Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2011

A vila militar que virou cidade

30 de setembro de 2011 0

General Câmara começou com uma vila militar. O exército montou uma companhia na região e a vila cresceu. Hoje, quem passa por General Câmara se depara com as casas brancas com portas e janelas azuis.

Na verdade, o município nasceu em Santo Amaro, na beira do jacuí. Em 1883 foi inaugurada uma ferrovia e a partir daí a sede do município passou para onde agora fica o centro de General Câmara e a Vila Militar. Santo Amaro, com suas casas açorianas, é um distrito e ponto turístico da região.

O Rio das Antas em Nova Pádua

28 de setembro de 2011 2

Nova Pádua tem um lugar bem legal que é chamado de Belvedere dos Sonda, de onde é possível ver o Rio das Antas. Lá funcionou um restaurante que, inexplicavelmente, está fechado. É um belo lugar para almoçar e certamente atrairia turistas, mas a prefeitura local não dá sinais de que irá reativar o restaurante. Lamentável falta de vontade e exemplo de mau uso de área com potencial enorme para o turismo. Vá se entender algo assim. Do alto do Belvedere dos Sondas, o Rio das Antas:

Descendo a estrada que vai para Nova Roma do Sul é possível chegar às margens do Rio das Antas, onde a travessia é feita de balsa.

Lá de baixo é possível ver o Belvedere dos Sondas. É o ponto branco no alto, no meio da foto.

Na estrada há alguns lugares bem bacanas para fotografar.

Também em Nova Pádua, mas nas proximidades do Belvedere dos Sonda, os pessegueiros ainda não floresceram.

Nova Pádua, esta pequena cidade do vale do Taquari, fica bem próximo de Flores da Cunha e de Antonio Prado.

Nos caminhos do trem

26 de setembro de 2011 0

Inaugurado há pouco mais de três meses, este restaurante já faz sucesso em Farroupilha. O movimento é grande. E não é para menos. A comida é ótima. O Restaurante Caminho do Trem fica num prédio considerado histórico no município. Lá já funcionou uma vinícula e um centro de arte. Agora é um centro de gastronomia com capacidade para 600 pessoas.

O bom desse restaurante, além da variedade da comida, é o espaço. Não tem aquela coisa de mesa colada em mesa.

A decoração é de extremo bom gosto.

Além do restaurante há um café.

E para justificar o nome…

O restaurante Caminho do Trem é bem fácil de achar. Fica no centro de Farroupilha, na rua onde passam os trilhos.

Onde está o asfalto?

23 de setembro de 2011 0

No ano passado foi inaugurado o asfalto nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Só que no acesso à RS-448, a estrada que liga Farroupilha e Nova Roma do Sul, esqueceram de asfaltar 200 metros. Depois daquela casa branca, à esquerda, começa o asfalto.

Faltou dinheiro? Faltou tempo? Esqueceram? Ninguém sabe o que aconteceu. Como diz na placa, as obras começam aqui, mas cadê o asfalto?

É mais uma coisa sem explicação que acontece neste estado… Mostra bem a incompetência dos órgãos públicos. Será que era muito caro asfaltar a estrada por completo?

Municípios Gaúchos 38 - Barra do Rio Azul

22 de setembro de 2011 0

Existem alguns municípios do RS que são praticamente desconhecidos. Dificilmente são citados em algum noticiário. Não lembro de ter ouvido falar ou lido algo a respeito de Barra do Rio Azul. Fica no Alto Uruguai,  na divisa com Santa Catarina, a 409 km de Porto Alegre. Era distrito de Aratiba e virou município em 1992. Tem pouco tempo de vida…

E fica muito longe para um passeio de fim de semana…

Para ler viajando...

21 de setembro de 2011 0

James Patterson já teve dias melhores como escritor mas mesmo assim recomendo este livro. É mais uma estória do detetive Alex  Cross, imortalizado no cinema pelo sensacional Morgan Freeman.

Outros livros do autor que são ótimos e melhores: Na teia da Aranha. Gato e Rato. Jack and Jill. Esconde Esconde.

Patterson escreve romances policiais e o Cross é o seu principal personagem.

Um bom livro para leitura em viagem

Turista faz intervalo?

20 de setembro de 2011 0

Coisa mais comum em cidades do interior: encontrar avisos assim em lojas. A foto acima foi tirada sábado, perto do meio-dia,  no centro de compras de Farroupilha. Mas em várias cidades lojas fecham ao meio-dia. Fica a pergunta: Turista faz intervalo? Se a loja vive principalmente de vender para turistas, por que então fechar ao meio-dia?

Em janeiro, no interior do Rio, encontrei lojas que fechavam na quarta-feira. Isso foi em Penedo, um distrito de Itatiaia, que tem a pretensão de ser a Finlândia brasileira. Lojas que fecham na quarta-feira… Nunca tinha visto.

Um pouco de Guaporé

19 de setembro de 2011 0

Esta pequena cidade gaúcha está localizada no alto do Vale do Taquari, já quase no Planalto, a caminho de Passo Fundo. Pequena em tamanho, mas não em importância. Tem uma população de quase 23 mil pessoas e é conhecida como pólo na fabricação de lingeries e de jóias e semi-jóias. Tem uma grande avenida principal que corta toda a cidade.

Guaporé também é conhecida no país pelo autódromo, palco de grandes competições. No centro, em frente à praça, fica a a Igreja Matriz Santo Antônio, construída em 1947 com estilo gótico. Neste fim de semana a igreja dividia as atenções com o acampamento farroupilha

E como a primavera está chegando, Guaporé está bem florida.

Nos próximos dias, mais um pouco de Guaporé: o Cristo Redentor.

No hotel com as estrelas

18 de setembro de 2011 0

Em Guaporé, fiquei num hotel bem simples, perto do centro, o Rocenzi. É um prédio novo, como se vê na foto acima e o hotel também. Simples não significa ruim. Muitas vezes o simples é até melhor do que aquele que tenta passar por sofisticado. O Rocenzi é simples e bom, dentro de sua simplicidade.

Ao acordar no domingo pela manhã descobri que estava no mesmo hotel que as estrelas…

A dupla Osvaldir e Carlos Magrão cantou na noite de sábado no acampamento farroupilha no centro de Guaporé. Não assisti ao show até porque não é o tipo de música que me agrada, mas quando saí para jantar passei no acampamento. Estava bem movimentado. No café da manhã do hotel havia umas 4 pessoas da equipe da dupla, inclusive o Osvaldir. Todos falavam alto, como se estivessem no campo, numa roda de chimarrão.  Pelo que pude entender, estavam meio que lavando a roupa suja. Dois reclamavam do Osvaldir e da “postura dele no palco”. Diziam que “pode ser interpretada como uma ofensa ao público” . Depois dessa, até me arrependi de não ter assistido pelo menos parte do show. Fiquei curioso. De qualquer forma, roupa suja se lava em casa, né. Azar deles que tinha um blogueiro por perto…

Que tal um sorvete de tomate?

17 de setembro de 2011 0

Fez calor hoje à tarde e na rápida passagem pelos Caminhos de Pedra, em Bento, uma parada na casa do tomate para saborerar um sorvete de tomate, claro. Quem ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo. É muito gostoso…

Tarde de sábado quase de verão na Serra. Algumas nuvens, um pouco de sol e temperatura agradável.