Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2010

Hotéis lotados em Caxias do Sul

31 de agosto de 2010 0

reprodução site Pioneiro

Como mostra a matéria acima da edição de hoje do jornal PIONEIRO, Caxias do Sul está com hotéis lotados a partir de quinta-feira, 2 de setembro, até o dia 6. Quem está pensando em passar o feriadão na região pode encontrar dificuldades até mesmo para achar vaga em hotéis de cidades próximas. Então é bom se adiantar. Há um congresso em Caxias do Sul.

Experimente a Panna Cotta do Restaurante Casa Vanni

30 de agosto de 2010 0

Panna Cotta é uma sobremesa tradicional do norte da Itália. Também pode ser conhecida como Nata Cozida. Vem com vários tipos de acompanhamento. Eu experimentei com creme de bergamota. Foi no almoço na Casa Vanni, nos Caminhos de Pedra, mais um restaurante recomendado pelo blog. Lá, a Panna Cotta é servida num pote todo especial.

Aliás, é tão gostoso que quando lembrei de bater a foto a sobremesa já tinha sido devorada quase toda. Mas valeu a intenção…

Sobre a Casa Vanni: ao contrário do Restaurante Nona Lúdia – também recomendado pelo blog – o Casa Vanni oferece um ambiente diferenciado, mais tranquilo, com atendimento quase personalizado. O restaurante fica numa casa de madeira de dois andares.

O restaurante mesmo funciona no porão, que é de pedras e com um ambiente bem legal.

Na parte dos fundos, há uma área verde, ótima para relaxar.

Na parte superior do prédio fica a lancheria, que serve cafés e vende produtos da colônia.

fotos: arquivo pessoal

O atendimento é a la carte. Experimente o risotto de carne de panela, ou o nhoque com molho. Há massas também e salada verde.

Na hora da sobremesa, pergunte pela sugestão do dia. Eu tive sorte e conheci a Panna Cotta. A título de curiosidade, o blog abre uma exceção e publica a receita da Nata Cozida.

Foi tirada do site Cyber Cook. A receita usa suco de laranja.

Ingredientes

3 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco
1 xícara(s) (chá) de leite
8 colher(es) (sopa) de açúcar
quanto baste de favas
5 folha(s) de gelatina incolor sem sabor

Creme

1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (sopa) de gergelim preto
1 colher(es) (sopa) de gergelim branco
1 copo(s) de suco de laranja
3 colher(es) (sopa) de óleo de gergelim
100 gr de manteiga derretida(s)

Calda

1 xícara(s) (chá) de framboesa
1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de água

Modo de preparo

Coloque em uma panela os 4 primeiros ingredientes e leve ao fogo até ferver. Dissolva as gelatinas em 2 copos de água gelada, esprema bem para sair a água e coloque numa frigideira para desmanchar. Retire do fogo e acrescente ao creme (que foi fervido) sem parar de mexer (retire as tiras das favas). 
Creme
Misture manteiga e o açúcar. Em seguida coloque o sucode laranja, óleo de gergelim, gergelim , gergelim preto e depois acrescente a farinha de trigo.Forre uma assadeira com papel manteiga, coloque um molde redondo vasado, e preencha com o creme; vá fazendo um do lado do outro (dando distância). Leve para assar. Reserve.
Calda

Coloque tudo em uma panela e deixe ferver sem parar de mexer até obter uma consistência pastosa. Montagem: pegue as taças e coloque o creme sem encher muito e leve para gelar. A seguir, retire e adicione a calda de framboesa e decore com a tuille.

Caldas de Prata já com asfalto

29 de agosto de 2010 2

foto: reprodução site Pioneiro

A coluna CAIXA FORTE, do Pioneiro, mostra que está pronto o asfaltamento da estrada que leva ao Caldas de Prata, o complexo de águas termais de Nova Prata. Ainda não conheço este parque mas quem já foi lá diz que é muito legal. Agora, com a estrada asfaltada, o movimento deve aumentar. Nova Prata fica logo depois de Veranópolis pela RST-470. Na cidade tem três hotéis:

Condall Palace

Coroados

Villagio

Municípios Gaúchos 11 - Alto Feliz

28 de agosto de 2010 1

Fica no Vale do Caí,  a 86 km de Porto Alegre, no caminho para Farroupilha e Bento Gonçalves. É quase na subida da Serra e por isso mesmo possui vinículas.

Outro destaque é a produção de hortigranjeiros.

fotos: divulgação

Estive na semana passada em Alto Feliz. É uma cidade bem pequena. Na foto a igreja localizada no centro.

foto: arquivo pessoal

No Parque da Cachoeira

27 de agosto de 2010 2

Para quem curte a natureza, uma boa dica. O Parque da Cachoeira tem cabanas em meio a muito verde. Um lugar tranquilo para passar o fim de semana, ainda mais agora que a primavera já está chegando.

No parque é possível fazer caminhadas por trilhas. Algumas levam até a cachoeiras escondidas.

A cascata mais conhecida e que dá nome ao parque fica bem na entrada, com acesso fácil.

Da cascata é possível ver a ponte do Passo do Inferno, sobre o rio Santa Cruz.

fotos: arquivo pessoal

Para chegar ao Parque da Cachoeira é preciso pegar uma estrada de chão de uns 14 km, em estado razoável de conservação. A entrada fica bem em frente ao santuário localizado na saída de Canela para São Francisco de Paula. Quem resolver apenas visitar o parque ou passar o dia lá tem de pagar o ingresso. 5 reais por pessoa.

A Festa Literária de Dois Irmãos

26 de agosto de 2010 0

Começa hoje nesta cidade localizada a menos de 50 km de Porto Alegre mais uma edição da Festa Literária. É a tradicional feira do livro, que este ano ficou mais encorpada. Terá também apresentações de teatro, música e dança. A maioria das atividades acontecerá no Largo Felipe Seger Sobrinho, bem no centro. Os organizadores esperam a presença de 20 mil pessoas até domingo. A Festa Literária de Dois Irmãos acontece sempre de oito da manhã até sete e meia da noite. A cidade é conhecida como o berço do café colonial. Um dos pontos turísticos é a Praça do Imigrante. O monumento em homenagem aos imigrantes é todo feito de sucata. Na praça também ocorre a tradicional Feira de Artesanato e de Produtos Alimentícios.

No centro da cidade, encontrei algumas casas antigas.

fotos: arquivo pessoal

Dois Irmãos fica no começo da Rota Romântica, na subida da Serra, com acesso a partir de Porto Alegre pela conturbada BR-116. Há um hotel na rodovia, bem na entrada da cidade, o Di Fratelli. Me hospedei lá no começo deste mês. Achei um pouco caro pelo que o hotel oferece.

A Caverna do Diabo

25 de agosto de 2010 1

Fiz várias viagens de carro de Curitiba para São Paulo. Numa delas conheci a Caverna do Diabo. É a maior caverna de São Paulo e fica no município de Eldorado. Há várias placas na BR-116 indicando o local, que é muito conhecido. No total, a caverna tem mais de seis mil metros, mas a visitação é permitida em 700 m. É o suficiente. Vale a pena conhecer.

A entrada:

No interior da caverna há várias galerias, num passeio que dura cerca de 1 hora.

fotos: arquivo pessoal

Lembro que no dia em que visitei a Caverna do Diabo almocei num restaurante que fica no parque. Foi uma comida caseira muito boa e barata. Em Eldorado fiquei hospedado no Hotel Pirâmide, simples mas bem confortável. E barato também.

Onde chegaram os açorianos

24 de agosto de 2010 1

Para saber mais sobre a imigração açoriana no Rio Grande do Sul é fundamental conhecer Santo Amaro do Sul, um distrito de General Câmara fundado em 1752. Lá, basta uma visita à Pousada e Restaurante Coqueiro, para um bom almoço. Os donos, a dona Olinda e o seu Pedro, recebem a todos com muito carinho.

Dona Olinda, inclusive, sabe muita coisa sobre os açorianos que vieram ao RS na época do Império. Ela conta a história de Santo Amaro nas telas que pinta.

Exímia artesã, ela faz brincos e outros produtos a partir de escamas de peixe.

Santo Amaro está localizado às margens do rio Jacuí. Foi onde chegaram os imigrantes açorianos.

Na localidade, é possível conhecer casas que estão tombadas pelo patrimônio histórico e a igreja matriz, restaurada há pouco tempo.

fotos: arquivos pessoais.

O acesso a Santo Amaro ainda é feito por estrada de chão, que logo deve ser asfaltada. O acesso começa na RS-244, em General Câmara.

Voando no Ninho das Águias

23 de agosto de 2010 0

Depois que descobri o Ninho das Águias, é a terceira vez que passo por lá. Nesse domingo tive sorte. Tinha muita gente voando de paraglider ou parapente. O vento forte garantia bons voos sobre o vale do Caí.

Por 120 ou 130 reais qualquer um pode se aventurar e fazer um passeio de cerca de meia hora. Eu não arrisco…

O pouso geralmente ocorre às margens do rio Caí, nas proximidades da ponte da BR-116. Mas até chegar lá tem muito céu pela frente.

Só que antes do vôo, é preciso se preparar bem.

E apesar da fumaça das queimadas, a vista é espetacular.

fotos: arquivo pessoal

Para quem não conhece, o Ninho das Águias fica em Nova Petrópolis. A entrada é pela BR-116, para quem segue em direção a Caxias. A estrada é de chão mas em boas condições.

Fumaça das queimadas no RS

22 de agosto de 2010 2

Passei pelo Ninho das Águias em Nova Petrópolis neste domingo. De lá, em dias de céu claro, é possível ver até Caxias do Sul. Menos hoje. A fumaça das queimadas no centro-oeste do País deixou uma névoa branca no ar, com visibilidade bastante reduzida.

fotos: arquivo pessoal

Mesmo com a fumaça, um passeio ao Ninho das Águias sempre vale a pena. Tinha muita gente lá e muitas pessoas saltando de paraglider. Amanhã ou terça vou postar as fotos que tirei.