Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2010

Vale a pena ir na Festiqueijo?

30 de junho de 2010 3

A Festiqueijo de Carlos Barbosa começa amanhã e vai até 25 de julho, sempre nos fins de semana. Acho que já pode ser considerada uma das festas mais tradicionais da Serra Gaúcha. Gosto muito desta cidade que considero limpa e organizada, já estive várias vezes lá e inclusive já postei muita coisa sobre ela aqui no blog. Fui duas vezes na Festiqueijo. Na primeira vez gostei muito, era novidade, mas na segunda já comecei a perceber alguns problemas e depois desisti de ir. Para quem não conhece e gosta de vinhos, queijos e de gastronomia italiana, é bom ir para ver como é. Mas analisando melhor, vamos ver o que tem de bom e o que não tem.

Prá começar, o preço é salgado. São 53 reais por pessoa nos fins de semana. Tudo bem que a comida e a bebida estão incluídos, mas por pouco mais de 50 reais duas pessoas comem bem num bom restaurante italiano. O problema é que a área da Festiqueijo é um pouco apertada. Não há lugar para sentar, é preciso ficar de pé. Aí já acho que é uma estratégia dos organizadores, pois assim o visitante não fica tanto tempo… Nos horários de maior movimento é um empurra-empurra nos lugares onde está a melhor comida.

Na parte externa, não há muito lugar para estacionar. Quem chega tarde tem de deixar o carro longe. Quem gosta de agitação, talvez acabe se agradando, embora os shows programados sejam na maioria de grupos ou artistas pouco conhecidos. Bem, talvez sejam bem conhecidos na região, não estou colocando em dúvida a competência deles.

Na minha opinião de viajante e conhecedor de muitas festas e feiras pelo Interior, vejo a Festiqueijo com um preço alto demais para o que oferece. Sem querer desmerecer este evento que é o principal de Carlos Barbosa. Mas eu não recomendo a ninguém ir à cidade apenas pela festa.

Para os interessados em visitar a Festiqueijo, todas as informações necessárias estão no site, AQUI. Ah, o local da festa é o prédio à esquerda, ao lado da igreja da foto abaixo, bem no centro da cidade.

foto: arquivo pessoal

O sonho dos sonhos

29 de junho de 2010 0

Há quem diga que o melhor sonho do RS é vendido em Santo Antônio da Patrulha. Não concordo. O melhor sonho, disparado, é o de Rio Pardo. Já experimentei os dois. O de Rio Pardo não tem comparação. O sonho de Rio Pardo pode ser saboreado no Casarão dos Sonhos, ou o casarão azul, como é conhecido.

O casarão dos sonhos é fácil de achar. Fica perto da igreja matriz.

No casarão também funciona a sociedade dos artesãos da cidade.

É um casarão antigo, com ambiente bem agradável.

Peça o sonho com ou sem recheio, um chá ou café preto.

fotos: arquivo pessoal

O casarão dos sonhos funciona à tarde, inclusive nos sábados. Se você ainda não experimentou o sonho de Rio Pardo, bem, está esperando o quê?

Veranópolis - terra da longevidade

28 de junho de 2010 1

Não é difícil entender porque a cidade é conhecida como a terra da longevidade. A vida lá parece ser bem tranquila. Veranópolis é mais uma cidade gaúcha com população de origem italiana. O acesso principal é feito pela RST-470, uma estrada cheia de curvas, de pista estreita e bastante perigosa, especialmente no trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis. No rio das Antas, a famosa ponte que virou cartão postal.

Veranópolis tem ladeiras e avenidas bem largas.

No centro, a praça ao lado da igreja é bem bacana. Ponto de encontro de jovens e adolescentes nos fins de semana.

Na estrada que vai a Cotiporã tem o balneário do Rio Retiro, sobre o qual já postei aqui.

fotos: arquivo pessoal

Como opções de hospedagem, Veranópolis tem o Verona Park Hotel, que fica na entrada da cidade e a Pousada dos Três Monges, um pouco mais afastada, numa área rural.

Comprando cucas em Rio Pardinho

27 de junho de 2010 0

Rio Pardinho fica em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, na chamada Rota Germânica. Quem conhece sabe onde comprar cucas e pães. Fica à esquerda de quem chega a partir da RST-287, ao lado da casa abaixo:

Dentro da casinha aí da foto está um mundo de delícias alemãs. Se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. Santa Cruz do Sul é a terra das cucas…

fotos: arquivo pessoal

O rio Jacuí subiu

26 de junho de 2010 0

Pelo menos aqui em Rio Pardo o rio me parece ter subido um pouco com a chuva que desde quinta-feira foi forte por aqui. Já na tarde de sábado parou. Mas a praia dos Ingazeiros está com o nível bem elevado.

foto arquivo pessoal

No passeio em Rio Pardo bati algumas fotos e, claro, experimentei o maravilhoso sonho, sobre o qual vou escrever nos próximos dias. É o melhor sonho do RS…

Municípios Gaúchos 6 - Alegrete

26 de junho de 2010 0

Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração, cruzarás pela estrada algum ginete, ouvirás toque de gaita e violão.

Todo gaúcho ligado ao tradicionalismo, e até muitos que não são, conhecem este verso do Canto Alegretense.

É uma das cidades mais tradicionalista do RS. Fica a caminho da Fronteira Oeste, com acesso pela BR-290 para quem sai de Porto Alegre. É banhada pelo rio Ibirapuitã e tem alguns balneários. Ao lado do rio fica o parque municipal, considerado um dos pontos turísticos.

A Ponte de Pedra é uma rocha em formato de ponte, que fica em local de difícil acesso, embora seja bastante procurada pelos turistas, de acordo com informações da prefeitura.

fotos: divulgação

Alegrete tem vários hotéis e restaurantes que podem ser conferidos AQUI. Grande parte dos eventos que acontecem na cidade é ligada às tradições gaúchas, como concurso de prendas, gineteadas, encontros campeiros, mateadas, etc. Então quem curte as tradições gaúchas e ainda não conhece o Alegrete, taí uma boa oportunidade. Confira a lista dos eventos no site da PREFEITURA.

- Estou esperando a chuva passar um pouco para, no começo da tarde, pegar a estrada em direção a Rio Pardo. A previsão diz que a chuva perde um pouco de força neste sábado. Vamos ver.

Bonecos na Serra e Peixe no Litoral

25 de junho de 2010 1

Nesta sexta-feira que começou chuvosa e com cara de feriado em Porto Alegre, já que todo mundo se prepara para ver esta seleção de b… jogar, duas dicas de passeios para o fim de semana. Em Canela tem o já tradicional Festival Internacional de Teatro de Bonecos. O festival segue até domingo, com apresentações das 10h às 23h. Confira tudo sobre a festa AQUI.

foto: Pioneiro

No Litoral, tem mais uma edição da Festa Nacional do Peixe, em Tramandaí. Começou agora e vai até o fim de julho, sempre nos fins de semana, no centro municipal de eventos, a partir das 10 da manhã. O site da PREFEITURA DE TRAMANDAÍ tem a programação completa do evento.

A chuva deve continuar no RS nos próximos dias. Não será contínua. Deve parar em alguns momentos. No sábado e domingo deve chover mais na metade sul. A Serra e o Litoral Norte tem mais chance de tempo seco, mas não fará frio.

Se o tempo ajudar, no fim de semana vou experimentar mais uma vez o maravilhoso sonho de Rio Pardo

Os Sonda de Nova Pádua

24 de junho de 2010 0

Desconfio que a família Sonda é uma das maiores de Nova Pádua, cidade localizada perto de Flores da Cunha e Caxias do Sul. Lá tem o Travessão Sonda, que é uma espécie de distrito rural e o Belvedere dos Sonda, com uma vista muito legal do rio das Antas.

A paisagem acima pode ser observada desse prédio abaixo, onde já funcionou um restaurante mas agora, por questões burocráticas inexplicáveis (atenção prefeitura de Nova Pádua, vamos aproveitar este espaço) está fechado, mesmo com toda a infra-estrutura pronta. Não dá prá entender. Um restaurante ali, na beira do rio, seria um ótimo local para atrair turistas.

Na estrada para o Belvedere, o que me chamou a atenção foram algumas árvores sem folhas, brancas, parecendo castiçais. São pereiras, que ficam assim no inverno. A parte branca é um produto colocado para preparar a árvore para voltar a brotar.

Nova Pádua tem ainda o Parque do Peixe, uma grande área de lazer com restaurante à beira de um lago. O ingresso custa 3 reais por pessoa.

No centro de Nova Pádua fica a igreja de Santo Antônio.

Uma olhadinha no centro, a partir do pátio da igreja.

fotos: arquivo pessoal

Esta é Nova Pádua, outra pacata cidadezinha da Serra gaúcha. Aliás, os moradores de lá a chamam de pequeno paraíso italiano.

Turismo ecológico em SC

23 de junho de 2010 3

Recebi um e-mail que me chamou a atenção principalmente porque trata de uma região onde já andei em SC. Fica no município de Alfredo Wagner, com acesso pela BR-282, a estrada que liga Florianópolis ao oeste catarinense. Já estive em Alfredo Wagner e em cidades da região, como Lages, Urubici e São Joaquim. Quem gosta de turismo ecológico e ainda não conhece, pode fazer um passeio até a hospedaria da Pedra Branca, mantida por um casal e que oferece, entre outros atrativos, caminhadas ecológicas, banhos de cachoeiras e rios de águas cristalinas.

foto: divulgação

O site para maiores informações está AQUI. Quem esteve lá, viu e gostou, veja AQUI porque. A pousada fica a 2hs de carro de Florianópolis. E se você for para a região, não pode deixar de conhecer Urubici e São Joaquim e descer a estrada que passa pela Serra do Rio do Rastro. É espetacular.

foto: arquivo pessoal

A BR-282 tem trechos com muitas curvas em meio à serra catarinense, logo depois da saída de Florianópolis. Mais para a região de Lages a estrada é mais reta, mas sempre há grande movimento de caminhões.

Dica de Hotel em Farroupilha

22 de junho de 2010 0

Quando viajo, sempre que possível, procuro ficar em hotéis diferentes, até para conhecer e poder indicar novos locais de hospedagem. Em Farroupilha, por exemplo, o Hotel Di Capri é novo, foi inaugurado há pouco mais de 1 ano. Fica localizado no centro da cidade. É ideal para quem vai passear na Serra e não quer pagar os altos preços dos hotéis de Bento, por exemplo. Farroupilha fica mais ou menos na metade do caminho entre Bento Gonçalves e Caxias. A cidade tem malharias aos montes. Acho uma boa opção de hospedagem, com intalações novíssimas, internet wireless e estacionamento coberto e seguro.

A recepção:

A sala do café da manhã:

fotos: arquivo pessoal

Foi a primeira vez em que passei a noite em Farroupilha. Geralmente vou à cidade para dar uma conferida nas malharias do centro de compras. Como o hotel fica no centro, acabei conhecendo outras áreas de Farroupilha. Além das malharias, a cidade tem a Fenakiwi e o santuário de Caravággio. Para quem se interessou, é só ver mais informações no site do Hotel di Capri.