Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2010

Municípios Gaúchos 20 - Aratiba

30 de outubro de 2010 1

Mais um capítulo da série, para matar o tempo no fim de semana. Estou de folga mas amanhã trabalho por causa da eleição. Então, passeio apenas no sábado…

Bem, o município de Aratiba está localizado no norte gaúcho, na divisa com Santa Catarina. Fica bem às margens do lago formado pela hidrelétrica de Itá no rio uruguai. Há, portanto, locais de rara beleza por lá.

fotos: divulgação

A população de Aratiba tem basicamente origem italiana, alemã, polonesa e russa.

Vendo a previsão do tempo para o fim de semana, acho que não vai chover muito por aqui. Vou acabar dando um pulinho na Serra.

Rio da Prata e a Cascata da Usina

28 de outubro de 2010 17

Esta é a semana das cascatas. Já publiquei foto do Véu de Noiva e de Abelardo Luz, em SC. Então vamos agora para a cascata da usina, no caminho de Nova Prata para Protásio Alves. A estrada fica às margens do Rio da Prata,  que é atravessado por uma ponte de mão única.

Ao lado da ponte, o mirante, com uma bela visão da Cascata da Usina.

A estrada é estreita, sem acostamento, mas tem asfalto novo e trechos bem bacanas.

fotos: arquivo pessoal.

Portanto, dirija devagar e aprecie a paisagem. Nos próximos dias publico fotos do passeio a pé pelo parque de águas termais Caldas do Prata, com travessia de uma ponte pênsil. Do parque é possível ver a cascata ainda mais de perto. E hoje no Diário Gaúcho tem a dica aqui do Blog, que trata justamente das belezas de Nova Prata.

Confira a localização da cidade:

reprodução: embrapa

Distância de Porto Alegre, de acordo com a prefeitura: 180 km.

Outros posts sobre Nova Prata e região:

As águas Termais de Nova Prata

Festa italiana à moda antiga

Viva tranquilo em Protásio Alves

A Villa do pão de Vila Flores

Nova Prata, a capital do basalto

As cascatas do rio Chapecó

27 de outubro de 2010 1

O leitor Alexius Furst seguiu a dica do blog e foi conhecer Abelardo Luz, em SC, a região das belas cascatas do rio Chapecó. Ele mandou as fotos abaixo. Alexius disse que ele e a esposa ficaram hospedados no hotel Quedas, que gostaram muito e pretendem voltar no verão.

fotos: Alexius Furst

Abelardo Luz é uma cidade no norte de SC, quase na divisa com o Paraná. O passeio no verão é bem mais interessante, porque aí é possível até tomar um bom banho de rio.

Conhecendo Galópolis

26 de outubro de 2010 1

Galópolis é um distrito de Caxias do Sul. Fica às margens da BR-116 para quem segue em direção a Nova Petrópolis. É uma parte da estrada com muitas curvas em meio a paredões de pedra. Por isso mesmo uma região bem interessante. Certamente muita gente já passou por lá e nunca pensou em parar para ver como é. Bem, no centro de Galópolis, a igreja tem no alto a imagem de Nossa Senhora da Pompéia que, infelizmente, na minha foto saiu cortada… Acontece.

Casas de tijolos como estas não lembro de ter visto em outro lugar. É a Vila dos Tecelões, que já abrigou trabalhadores do antigo lanifício São Pedro.

No interior de Galópolis, lugares bem legais.

O principal ponto turístico é a cascata Véu de Noiva que pode ser vista da BR-116.

foto: arquivo pessoal


O caminho do macarrão na Serra Gaúcha

25 de outubro de 2010 0

foto -pioneiro/divulgação

Hoje é o Dia Mundial do Macarrão e lendo o Pioneiro descobri que na Serra nesta semana haverá um evento especial em 6 restaurantes, até domingo, que irão oferecer macarrão a preços promocionais. Confira a notícia na coluna Caixa Forte.

Os restaurantes da promoção ficam nas cidades de Gramado, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi.


Municípios Gaúchos 19 - Araricá

24 de outubro de 2010 0

Localizado a 70 km de Porto Alegre, Araricá é um município relativamente novo. Foi criado em 1995. Fica no chamado Vale do Rio do Sinos, já na subida para a Serra. Considerada Cidade das Azaléias, desde o ano 2000 que a prefeitura promove a festa das azaléias. Neste ano a festa foi realizada no fim de agosto. O município de Araricá é conhecido também pelas paisagens naturais. A cidade fica entre morros. A foto abaixo é uma vista a partir do Morro da Cruz.

A azaléia:

fotos: divulgação

Site da Prefeitura de Araricá.



Bergson Hotel em Caxias

22 de outubro de 2010 0

O melhor do hotel é a localização. Bem no centro, perto de tudo. Como é um flat, os apartamentos possuem cozinha. Ótimo para quem prefere economizar e fazer refeições rápidas no hotel mesmo.

Outro ponto que eu destaco é o café da manhã. À primeira vista parece bem simples, mas há uma variedade de pães e bolos. Tem ainda produtos coloniais, com um pão sovado caseiro que é muito bom.

fotos: arquivo pessoal

O  Bergson Flat é uma ótima opção para quem visita Caxias do Sul.

Restaurante Ponto de Vista

21 de outubro de 2010 0

Em Cruzeiro do Sul tem um ótimo restaurante que serve comida farta a preços relativamente baixos. Um prato é suficiente para quase 3 pessoas. O Restaurante Ponto de Vista fica no Morro de Cruzeiro do Sul, de onde se tem uma vista do rio Taquari e cidades próximas.

fotos: arquivo pessoal

O restaurante tem um ambiente simples. Fica bem na entrada da cidade, subindo o morro à direita. Na próxima viagem pela região de Lajeado, vale a pena dar uma esticada até Cruzeiro do Sul pela RS-129 e fazer uma refeição no Ponto de Vista. Eu segui a dica de um leitor do blog.


Cascata em Alto Feliz

20 de outubro de 2010 3

A cascata da foto fica localizada às margens da estrada de acesso à cidade de Alto Feliz. Aliás, uma estrada bem estreita.

De repente, numa curva, avista-se a cascata. Há um lugar para estacionar o carro e bater as fotos. A queda d’água tem cerca de 18 metros.

fotos: arquivo pessoal

Alto Feliz fica bem na subida da Serra. Para chegar lá é preciso pegar a RS-452, que liga a RS-122 à BR-116. É uma estrada de pista simples, bem movimentada, inclusive com trânsito intenso de caminhões.

Saindo da rotina no fim de semana

19 de outubro de 2010 1

Eu me considero um turista urbano. Gosto de conhecer lugares em áreas rurais mas sempre escolho hotéis que ficam em cidades, ou perto de bastante movimento. No último fim de semana mudei um pouco a rotina e acabei ficando no hotel da Lagoa da Harmonia, no interior de Teutônia. E foi uma grande surpresa. Eu já conhecia a região, mas apenas em passeios diurnos. Passar a noite lá é algo especial. As cabanas são super confortáveis, espaçosas, equipadas com cozinha completa e, no andar superior, uma bela sacada para o lado da lagoa.

Além disso, quem visita a região pode desfrutar da beleza da lagoa. É possível andar a cavalo, caminhar por trilhas no meio da mata, conhecer de perto a pequena cascata, subir ao morro das antenas e ter uma vista de cidades próximas, enfim tudo bem diferente da vida na cidade. Na lagoa não pega celular, o sinal é difícil. Internet apenas no restaurante, o que é ótimo, porque garante um fim de semana fora da rotina.

Subindo ao Morro das Antenas, é possível ver uma boa parte da região. Apesar do fim de semana de céu nublado, valeu a pena o passeio.

Depois do morro, a descida até a base da pequena cascata. É só pegar uma trilha. O caminho é fácil.

O bom é dormir à noite sem qualquer ruído, apenas o do vento. E acordar pela manhã com o galo cantando. Quem canta também são os pássaros. Aliás, ao abrir a janela, descobri um visitante inesperado.

fotos: arquivo pessoal

Para saber mais sobre a lagoa, acesse o site:

Lagoa da Harmonia.