Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2011

A vila militar que virou cidade

30 de setembro de 2011 0

General Câmara começou com uma vila militar. O exército montou uma companhia na região e a vila cresceu. Hoje, quem passa por General Câmara se depara com as casas brancas com portas e janelas azuis.

Na verdade, o município nasceu em Santo Amaro, na beira do jacuí. Em 1883 foi inaugurada uma ferrovia e a partir daí a sede do município passou para onde agora fica o centro de General Câmara e a Vila Militar. Santo Amaro, com suas casas açorianas, é um distrito e ponto turístico da região.

Nos caminhos do trem

26 de setembro de 2011 0

Inaugurado há pouco mais de três meses, este restaurante já faz sucesso em Farroupilha. O movimento é grande. E não é para menos. A comida é ótima. O Restaurante Caminho do Trem fica num prédio considerado histórico no município. Lá já funcionou uma vinícula e um centro de arte. Agora é um centro de gastronomia com capacidade para 600 pessoas.

O bom desse restaurante, além da variedade da comida, é o espaço. Não tem aquela coisa de mesa colada em mesa.

A decoração é de extremo bom gosto.

Além do restaurante há um café.

E para justificar o nome…

O restaurante Caminho do Trem é bem fácil de achar. Fica no centro de Farroupilha, na rua onde passam os trilhos.

Um pouco de Guaporé

19 de setembro de 2011 0

Esta pequena cidade gaúcha está localizada no alto do Vale do Taquari, já quase no Planalto, a caminho de Passo Fundo. Pequena em tamanho, mas não em importância. Tem uma população de quase 23 mil pessoas e é conhecida como pólo na fabricação de lingeries e de jóias e semi-jóias. Tem uma grande avenida principal que corta toda a cidade.

Guaporé também é conhecida no país pelo autódromo, palco de grandes competições. No centro, em frente à praça, fica a a Igreja Matriz Santo Antônio, construída em 1947 com estilo gótico. Neste fim de semana a igreja dividia as atenções com o acampamento farroupilha

E como a primavera está chegando, Guaporé está bem florida.

Nos próximos dias, mais um pouco de Guaporé: o Cristo Redentor.

Que tal um sorvete de tomate?

17 de setembro de 2011 0

Fez calor hoje à tarde e na rápida passagem pelos Caminhos de Pedra, em Bento, uma parada na casa do tomate para saborerar um sorvete de tomate, claro. Quem ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo. É muito gostoso…

Tarde de sábado quase de verão na Serra. Algumas nuvens, um pouco de sol e temperatura agradável.

De carro até o Cristo

16 de setembro de 2011 0

Estarei no fim de semana numa das cidades gaúchas onde há um cristo rendentor: Guaporé.

A viagem começa esta noite para Carlos Barbosa. Amanhã passo por Bento Gonçalves e sigo para Guaporé, a cidade das lingeries e das jóias.

A previsão é de chuva para algumas regiões gaúchas, mas vou arriscar. Volto no domingo pela RS-129 e BR-116, passando por Lajeado.

Vou conhecer dois hotéis onde ainda não me hospedei, o São Carlos, de Carlos Barbosa e o Rocenzi, de Guaporé. Este último é um hotel novo, inaugurado em 2009.

Parece que o Hotel Las Carreras está meio acabadinho…


Distrito de Itapuca, em Anta Gorda

12 de setembro de 2011 0

É neste distrito, com acesso por estrada de chão, que ficam os principais pontos turísticos de Anta Gorda. O Blog já mostrou a gruta de Nossa senhora de Lourdes. Agora mais algumas fotos. Primeiro o Campanário São José do Patricínio, cuja torre tem 40 metros. São 3 campanários que foram trazidos da Itália.

Algumas casas que podem ser vistas no distrito.

O distrito de Itapuca também tem um moinho com uma cascata. No local também funciona um camping com banhos de rio.

No caminho, belos lugares para bater fotos.

É bem fácil chegar ao Distrito de Itapuca. Há placas indicando. Ou então basta perguntar em qualquer posto de combustível em Anta Gorda.


Mais uma gruta: agora em Doutor Ricardo

07 de setembro de 2011 0

O blog  já postou sobre a pequeníssima cidade de Doutor Ricardo, no Vale do Taquari. Pois lá também tem uma gruta e a Gruta de Doutor Ricardo também se chama de Nossa senhora de Lourdes. Para chegar lá é preciso descer – e depois subir – pouco mais de 170 degraus.

O legal dessa gruta é que tem uma cascata, vista pela parte de trás.

A gruta é de pedra basalto.

A estrada de acesso é asfaltada.

Ao lado da estrada uma queda d’água que parece uma escadaria.

Todas as grutas que visitei até agora se chamam de Nossa Senhora de Lourdes. Será que tem alguma explicação?