Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2010

Uma cascata em Flores da Cunha

29 de julho de 2010 3

Um passeio por Flores da Cunha, na serra gaúcha, é sempre muito bom. Acho uma cidade bem agradável, com belas paisagens na área rural. Um desses lugares legais fica no caminho para Nova Pádua. É o chamado Mirante Gelain, em Alfredo Chaves. Lá é possível ver uma pequena cascata, a Bordin, que tem queda de 135 metros. Do mirante, também se tem uma vista do rio das Antas. Além disso, parece que no local será implantado um Parque de Montanhismo para prática de diversos esportes radicais.

fotos: arquivo pessoal

Flores da Cunha é o maior produtor de vinhos do Brasil. Quem passeia por lá vai encontrar muitas, mas muitas vinículas mesmo. Tem para todos os gostos. Além disso, é uma cidade bem agradável, com ótimos restaurantes e dois bons hotéis no centro, o Fiorio e o Borghese, além do Dona Adélia no distrito de Otávio Rocha.

Uma ótima idéia: café com livros

28 de julho de 2010 0

Ótimo lugar em Caxias para quem gosta de café e livros. A Livraria Do Arco da Velha fica localizada bem no centro da cidade. Começou a operar em 2005. Vende livros novos e usados, tem acesso à internet e oferece um ambiente bem agradável. Na cafeteria, além dos tradicionais cafés, uma variedade de doces e salgados.

fotos: arquivo pessoal

Nesta semana saiu uma matéria no Pioneiro sobre a livraria. Há uma confraria de leitores que há um ano se reúne lá para discutir livros infanto-juvenis. A matéria pode ser lida AQUI. A foto abaixo é do Pioneiro.

foto: pioneiro

A livraria Do Arco da Velha fica na avenida Os 18 do Forte a uma quadra da catedral da cidade. Mais informações no SITE.

Imigração sueca no RS

27 de julho de 2010 0

Poucos conhecem detalhes da imigração sueca no Rio Grande do Sul. Muito se fala em italianos, alemães, poloneses e até japoneses. Mas suecos também vieram para cá. No fim de semana fui procurar a Svenska Kulturhuset – a Casa da Cultura Sueca. Fica na Linha Jansen, um distrito de Farroupilha, bem no limite com Bento Gonçalves e Pinto Bandeira. O museu é esta casa aí abaixo.

Como não agendei visita e nem sabia se ia encontrar alguma coisa, dei com o museu fechado, mas fiquei sabendo que funciona nos sábados à tarde. Ainda pretendo voltar lá para saber mais detalhes sobre os suecos que vieram para o RS. Pelo menos o passeio de carro pela região valeu a pena. Há lugares bem bonitos lá. A estrada é de chão, mas em bom estado.

fotos: arquivo pessoal

O acesso é feito a partir da estrada que liga Bento Gonçalves a Pinto Bandeira, bem perto da região conhecida como Caminhos de Pedra.

O tornado de Canela

26 de julho de 2010 0

Estive em Canela no fim de semana e aproveitei para ver os estragos causados pelo tornado. Realmente a destruição foi muita, concentrada numa área localizada nas proximidades da catedral. Vi árvores cortadas pela metade.

Árvores arrancadas com raiz e tudo.

Uma antena de telefonia quebrada.

Mais árvores caídas, como num efeito dominó. Outra fileira de árvores iguais, a 3 metros de distância, nada sofreu.

Um prédio que parecia ser um ginásio ficou totalmente destruído. Lá funcionava a fábrica de móveis atingida pelo tornado. Nada restou.

fotos: arquivo pessoal

Havia muitas casas destelhadas, outras destruídas e algumas com sérios danos, mas fiquei constrangido de fazer fotos, afinal muitas famílias perderam tudo. Quem acompanhou os noticiários da TV tem uma idéia da destruição. O vento, teve pelo menos 200 km/h naquela área. No mais, Canela e Gramado não foram afetadas pelo vendaval. As duas cidades continuam recebendo os turistas de sempre. No domingo, quando passei lá, estava até calor para esta época do ano. Termômetros de rua marcavam 22 graus.

O sol voltou a Caxias!

24 de julho de 2010 0

foto: arquivo pessoal

Depois da chuva da tarde de sábado, o sol voltou. Hora de passear…

Croasonho - lanche ou almoço

23 de julho de 2010 0

Eu já postei sobre o sonho de Rio Pardo, que é o melhor do RS. Agora vamos falar de Croasonho. É uma franquia que possui várias lojas no RS, mas nenhuma em Porto Alegre. Por isso eu ainda não conhecia. Estive na loja de Farroupilha e gostei. O croasonho vale por um almoço. Tem também loja em Caxias. A da foto abaixo é a de Farroupilha, bem no centro.

O Interior da Loja é bem iluminado e confortável.

Para dar água na boca…

fotos: arquivo pessoal

Esta é a dica de hoje para um lanche rápido ou até mesmo uma refeição mais completa, porque o croasonho em tamanho grande vale por um almoço. Há vários tipos de recheio, doces e salgados.

O nome é Arcoverde, mas as casas são bem coloridas

22 de julho de 2010 0

Arcoverde é uma localidade no interior de Carlos Barbosa, no caminho para Barão. O que me chamou a atenção lá foi o colorido das casas. Tem de todas as cores.

fotos: arquivo pessoal

E por falar em Carlos Barbosa, é o último fim de semana da Festiqueijo.

Maringá, Maringá...

21 de julho de 2010 0

Considerada uma das cidades mais quentes do Paraná, Maringá me pareceu ser muito legal. Gostei bastante especialmente de uma avenida que passa na frente da Catedral e que concentra bares e restaurantes. Há de todos os tipos, desde aqueles mais sofisticados aos que servem lanches. Estive em Maringá em dezembro de 2008. Abaixo a famosa catedral basílica Nossa Senhora da Glória:

É possível chegar ao alto da torre da igreja, subindo centenas de degraus, mas lá de cima se tem uma bela vista da cidade. O prédio com piscina à esquerda é o Hotel Deville, onde fiquei.

fotos: arquivo pessoal

Maringá tem ainda o Parque Municipal do Ingá, bem perto da catedral, considerado o pulmão da cidade. É uma ampla área verde que até há bem pouco tempo estava interditado, acho que por causa de problemas relacionados ao vírus da febre amarela descoberto em macacos.

foto: divulgação

Na viagem de 2008 visitei também Londrina e outras cidades do Paraná. Uma delas é Tibagi, sobre a qual vou falar em outro post no futuro.

Salvador do Sul e o túnel ferroviário

20 de julho de 2010 7

É a segunda vez que vou a Salvador do Sul, uma pequena cidade no Vale do Caí, perto de Montenegro, Barão e São Pedro da Serra. Na primeira vez a igreja e a praça central estavam em obras. Fiquei devendo algumas fotos. Então agora lá vai. A pracinha do centro e a igreja.

Entre os pontos turísticos apontados de Salvador do Sul está o Túnel da Linha Bonita, construído em 1907. É um antigo túnel ferroviário, onde agora não há mais trilhos, apenas uma estrada de chão.

Atravessando o túnel, do outro lado tem uma pequena cascata.

O acesso é feito por esta escada íngrime e escorregadia.

E a estrada fica em meio a mata nativa e paredões de pedra

fotos: arquivo pessoal.

A cidade de Salvador do Sul tem ainda um hotel e spa, o Candeeiro da Serra, com uma piscina térmica de tamanho considerável. O prédio é antigo e deixa um pouco a desejar, mas quem não conhece pode experimentar. O site do Hotel pode ser acessado AQUI.

De volta à casa mal assombrada

19 de julho de 2010 0

Voltei a Cruzeiro do Sul para fazer fotos durante o dia, já que na primeira vez era um entardecer e as fotos ficaram um pouco escuras. Subi até a casa do morro, o solar que é considerado mal assombrado pelos moradores da região. O dia estava ensolarado. Apesar disso, a casa estava envolta num clima assustador… havia uns urubus voando por lá, dando uns rasantes. Me fez ter certeza de que realmente a casa é mal assombrada. Como a foto anterior da casa estava meio escura, agora uma com sol forte.

Como já escrevi em post anterior, a casa foi construída por um militar herói da Guerra do Paraguai. Depois passou anos abandonada e a população da cidade dizia que era mal assombrada. Hoje é patrimônio da prefeitura, que deveria aproveitar o lugar para fazer um museu com café com vista para o rio Taquari.

A foto abaixo foi tirada de dentro do restaurante Casa do Morro, que fica ao lado da casa. Conversei com o dono e ele me disse que há trilhas no morro que podem ser visitadas por turistas, mas somente com ajuda de pessoas que conhecem a região. Taí mais uma área com potencial turístico no RS mal aproveitada. A prefeitura de Cruzeiro do Sul poderia fazer do morro um ponto para atrair turistas à cidade.

fotos: arquivo pessoal

Não almocei no Casa do Morro. Segui a dica de um leitor no post anterior sobre Cruzeiro do Sul e almocei no Ponto de Vista. Achei ótimo. Um belo filé à milaneza com arroz, feijão e salada, tudo por 34 reais, já com a água mineral, para 3 pessoas. É uma ótima comida caseira. Recomendo.