Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de fevereiro 2011

Municípios Gaúchos 30 - Bagé

27 de fevereiro de 2011 0

Este tradicional município do RS vai completar 200 anos em julho. Localizado a quase 400 km de Porto Alegre, Bagé fica bem próximo da fronteira com o Uruguai. Possui vários hotéis fazenda, o que evidencia numa aposta no turismo rural. A economia é baseada na agricultura e na pecuária. Um dos principais eventos de Bagé é a Festa Internacional do Churrasco, considerada a maior desse tipo no País. Lá também acontece a Semana Crioula Internacional, que ocorre sempre no mês de abril, com grande competição de gineteadas.O município também promove grandes leilões de cavalos da raça. Especialistas avaliam que Bagé possui alguns dos melhores Haras do Brasil. A cidade tem vários prédios antigos e históricos, como é possível notar na foto abaixo, sede da prefeitura.

Saindo de Porto Alegre, o acesso a Bagé é feito pelas BR 290, 293 e 153.

Pousada tranquila em Nova Petrópolis

25 de fevereiro de 2011 0

Eu já postei sobre a Pousada da Neve, em Nova petrópolis. Fica na estrada que vai para Gramado, a uns 3 km do centro. É um ótimo lugar para descansar.

Uma ótima dica para quem pretende fugir do Carnaval, por exemplo. O site da pousada está AQUI.

Flores da Cunha e Nova Pádua

21 de fevereiro de 2011 0

Pois bem, vamos aos comentários sobre as festas de Flores da Cunha e Nova Pádua, onde estive no fim de semana. Vi nos jornais de hoje que a Festa da Vindima de Flores da Cunha foi considerada um sucesso. Não foi o que presenciei, pelo menos no sábado. Claro que não fiquei na cidade muito tempo, apenas visitei rapidamente o parque da vindima, mas o que vi foi um público bem pequeno. Aliás, a expressão dos expositores não era das melhores. Mostrava desânimo. Talvez o desfile de carros alegóricos no domingo tenha atraído mais gente, mas não sei se turistas ou apenas moradores da cidade mesmo. No parque da Vindima, vi uma festa bem fraquinha. Normalmente estas festas reúnem dezenas de bancas que vendem diversos produtos e movimentam turistas e consumidores em geral. Em Flores  da Cunha havia meia dúzia de bancas vendendo alguma coisa. A maioria era de venda de vinhos. Pouca gente circulava no pavilhão coberto. A foto abaixo é logo na entrada do pavilhão coberto, onde estão expostas uvas premiadas. Está bonito.

O Monumento ao galo também fica no parque.

Não estou desestimulando as pessoas a irem a Flores da Cunha. É uma cidade legal, que vale a pena conhecer. Apenas não esperem muita coisa da Festa da Vindima, apesar das reportagens dos jornais de hoje destacarem a festa.

Andei também pela pequena e simpática cidade de Nova Pádua no sábado à tarde. Era o último fim de semana da Festa do produtor, a Feprocol. Olha que estava bem mais animada do que a festa de Flores da Cunha. A avenida principal da cidade foi asfaltada e ficou bem bonita, com flores no canteiro.

Em frente à igreja, uma gincana movimentava moradores da cidade.

A festa de Nova Pádua terminou mas a Vindima de Flores da Cunha continua.

Desabou o céu na Serra

19 de fevereiro de 2011 1

A chuva não durou muito mas foi forte. Em Flores da Cunha e Caxias, onde passei. Na estrada de Santa Justina, que sai de Otávio Rocha para Caxias, a visibilidade era quase zero.

Tinha muitos pontos com água na pista e muita água caindo dos morros.

Já quase em Caxias, não tinha como passar. Era tanta água e uma correnteza muito forte que desisti. Havia pedaços de galhos passando pela estrada.Não tinha como saber o tamanho do alagamento porque era uma curva. Fiz o retorno e parei uns km depois até a chuva diminuir. Quando voltei, uns 20 minutos depois, vi que tinha tomado a decisão certa. Se tentasse passar, o carro ia ficar preso numas pedras que rolaram para a pista. Era muita água. O carro poderia ser levado pela correnteza barranco abaixo. Sabe lá onde iria parar…

Depois que a chuva parou foi tranquilo, apesar das pedras na pista. Tinha um espaço pequeno para passar. No mais, o passeio de fim de semana está ótimo, nem a chuva atrapalhou. Aliás, no fim da tarde, o sol voltou.

E teve até arco-íris.

Temperatura deve ser bem agradável esta noite.

Ponto turístico em perigo

18 de fevereiro de 2011 0

A foto acima é da lagoa Garibaldi, no município de Encantado, no alto do Vale do Taquari. Pois li que a lagoa está a perigo. Há um vazamento e o nível já caiu em mais de um metro. A prefeitura está buscando especialistas para tentar encontrar o vazamento. A lagoa é artificial e nos fins de semana é muito procurada por moradores da região.


A cheia do Jacuí na Prainha de General Câmara

16 de fevereiro de 2011 2

Tem uma colega aqui da Rádio que há meses me promete fotos da prainha de General Câmara, no limite com São Jerônimo. Fica ao lado da ponte e nos fins de semana do verão lota. Quem conhece sabe que o lugar é bom. Aliás, um banho de rio é muito bom. Bem, na última vez que passei lá tinha acabado de chover muito e o rio Jacuí estava acima do nível normal.

A ponte do rio Jacuí, entre São Jerônimo e General Câmara.

fotos: arquivo pessoal

Praia dos Ingazeiros com seu restaurante

14 de fevereiro de 2011 2

Neste fim de semana terminou a festa do peixe em Rio Pardo, que é realizada na praia dos Ingazeiros. Lembrei que tinha algumas fotos de arquivo de lá. A praia fica bem perto do centro da cidade e está sempre lotada nos fins de semana de sol no verão. Em época de chuva, fica tudo alagado…

Na praia dos Inzageiros funciona o Restaurante e Bar Costaneira, que à noite serve uma ótima Traíra.

A cidade de Rio Pardo também é conhecida por suas casas antigas e históricas, muitas preservadas.

A igreja Matriz foi fundada em 1802.

fotos: arquivo pessoal

Ah, e quem for a Rio Pardo não pode perder a chance de saborear o fabuloso sonho, na casa do artesão, também conhecido como casarão azul, perto da igreja.

Cascata em Otávio Rocha

10 de fevereiro de 2011 0

Depois das férias, retomo os posts sobre o Rio Grande do Sul. Alguma coisa arquivada de viagens anteriores. Uma delas foi a Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha. Lá é possível visitar o Parque da Gruta. Há uma cascata e a gruta, claro. O lugar foi construído para ser uma hidrelétrica e durante algum tempo forneceu energia para moradores da região. Agora virou ponto turístico.

É possível caminhar por baixo da cascata.

O parque da gruta tem a santa. Uma homenagem à Nossa Senhora feita pelo dono da área, que é devoto.

Quem visita o parque tem à disposição uma área bem legal.

O acesso a Otávio Rocha pode ser feito por Flores da Cunha ou a partir de Caxias do Sul. Esta segunda estrada, a VRS-431, é muito mais bonita. E calma, também.

Último passeio das férias

08 de fevereiro de 2011 0

Último dia de férias, último passeio. Tive de ir ao Litoral Norte gaúcho, na região de Pinhal. Saí de Porto Alegre na metade da manhã com muita chuva em grande parte da RS-040.

Na região do túnel verde a chuva perdeu força.

Na volta entrei à direita na RST-101 em direção a Osório, na altura de Capivari do Sul. Já sem chuva, passei ao lado do parque eólico.

Subi o Morro da Borússia para almoçar no Restaurante do Dodô. A comida caseira estava ótima.

Na sobremesa, um pudim de leite espetacular. Fui obrigado a repetir. O restaurante tem um ambiente bem agradável, cheio de objetos antigos, como este aparelho de tocar música. Esqueci o nome. É uma daquelas vitrolas de filme norte-americano. Estava ticando música country inclusive.

Depois do almoço fui até o mirante.

Mesmo com céu nublado, a vista é surpreendente.

Quem ainda não conhece o Morro da Borússia em Osório não deve deixar de ir.

As últimas fotos da viagem

06 de fevereiro de 2011 0

De volta a Porto Alegre, depois de 30 dias de estrada. Na RS-020, em Morungava, muita chuva neste domingo começo de tarde. Quase não foi possível passar num trecho onde havia muita água na pista. Abaixo as últimas fotos ainda não publicadas.

Fim de tarde em Lages, SC.

Depois Caxias do Sul, numa tarde que começou com sol e acabou com pancadas de chuva.

A rua Os 18 do Forte vista do alto do Bergson Hotel.

Uma ala do shopping Iguatemi de Caxias.

O Vale do Quilombo, em Gramado, visto do Belvedere na saída para Canela.

Também Gramado. Fim de tarde com chuva. No sábado, o dia começou quente. Na metade da tarde nublou e choveu forte. Depois baixou uma neblina e veio mais chuva. O dia acabou em clima de inverno.

As fotos abaixo são do Lago São Bernardo em São Francisco de Paula. Tarde de domingo. Muita neblina. Parecia inverno também.

Na volta a Porto Alegre, chuva forte na RS-020 na chegada a Gravataí, especialmente no trecho de Morungava, mas a viagem foi tranquila. Depois de passar por SC, PR, SP, RJ e MG, enfrentando o período de chuva do Sudeste, parece incrível mas o único ponto onde peguei chuva forte na estrada foi justamente no RS. Foram 4.570 km de estrada. Não é meu recorde. Em dezembro de 2006 viajei 5.500 km. Fui até o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e depois Vitória, no Espírito Santo. Foram 26 dias de viagem, 4 a menos do que agora. A partir do fim de semana de 19 e 20 de fevereiro retomo minhas viagens pelo interior do RS.