promoção, mas depende da sorte. Quem vai a Carlos Barbosa não pode deixar de aproveitar a oportunidade para conhecer o local. Não custa nada.

fotos: arquivo pessoal.

O varejo da Tramontina é um prédio moderno, limpo, com uma boa cafeteria e estacionamento coberto. É fácil de achar. Fica na rua atrás da igreja em Carlos Barbosa. A cidade sedia sempre em julho a tradicional Festiqueijo.