Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2010

Que carro é este?

31 de julho de 2010 0

foto: zh

É o resultado de um acidente com 3 mortos e 3 feridos hoje, no RS. Pense bem antes de “afundar o pé” na próxima viagem…

Nova Petrópolis tem a festa do Folclore

31 de julho de 2010 0

Começa mais uma edição do Festival Internacional do Folclore de Nova Petrópolis. Vai até 15 de agosto. Estão previstas apresentações de grupos de vários países. A festa acontece na Praça das Flores, onde foi construída a rua coberta. No último fim de semana passei lá e a estrutura ainda não estava pronta. A foto abaixo é um pouco mais antiga, de 20 dias atrás.

foto: arquivo pessoal

Quem viaja para a serra neste fim de semana deve lembrar que a BR-116 está com a pista principal bloqueada para obras no viaduto da Refap. Há desvio pelas vias laterais e congestionamentos. É bom se precaver.

No PIONEIRO de hoje há um texto sobre o festival de Nova Petrópolis.

foto:pioneiro

Sem ponte, Porto Alegre já era

30 de julho de 2010 0

Bastou um probleminha em dois parafusos que a ponte parou. E Porto Alegre também. Quem conhece a capital gaúcha sabe que os acessos à cidade são um problema. São 2 principais e mais movimentados e que acabam no mesmo ponto. Um gargalo. Hoje um deles parou. A pote subiu e demorou a descer. Durou 2 horas e foi uma confusão.

A ponte é o cartão postal da cidade e também fonte de problemas. Não é a primeira vez que acontece algo assim. Da outra vez acho que durou mais tempo. De qualquer forma cada vez fica mais evidente que a cidade precisa urgentemente de uma nova ponte. Uma que não precise ser elevada para dar passagem a navios.

E hoje teve de tudo. Grávida que ficou presa no congestionamento e outras duas pessoas que passaram mal. Foram três intervenções de helicóptero e três bloqueios na Free Way. Mais problemas.

fotos: zh

Ainda bem que estou de plantão neste fim de semana. Há previsão de chuva no sábado. Além disso tem a obra na BR-116 em Canoas. Mais problemas vindos aí. Pobre de quem precisa pegar a estrada…

Ponte do Guaíba bloqueada

30 de julho de 2010 0

Site da Concepa mostra ponte do Guaíba bloqueada. Vão móvel subiu e estragou. Grande congestionamento na região.

Link da Concepa para ver imagens da ponte.

Fim de semana para evitar a BR-116

30 de julho de 2010 0

A rodovia estará bloqueada no limite de Canoas e Esteio, para substituição do viaduto da Refap. Os trabalhos começam às 10 horas da noite de hoje e vão durar pelo menos 54 horas, se o tempo ajudar. A previsão de liberação é para às seis da manhã de segunda-feira. Durante esse período o trânsito será desviado para a via lateral. Quem se desloca da capital para a Serra pode optar pela RS-020, indo por Cachoeirinha e Gravataí. O problema aí é o excesso de sinaleiras e o grande movimento nas avenidas principais das duas cidades. Outra opção é pegar a BR-386 até o acesso a Montenegro. depois é só entrar à esquerda em direção a Salvador do Sul, até Carlos Barbosa. De lá é um pulinho a Caxias do Sul e Bento Gonçalves. ZH de hoje publica um mapa com as alternativas para os motoristas. CONFIRA. Abaixo reproduzo uma parte desse mapa, que pode ser conferido no link acima.

reprodução zh

O pior é que deve chover no sábado e isso pode atrasar os trabalhos. Se a troca do viaduto não terminar no prazo, será o caos na manhã de segunda-feira…

Atualização: A PRF orienta. Motoristas que tiverem de usar o trecho da 116 em obras neste fim de semana devem pegar a estrada com 3 hs de antecedência em relação ao horário do eventual compromisso. Tudo indica que os problemas vão ser muitos.

Uma cascata em Flores da Cunha

29 de julho de 2010 3

Um passeio por Flores da Cunha, na serra gaúcha, é sempre muito bom. Acho uma cidade bem agradável, com belas paisagens na área rural. Um desses lugares legais fica no caminho para Nova Pádua. É o chamado Mirante Gelain, em Alfredo Chaves. Lá é possível ver uma pequena cascata, a Bordin, que tem queda de 135 metros. Do mirante, também se tem uma vista do rio das Antas. Além disso, parece que no local será implantado um Parque de Montanhismo para prática de diversos esportes radicais.

fotos: arquivo pessoal

Flores da Cunha é o maior produtor de vinhos do Brasil. Quem passeia por lá vai encontrar muitas, mas muitas vinículas mesmo. Tem para todos os gostos. Além disso, é uma cidade bem agradável, com ótimos restaurantes e dois bons hotéis no centro, o Fiorio e o Borghese, além do Dona Adélia no distrito de Otávio Rocha.

Uma ótima idéia: café com livros

28 de julho de 2010 0

Ótimo lugar em Caxias para quem gosta de café e livros. A Livraria Do Arco da Velha fica localizada bem no centro da cidade. Começou a operar em 2005. Vende livros novos e usados, tem acesso à internet e oferece um ambiente bem agradável. Na cafeteria, além dos tradicionais cafés, uma variedade de doces e salgados.

fotos: arquivo pessoal

Nesta semana saiu uma matéria no Pioneiro sobre a livraria. Há uma confraria de leitores que há um ano se reúne lá para discutir livros infanto-juvenis. A matéria pode ser lida AQUI. A foto abaixo é do Pioneiro.

foto: pioneiro

A livraria Do Arco da Velha fica na avenida Os 18 do Forte a uma quadra da catedral da cidade. Mais informações no SITE.

Imigração sueca no RS

27 de julho de 2010 0

Poucos conhecem detalhes da imigração sueca no Rio Grande do Sul. Muito se fala em italianos, alemães, poloneses e até japoneses. Mas suecos também vieram para cá. No fim de semana fui procurar a Svenska Kulturhuset – a Casa da Cultura Sueca. Fica na Linha Jansen, um distrito de Farroupilha, bem no limite com Bento Gonçalves e Pinto Bandeira. O museu é esta casa aí abaixo.

Como não agendei visita e nem sabia se ia encontrar alguma coisa, dei com o museu fechado, mas fiquei sabendo que funciona nos sábados à tarde. Ainda pretendo voltar lá para saber mais detalhes sobre os suecos que vieram para o RS. Pelo menos o passeio de carro pela região valeu a pena. Há lugares bem bonitos lá. A estrada é de chão, mas em bom estado.

fotos: arquivo pessoal

O acesso é feito a partir da estrada que liga Bento Gonçalves a Pinto Bandeira, bem perto da região conhecida como Caminhos de Pedra.

O tornado de Canela

26 de julho de 2010 0

Estive em Canela no fim de semana e aproveitei para ver os estragos causados pelo tornado. Realmente a destruição foi muita, concentrada numa área localizada nas proximidades da catedral. Vi árvores cortadas pela metade.

Árvores arrancadas com raiz e tudo.

Uma antena de telefonia quebrada.

Mais árvores caídas, como num efeito dominó. Outra fileira de árvores iguais, a 3 metros de distância, nada sofreu.

Um prédio que parecia ser um ginásio ficou totalmente destruído. Lá funcionava a fábrica de móveis atingida pelo tornado. Nada restou.

fotos: arquivo pessoal

Havia muitas casas destelhadas, outras destruídas e algumas com sérios danos, mas fiquei constrangido de fazer fotos, afinal muitas famílias perderam tudo. Quem acompanhou os noticiários da TV tem uma idéia da destruição. O vento, teve pelo menos 200 km/h naquela área. No mais, Canela e Gramado não foram afetadas pelo vendaval. As duas cidades continuam recebendo os turistas de sempre. No domingo, quando passei lá, estava até calor para esta época do ano. Termômetros de rua marcavam 22 graus.

O sol voltou a Caxias!

24 de julho de 2010 0

foto: arquivo pessoal

Depois da chuva da tarde de sábado, o sol voltou. Hora de passear…