Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2010

Viva tranquilo em Protásio Alves

30 de setembro de 2010 1

Quando a gente viaja de carro por aí acaba descobrindo lugares onde a vida parece ser mais simples e tranquila. É o caso de Protásio Alves, que fica no norte do Estado, a poucos quilômetros de Nova Prata e das Termas do Prata. Pois a simplicidade é a principal característica desta pequena e acolhedora cidade. Composta quase que exclusivamente de casas, o que mais chama a atenção do visitante é a igreja.

Ao lado fica a igreja antiga, a de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1914, no estilo gótico. Hoje, está precisando de restauração.

A torre do Sino, que possui sinos trazidos da Alemanha em 1926.

A tradicional pracinha localizada em frente às igrejas.

No alto de uma colina tem a gruta Nossa Senhora de Lourdes, que foi inaugurada em 1941. É feita de rochas e possui uma fonte de água natural.

De lá é possível ver toda a cidade de Protásio Alves.

Bem na entrada da cidade, o que se destaca é este prédio colorido, novíssimo, da pousada Por do Sol. O hotel promete apartamentos espaçosos com uma bela vista. A 6 km das termas do prata.

fotos: arquivo pessoal

Confira o site do hotel. Protásio Alves tem mais 2 pousadas. É uma dica para quem pretende conhecer as Termas de Nova Prata. É possível se hospedar em Protásio Alves e curtir a tranquilidade do lugar.

Serra Catarinense - São Joaquim

29 de setembro de 2010 2

São Joaquim é uma das cidades mais frias do Brasil. Eu já postei aqui fotos de Urubici, que fica bem perto. Abaixo foto da igreja no centro de São Joaquim, tirada do alto do hotel que fica ao lado. Aliás, o hotel é o único edifício desta cidade composta quase que exclusivamente de casas.

Um passeio obrigatório para quem está de carro. Descer (ou subir) a Serra do Rio do Rastro, uma estrada cheia de curvas que sai da Serra e vai até o Litoral, na região de Criciúma. Antes de ir, verifique os freios!

fotos: arquivo pessoal

São Joaquim atrai muitos turistas no inverno, que vão em busca da neve. Este ano nevou forte na região. No link abaixo, fotos da neve no Morro da Igreja, em Urubici, postadas aqui no blog.

Neve no Morro da Igreja

A Villa do Pão de Vila Flores

28 de setembro de 2010 3

Existem muitos lugares no RS para se comprar pães e produtos coloniais. Sem dúvida, um dos mais legais fica em Vila Flores. É a Villa do Pão, que funciona num casarão de 1913 bem no centro da cidade.

A casa pertence à família Fiori, cujos antepassados viviam na região da Toscana. É de lá que a família trouxe as receitas que deram origem aos produtos vendidos na Villa do Pão. Ao entrar na casa, o visitante já sente o delicioso aroma dos pães saindo do forno.

Além de comprar os produtos, é possível saborerar o Café da Tarde, num ambiente bem aconchegante.

Experimente o pão sovado caseiro. Posso garantir que é muito gostoso.

Ou outros produtos.

fotos: arquivo pessoal.

A Villa do Pão fica na avenida principal de Vila Flores. O telefone é: 54 – 3447 1624 ou 3447 1360. Funciona inclusive aos domingos.

Ah, Vila Flores é uma cidade gaúcha localizada entre Veranópolis e Nova Prata.

Nova Prata - capital do basalto

27 de setembro de 2010 0

Gostei muito de Nova Prata. Visitei a cidade agora no feriadão de 20 de setembro. Foi minha segunda viagem a Nova Prata. Na primeira choveu. Agora, peguei tempo bom, com muito sol e temperatura agradável. Com a chegada da Primavera, a cidade fica mais bonita.

Na Praça da Bandeira, uma homenagem ao imigrante. O monumento tem sete painéis feitos de basalto que retratam a vida dos colonizadores da cidade.

A igreja São João Batista e o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

fotos: arquivo pessoal.

Nova Prata tem 2 hotéis, o Condall Palace Hotel e o Prata Villaggio Hotel. Desta vez me hospedei no Prata VIllagio. Também já conheço o Condall. No Prata Villagio, achei um pouco melhor. É um hotel simples mas bem confortável. Além disso, o jantar no hotel é ótimo. O Prata Villaggio fica mais na entrada da cidade e o Condall bem no centro. Minha decepção foi com o “shopping” Condall. Há pouquíssimas lojas. Um espaço nobre no centro de Nova Prata muito mal aproveitado. No centro da cidade, uma boa opção de refeição é o Restaurante Paradiso, bem em frente à Praça da bandeira.

Há muito mais em Nova Prata para conhecer. Ainda pretendo voltar à cidade muito em breve. Nos próximos dias vou postar sobre as Termas do Prata, a Cascata da Usina e Protásio Alves.

Fotos de São Vendelino

26 de setembro de 2010 0

Mais um domingo trabalhando. Para não deixar o blog sem atualização, abaixo algumas fotos de São Vendelino, o paraíso alemão na Serra Gaúcha.

fotos: arquivo pessoal

Para esta semana estou preparando posts de Vila Flores, Nova Prata e Protásio Alves. Aguardem.

Municípios Gaúchos 15 - André da Rocha

25 de setembro de 2010 0

Localizado no norte gaúcho, entre Nova Prata e Lagoa Vermelha, esta pequena cidade se caracteriza por ter o menor colégio eleitoral do Rio Grande do Sul. A maior parte da população vive na zona rural. André da Rocha virou município em 1988, quando se separou de Lagoa Vermelha. No setor de turismo, o destaque fica por conta de atrativos naturais.

foto: divulgação

André da Rocha está a 180 km de Porto Alegre. É banhado por 3 rios, o Turvo, da Prata e o Chimarrão.

A cidade do Mano Menezes

24 de setembro de 2010 0

Na entrada de Passo do Sobrado, uma placa anuncia que o visitante está chegando à terra da festa do búfalo. Poderiam botar outra, anunciando que também é a terra do Mano Menezes… Afinal é o treinador da seleção brasileira. O cara nasceu lá.

Passo do Sobrado é uma pequena cidade localizada no vale do Rio Pardo. Fica ao lado de Vale Verde e bem perto de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires. O único prédio alto é a igreja.

O tamanho do edifício da câmara de vereadores, que fica em frente à igreja, já dá uma idéia da dimensão da cidade.

Passo do Sobrado tem uma rua bem larga, asfaltada, e poucas ruas laterais. Mas mostra que é bem cuidada.

fotos: arquivo pessoal

Passo do Sobrado não tem atrativos turísticos. Apenas é a cidade onde nasceu o Mano…

Um parque em Farroupilha

23 de setembro de 2010 1

Hoje o Diário Gaúcho publica mais uma dica de viagem aqui do blog. É sobre Farroupilha. Um dos pontos turísticos da cidade é o Parque dos Pinheiros, que fica bem no centro. O lugar também é bastante frequentado pelos moradores, como área de lazer.

fotos: arquivo pessoal

Farroupilha é considerada o grande centro de compras do estado, já que possui mais de 200 malharias. Acho que é uma das cidades mais frias do RS. Várias vezes em que estive lá passei muito frio. Como não tem estação do Inmet, é difícil fazer uma comparação com outras cidades da Serra.

Turismo em Tibagi, no Paraná

22 de setembro de 2010 0

Quem chega na cidade de carro encontra uma placa que diz: a melhor cidadezinha do interior do país. Confesso que não vi nada de especial em Tibagi. A cidade é bem pequena, sem grandes atrativos. Fica às margens do rio Tibagi e por isso há alguns lugares bonitos. O principal ponto turístico é o parque estadual do Guartelá, onde tem o cânyon do rio Iapó.

No parque há trilhas onde é possível chegar bem perto de cascatas e de corredeiras.

fotos: arquivo pessoal

Tibagi na região de Ponta Grossa, no centro do Paraná. Na cidade também é possível praticar o chamado turismo aventura, com canoagem, etc. Quanto estive em Tibagi fiquei hospedado no Hotel Itagy, que é relativamente simples mas bem confortável e tem até uma piscina.

Os morangos hidropônicos de Ana Rech

21 de setembro de 2010 4

Um lugar muito legal em Ana Rech, um distrito de Caxias do Sul. A Rio do Vento hidroponia fica na Rota do Sol, a 6 km da BR-116 em direção ao litoral. Bem fácil de achar. Passei lá no feriadão, seguindo uma dica do Josmar Leite, aqui na Rádio Gaúcha e da CBN.

Os morangos hidropônicos Rio do Vento são produzidos a partir de mudas importadas. Um detalhe: todas as mudas são cultivadas em água pura da chuva. Como não há contato com terra, as plantas não estão sujeitas às pragas e não precisam de agrotóxico. O morango é puro. E saboroso. E não é só isso. Os morangos são detalhistas. Eles só crescem e ficam gostosos se ouvirem música. Então a Rio do Vento garante música clássica e muito rock para as deliciosas frutas.

A área do Rio do vento é muito legal. Tem redes e espaços bem interessantes.

Agora, o mais legal de tudo. Os morangos estão lá para serem saboreados nas mais diversas formas. O Barlavento serve lanches e sucos, onde o morango é a base de tudo. O ambiente do Barlavento é muito gostoso. Na trilha sonora as mesmas músicas que tocam para os morangos. Muito bom.

No cardápio, sanduíches frios, quentes, sopas, massas, sobremesas e suco de morango. Experimente a sobremesa de morango com chocolate feita com massa de crepe. Ou escolha os sorvetes em taças com morangos, claro.

fotos: arquivo pessoal

Se você gostou dos morangos hidropônicos, visite o SITE e veja mais detalhes. Abaixo, o mapa de como chegar lá.

divulgação – rio do vento