Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2010

Um pouco de Maratá / Brochier

23 de novembro de 2010 3

Apenas 3 km  separam estas duas cidades do Vale do Caí. Quem sai de Montenegro, passa primeiro em Brochier. Depois, em seguida, chega ao pórtico de Maratá.

No centro da cidade se destacam prédios no estilo enxaimel:

O Parque Municipal da Oktoberfest também fica no centro. Tem área de 38 mil metros quadrados e é o local onde acontece a maior festa do município, a oktoberfest, claro, a cada 2 anos.

Bem na frente do parque, a praça municipal com o chafariz luminoso.

Maratá tem pelo menos 2 belas cascatas, cujas fotos vou publicar mais adiante.

Agora, voltando a Brochier. O pessoal de lá costuma dizer que as belezas naturais ficaram com Maratá. A cidade de Brochier tem um ótimo restaurante, que serve uma comida caseira de primeira.

Fui almoçar no Restaurante Faal seguindo a dica de um leitor do blog que é morador da cidade. Aprovei a comida. Em Brochier tem ainda uma casa que vende antiguidades que, segundo moradores, é procurada por turistas.

Ah, para pronunciar o nome da cidade, é preciso destacar o i. Diz-se Brochíer. A cidade foi colonizada inicialmente por franceses.

Na florida Pareci Novo

17 de novembro de 2010 0

O município de Pareci Novo está localizado no Vale do Caí. Tem população de origem alemã e se emancipou de Montenegro somente em 1992, sendo portanto relativamente novo. Está agora procurando incrementar o turismo. A criação da Rodovia Transcitrus é um dos projetos. A estrada, ainda não integralmente asfaltada, deve ligar pequenas cidades da região. Quem chega a Pareci Novo a partir de Montenegro, passa pelo pórtico:

Um dos pontos mais bonitos da simpática cidade é sem dúvida a praça Miguel Arraes, com espelho d’água, chafariz e palco para eventos.

A casa de Cultura fica bem ao lado da praça.

O prédio do antigo seminário dos jesuítas é de 1895. Foi tombado pelo patrimônio histórico e precisa de uma boa reforma. O projeto está pronto mas ainda falta o principal: dinheiro.

Uma vista da praça, com o antigo seminário e a igreja São José ao fundo.

A antiga casa lar das irmãs franciscanas. O prédio é de 1950.

A figueira centenária.

Pareci Novo tem economia baseada no cultivo de flores e plantas ornamentais, além de frutas cítricas. Aliás, a Citrus Flor é a grande festa do município. Em 2010 foi realizada a quinta edição, no fim de abril e começo de maio. Quem visita a cidade pode conhecer diversos lugares onde são cultivadas as flores. A cidade também é repleta delas.

Pareci Novo fica ao lado de Montenegro, São sebastião do Caí e Capela de Santana. Lá tem um lugar bem legal no rio Caí para um banho de rio. Nos próximos dias vou publicar um post especial sobre ele.

Caminhada até a Cascata da usina

16 de novembro de 2010 0

Para encerrar a série de posts sobre a viagem à região de Nova Prata, mais detalhes do Parque Caldas de Prata. O visitante pode aproveitar outras atrações, além das águas termais a 41 graus. O parque é ótimo para descansar em meio à natureza em lugares especialmente bonitos. Um deles é a cascata da usina, cujo acesso é feito por uma trilha de fácil acesso.

A cascata tem uma queda de 42 metros sobre o rio da Prata.

O parque tem ainda uma ponte pênsil bem legal para atravessar o rio da Prata.

Do outro lado da ponte tem a trilha das bromélias. Uma rápida caminhada também permite conhecer este antigo moinho.

Além das bromélias, há outras belas flores pelo caminho.

fotos: arquivo pessoal

Mais informações sobre o parque, no SITE.

O blog já publicou sobre Nova Prata e região:

Uma rápida visita a Fagundes Varela.

Rio da Prata e a Cascata da Usina.

As águas termais de Nova Prata.

Festa italiana à moda antiga.

Viva tranquilo em Protásio Alves.

A Villa do Pão de Vila Flores.

Nova Prata, capital do basalto.

Santa Tereza tombada

08 de novembro de 2010 1

Quem visita o blog já deve ter notado que eu gosto muito da região da serra. Muitos dos posts são de lá. Hoje vai mais um. A região de Bento Gonçalves tem lugares bem interessantes que nem sempre são visitados por turistas. Em bento, o maior destaque fica por conta do Vale dos Vinhedos. Pois quem segue em frente na estrada do Vale dos Vinhedos vai parar em Monte Belo do Sul ou Santa Tereza.

foto: divulgação

A foto acima é do centro de Santa Tereza. Acontece que a área urbana da cidade acaba de ser tombada pelo patrimônio histórico. Santa Tereza tem uma tranquilidade que só quem mora lá sabe como é bom. Fica às margens do rio Taquari e a maioria da população vive em zonas rurais. Vale a pena conhecer a região. Abaixo fotos que tirei de um de meus passeios lá.

fotos: arquivo pessoal.

Confira a localização de Santa Tereza, conforme a Embrapa.

reprodução site embrapa

A distância de Porto Alegre? Apenas 134 km. Pertinho.

O Blog já publicou:

A tranquilidade de Santa Tereza dos vinhedos.

Na região do Rio Bello

03 de novembro de 2010 0

As fotos são de uma área bem no pé da Serra, ainda no Vale do Caí, mas no município de Caxias do Sul. A entrada é a partir da RS-452, a estrada que liga a RS-122 à Br-116. A partir dalí é possível subir a Serra em estrada de chão até Caxias do Sul, sendo que o final é asfaltado, na parte chamada de Estrada do Imigrante.

O rio bello é quase um riacho, com águas bem calmas.

Há uma área particular que é conhecida como Balneário do Rio Bello, com local para banho de rio e um grande espaço verde que no verão fica lotado. Quanto estive lá era um domingo e estava fechado. Aliás, a temporada deve estar começando por agora. Mais informações podem ser obtidas no site do BALNEÁRIO.

Mesmo quem não tem intenção de tomar banho de rio, pode conhecer esta região, que tem belas paisagens.

Embora o dono desta casa não goste muito de visitantes…

…ainda é possível conseguir belas fotos.

fotos: arquivo pessoal

Chegar ao rio Bello é fácil. Fica quase no entroncamento da RS-452 com a BR-116.