Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2010

Municípios Gaúchos 28 - Augusto Pestana

31 de dezembro de 2010 0

Pouco se ouve falar desta pequena cidade da região noroeste gaúcha, a mais de 400 km da capital. O município foi colonizado principamente por imigrantes alemães. A colonização começou em 1901. Augusto Pestana era o nome do engenheiro responsável pela medição das terras. Como muitos municípios gaúchos, existem por lá atrativos naturais.

A Casa Recanto da Produção, localizada na RS 522, Km 13,  é uma opção do visitante que pretende adquirir produtos Coloniais. Também oferece um Café Colonial.

Dentro da série Municípios Gaúchos, este é mais um pouco conhecido que agora ganha destaque aqui no blog.

Boa Vista do Sul

30 de dezembro de 2010 0

Esta pequeníssima cidade fica bem perto de Carlos Barbosa e é bem pouco conhecida. Passei de carro por lá num domingo de outubro, se não me engano.

A cidade tem uma área urbana bem reduzida e aparentava muita tranquilidade.

Até a igreja tem proporções reduzidas.

fotos: arquivo pessoal

Boa Vista do Sul está localizada no alto do Vale do Taquari, já quase na região da Serra.

A cidade de Encantado

29 de dezembro de 2010 0

Para chegar à Encantado é preciso pegar a RS-129, em Lajeado. Passando por Arroio do Meio e Roca Sales. Esta estrada tem trechos bem interessantes, já que acompanha parte do trajeto do Rio Taquari. Na foto abaixo a ponte que leva à cidade de Roca Sales.

No centro de Encantado, tem a igreja, que é vista de longe.

Da entrada da igreja, uma vista da avenida.

Encantado tem ainda uma bela lagoa, a Garibaldi, que já foi assunto aqui no blog.

Vila Flores

28 de dezembro de 2010 0

Muito simpática esta pequena cidade a meio caminho entre Veranópolis e Nova Prata. No centro, se destaca a igreja.

Em Vila Flores, o povo é considerado hospitaleiro. Vá até a Casa do Artesão, onde funciona o Grupo do Filó que promove festas italianas e comprove.

Para comprar produtos coloniais, Vila Flores tem a Villa do Pão, que fica nesta casa de 1913.

fotos: arquivo pessoal

A Villa do pão serve um delicioso café à tarde.

Santa Cruz do Sul a 33 graus

25 de dezembro de 2010 0

Não é preciso muita coisa para me deixar satisfeito. Não sou exigente. Uma das coisas que mais gosto nas tardes de verão, é tomar um copo de Nescau gelado com um sanduíche de queijo, o popular queijo quente, ou torrada. Só que quando viajo, é muito difícil encontrar uma lancheria que sirva o copo de Nescau. Geralmente tem apenas chocolate quente, mas no verão não dá. É tão simples. Basta uma lata de Nescau e uma caixa de leite e pronto. Simples ganhar dinheiro assim. Aqui em Santa Cruz do Sul caminhei pelo centro, no túnel verde da Marechal Floriano, e não encontrei o copo de Nescau. Tomei um sorvete, descobri a Catedral escondida entre árvores…

… passei por várias lancherias, e nada. Na volta ao hotel, o Aquarius Flat, fui até o restaurante e descobri que serviam lanches também e, milagre! Consegui tomar 1 copo de Nescau, 1 não, 2, e comer um delicioso queijo quente.

Mania é mania, e não adianta. Tenho que tomar um Nescau todo dia… No mais tudo ótimo aqui em Santa Cruz. Para aplacar o calor de mais de 30 graus, só um bom banho na piscina do hotel…

É um aquecimento para as férias.


Municípios Gaúchos 27 - Arvorezinha

25 de dezembro de 2010 1

Terra da melhor erva-mate e do melhor chimarrão. É assim que a prefeitura de Arvorezinha anuncia o município. Fica a pouco mais de 200 km de Porto Alegre, a 750 metros de altitude, em meio a vales e montanhas. Por isso mesmo, possui atrativos belíssimos. E eu pretendo conhecer esta cidade o mais breve possível.

A paisagem da foto acima é o Perau de Janeiro, que fina numa área rural a 19 km do centro da cidade. perau é uma espécie de penhasco. Na verdade, é uma cascata, não é? Um dos pontos turísticos de Arvorezinha é o Parque das Araucárias.

Este parque tem piscinas e cabanas para hospedagem. Ótimo para quem curte o turismo natural. Confira a localização de Arvorezinha no mapa do RS.


Descobri ainda que Arvorezinha tem um hotel que me parece ser bem interessante, inclusive com piscina. É o Bei Monti hotel. Informações sobre ele, no SITE.

Igreja São Pelegrino, em Caxias.

24 de dezembro de 2010 0

Na véspera do Natal, algumas fotos de uma igreja de Caxias. A de São Pelegrino. Ela tem algum diferencial em relação às demais igrejas. Na parte externa, nada de especial.

O destaque fica com a parte interna. Há murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli.

O que atrai mesmo os turistas à igreja é a réplica da Pietá de Michelângelo, logo na entrada. Foi doada em 1975 pelo papa Paulo VI.

Se voce for conhecer a igreja São Pelegrino, aproveite para visitar também o novo shopping de Caxias, logo ao lado.

Melhora atendimento ao turista em Bento

24 de dezembro de 2010 2

Inaugurado em Bento Gonçalves o novo local de atendimento ao turista. É bem na entrada principal da cidade, onde tem aquela pipa gigante.

Só é preciso tomar cuidado com os assaltos. Há vários casos de turistas atacados por ladrões quando chegavam ao local.

Espero que além de inaugurar o novo posto, a prefeitura da cidade tenha providenciado mais segurança também.

Os detalhes dessa reportagem podem ser conferidos no Clic RBS Bento Gonçalves, de onde foi tirada a foto deste post.

Parque da Gruta de Santa Cruz do Sul

23 de dezembro de 2010 0

Há poucos dias postei sobre o Parque da Gruta de Otávio Rocha. Este parque da gruta de hoje é um dos pontos turísticos de Santa Cruz do Sul. O parque tem área com churrasqueiras e muito verde.

Tem ainda um teleférico para quem quer ver o parque do alto.

Há um mini-zoo mas a atração principal é sem dúvida a gruta.

Para quem curte caminhar há trilhas e muitos espaços bem interessantes.

fotos: arquivo pessoal

Neste verão, fuja do litoral e procure lugares alternativos para visitar. Santa Cruz do Sul é uma ótima opção. Tem bons hotéis e locais agradáveis para conhecer.

Evite o caos aéreo: viaje de carro!

22 de dezembro de 2010 2

Promessa de problemas para quem viaja de avião. Há uma greve de aeronautas prevista para amanhã, dia 23. Quer dizer: os já tradicionais atrasos nos aeroportos vão se transformar em cancelamentos mesmo. Quem planejou viagem de avião pode se dar mal. A opção é pegar o carro e ir para a estrada. Aqui no Rio Grande do Sul há muitos lugares para conhecer.

Por Exemplo: vá para a região do Vale do Taquari. Lajeado, Estrela, Teutônia e outras cidades. Em Teutônia, conheça a Lagoa da Harmonia, um lugar maravilhoso a quase 600 metros de altitude onde o celular quase não pega…

Lá tem hotel com cabanas confortáveis e um ótimo restaurante. Se não gostou, então suba a RS-130 logo depois de Lajeado, e vá até Guaporé. A cidade é conhecida pelas fábricas de lingerie e também é pólo de jóias e semi jóias. Suba até o Cristo Redentor e tenha uma vista da região.

Outra sugestão: vá para o vale do Rio Pardo e conheça e cidade de Rio Pardo. Lá tem o espetacular sonho no casarão azul. A cidade ainda mantém casas do tempo da chegada dos açorianos ao RS.

A foto acima é do casarão onde são vendidos os sonhos. Além de Rio Pardo, conheça Santa Cruz do Sul. A cidade é agradabilíssima, com o túnel verde no centro e a famosa catedral.

Bem perto, um bom passeio é conhecer Maratá, ao lado de Montenegro. Lá tem a cascata Vitória, um dos lugares mais bonitos deste estado.

Existem muitas outras opções de passeio de carro pelo RS. Aqui mesmo, no blog, há muitas. É só navegar seguindo as categorias na coluna à direita e se divertir.

Só uma coisa: se for pegar a estrada, respeite o limite de velocidade e os demais motoristas. Passeie. Não tenha pressa de chegar.