Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2010

O sonho dos sonhos

29 de junho de 2010 0

Há quem diga que o melhor sonho do RS é vendido em Santo Antônio da Patrulha. Não concordo. O melhor sonho, disparado, é o de Rio Pardo. Já experimentei os dois. O de Rio Pardo não tem comparação. O sonho de Rio Pardo pode ser saboreado no Casarão dos Sonhos, ou o casarão azul, como é conhecido.

O casarão dos sonhos é fácil de achar. Fica perto da igreja matriz.

No casarão também funciona a sociedade dos artesãos da cidade.

É um casarão antigo, com ambiente bem agradável.

Peça o sonho com ou sem recheio, um chá ou café preto.

fotos: arquivo pessoal

O casarão dos sonhos funciona à tarde, inclusive nos sábados. Se você ainda não experimentou o sonho de Rio Pardo, bem, está esperando o quê?

Veranópolis - terra da longevidade

28 de junho de 2010 1

Não é difícil entender porque a cidade é conhecida como a terra da longevidade. A vida lá parece ser bem tranquila. Veranópolis é mais uma cidade gaúcha com população de origem italiana. O acesso principal é feito pela RST-470, uma estrada cheia de curvas, de pista estreita e bastante perigosa, especialmente no trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis. No rio das Antas, a famosa ponte que virou cartão postal.

Veranópolis tem ladeiras e avenidas bem largas.

No centro, a praça ao lado da igreja é bem bacana. Ponto de encontro de jovens e adolescentes nos fins de semana.

Na estrada que vai a Cotiporã tem o balneário do Rio Retiro, sobre o qual já postei aqui.

fotos: arquivo pessoal

Como opções de hospedagem, Veranópolis tem o Verona Park Hotel, que fica na entrada da cidade e a Pousada dos Três Monges, um pouco mais afastada, numa área rural.

Comprando cucas em Rio Pardinho

27 de junho de 2010 0

Rio Pardinho fica em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, na chamada Rota Germânica. Quem conhece sabe onde comprar cucas e pães. Fica à esquerda de quem chega a partir da RST-287, ao lado da casa abaixo:

Dentro da casinha aí da foto está um mundo de delícias alemãs. Se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. Santa Cruz do Sul é a terra das cucas…

fotos: arquivo pessoal

Municípios Gaúchos 6 - Alegrete

26 de junho de 2010 0

Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração, cruzarás pela estrada algum ginete, ouvirás toque de gaita e violão.

Todo gaúcho ligado ao tradicionalismo, e até muitos que não são, conhecem este verso do Canto Alegretense.

É uma das cidades mais tradicionalista do RS. Fica a caminho da Fronteira Oeste, com acesso pela BR-290 para quem sai de Porto Alegre. É banhada pelo rio Ibirapuitã e tem alguns balneários. Ao lado do rio fica o parque municipal, considerado um dos pontos turísticos.

A Ponte de Pedra é uma rocha em formato de ponte, que fica em local de difícil acesso, embora seja bastante procurada pelos turistas, de acordo com informações da prefeitura.

fotos: divulgação

Alegrete tem vários hotéis e restaurantes que podem ser conferidos AQUI. Grande parte dos eventos que acontecem na cidade é ligada às tradições gaúchas, como concurso de prendas, gineteadas, encontros campeiros, mateadas, etc. Então quem curte as tradições gaúchas e ainda não conhece o Alegrete, taí uma boa oportunidade. Confira a lista dos eventos no site da PREFEITURA.

- Estou esperando a chuva passar um pouco para, no começo da tarde, pegar a estrada em direção a Rio Pardo. A previsão diz que a chuva perde um pouco de força neste sábado. Vamos ver.

Os Sonda de Nova Pádua

24 de junho de 2010 0

Desconfio que a família Sonda é uma das maiores de Nova Pádua, cidade localizada perto de Flores da Cunha e Caxias do Sul. Lá tem o Travessão Sonda, que é uma espécie de distrito rural e o Belvedere dos Sonda, com uma vista muito legal do rio das Antas.

A paisagem acima pode ser observada desse prédio abaixo, onde já funcionou um restaurante mas agora, por questões burocráticas inexplicáveis (atenção prefeitura de Nova Pádua, vamos aproveitar este espaço) está fechado, mesmo com toda a infra-estrutura pronta. Não dá prá entender. Um restaurante ali, na beira do rio, seria um ótimo local para atrair turistas.

Na estrada para o Belvedere, o que me chamou a atenção foram algumas árvores sem folhas, brancas, parecendo castiçais. São pereiras, que ficam assim no inverno. A parte branca é um produto colocado para preparar a árvore para voltar a brotar.

Nova Pádua tem ainda o Parque do Peixe, uma grande área de lazer com restaurante à beira de um lago. O ingresso custa 3 reais por pessoa.

No centro de Nova Pádua fica a igreja de Santo Antônio.

Uma olhadinha no centro, a partir do pátio da igreja.

fotos: arquivo pessoal

Esta é Nova Pádua, outra pacata cidadezinha da Serra gaúcha. Aliás, os moradores de lá a chamam de pequeno paraíso italiano.

Turismo ecológico em SC

23 de junho de 2010 3

Recebi um e-mail que me chamou a atenção principalmente porque trata de uma região onde já andei em SC. Fica no município de Alfredo Wagner, com acesso pela BR-282, a estrada que liga Florianópolis ao oeste catarinense. Já estive em Alfredo Wagner e em cidades da região, como Lages, Urubici e São Joaquim. Quem gosta de turismo ecológico e ainda não conhece, pode fazer um passeio até a hospedaria da Pedra Branca, mantida por um casal e que oferece, entre outros atrativos, caminhadas ecológicas, banhos de cachoeiras e rios de águas cristalinas.

foto: divulgação

O site para maiores informações está AQUI. Quem esteve lá, viu e gostou, veja AQUI porque. A pousada fica a 2hs de carro de Florianópolis. E se você for para a região, não pode deixar de conhecer Urubici e São Joaquim e descer a estrada que passa pela Serra do Rio do Rastro. É espetacular.

foto: arquivo pessoal

A BR-282 tem trechos com muitas curvas em meio à serra catarinense, logo depois da saída de Florianópolis. Mais para a região de Lages a estrada é mais reta, mas sempre há grande movimento de caminhões.

Dica de Hotel em Farroupilha

22 de junho de 2010 0

Quando viajo, sempre que possível, procuro ficar em hotéis diferentes, até para conhecer e poder indicar novos locais de hospedagem. Em Farroupilha, por exemplo, o Hotel Di Capri é novo, foi inaugurado há pouco mais de 1 ano. Fica localizado no centro da cidade. É ideal para quem vai passear na Serra e não quer pagar os altos preços dos hotéis de Bento, por exemplo. Farroupilha fica mais ou menos na metade do caminho entre Bento Gonçalves e Caxias. A cidade tem malharias aos montes. Acho uma boa opção de hospedagem, com intalações novíssimas, internet wireless e estacionamento coberto e seguro.

A recepção:

A sala do café da manhã:

fotos: arquivo pessoal

Foi a primeira vez em que passei a noite em Farroupilha. Geralmente vou à cidade para dar uma conferida nas malharias do centro de compras. Como o hotel fica no centro, acabei conhecendo outras áreas de Farroupilha. Além das malharias, a cidade tem a Fenakiwi e o santuário de Caravággio. Para quem se interessou, é só ver mais informações no site do Hotel di Capri.

A simplicidade de Cotiporã

21 de junho de 2010 0

Já tinha ouvido falar muito de Cotiporã, mas ainda não conhecia a cidade. Estive lá agora em maio. Com população de origem italiana, esta pequena cidade da serra gaúcha fica localizada ao lado de Veranópolis. Fico devendo um passeio com mais calma, para conhecer melhor principalmente o interior do município. Por enquanto, de minha primeira viagem a Cotiporã, ficam as fotos de casas típicas da região.

A igreja no centro da cidade:

Num rápido passeio pela área rural, uma estrada bem estreita:

Estas casas abandonadas podem até servir de cenário para um filme de terror…

fotos: arquivo pessoal

Cotiporã tem 2 opções de hospedagem. O hotel Picollo Refuggio fica na periferia da cidade, com acesso por estrada de chão. O Hotel Dal Molin fica no centro, num prédio antigo, da década de 50. O hotel, no entanto, oferece atividades de turismo rural, a conferir.

Lembrando o passeio pela Rio - Santos

20 de junho de 2010 0

Vamos sair do Estado? Até para efeito de comparação, vou falar hoje sobre o litoral do Sudeste. Estive lá no ano passado, em julho e depois dezembro. Percorri a Rio – Santos até Paraty, já no estado do Rio de Janeiro. A estrada tem uma paisagens muito interessante, mas estacionar o carro para tirar fotos é meio complicado. Nos lugares mais bonitos não há acostamento. Fazendo um levantamento dos meus arquivos, descobri algumas fotos ainda não publicadas aqui no blog. Foram tiradas no Litoral paulista, bem perto da divisa com o Rio de Janeiro. A Rio – Santos é na verdade a BR-101.

fotos: arquivo pessoal

Sobre o litoral paulista: não é tão bonito quanto falam. O mar é geralmente escuro, parecido com o gaúcho. Nas praias mais badaladas, os hotéis são caríssimos, mesmo pouco oferecendo. Mesmo assim gostei de alguns lugares, mas não pretendo voltar lá tão cedo.

Municípios Gaúchos 5 - Alecrim

19 de junho de 2010 0

Alecrim é o nome de uma árvore comum na região. Virou também o nome deste município do noroeste do Rio Grande do Sul. Está localizado a 544 de Porto Alegre e fica na fronteira com a Argentina. Isso quer dizer às margens do Rio Uruguai, que é o principal ponto turístico da região.

fotos: divulgação.

De acordo com a prefeitura, nos últimos anos vem sendo feito intenso trabalho para desenvolver o turismo no município, especialmente o Turismo Rural.