Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2011

O Rio Taquari em Lajeado

29 de novembro de 2011 0

O rio Taquari passa bem perto do centro de Lajeado. Há inclusive uma área de lazer, com ciclovia.

É bem mais legal andar de bicicleta na beira do Rio. Aqui em Porto Alegre estão fazendo uma ciclovia às margens do Dilúvio…

Mas voltando a Lajeado. Na área às margens do Taquari, além da ciclovia, tem alguns locais para sentar e ficar apreciando a paisagem.

Lajeado está a cerca de 100 km de Porto Alegre, pela BR-386 que está sendo duplicada no trecho de pista simples.

Rescaldos do fim de semana

28 de novembro de 2011 0

Na sexta-feira passei a noite em Teutônia, no Vale do Taquari. Quando fui fechar a janela do apartamento, percebi que meu hotel ficava ao lado da agência do Sicredi. Meu primeiro pensamento foi “tomara que ninguém tente assaltar o banco na madrugada”.

É que está se tornando comum explodirem caixas eletrônicos de bancos em cidades pequenas. Há pouco tempo aconteceu em Nova Petrópolis e o blog postou a foto do local onde ficava o caixa eletrônico explodido. Bem, felizmente não aconteceu nada.

No sábado eu estava em Muçum, e era para ser uma noite tranquila. Acontece que tinha uma festa de motoristas na cidade e os caminhoneiros passaram em carreata com as buzinas tocando a mil.

Como a cidade tem apenas duas avenidas, os motoristas passaram duas vezes. Na ida e na volta. Além disso, a lancheria onde eu jantava fica bem na frente da igreja e o jantar dos caminhoneiros era no salão paroquial. Depois da carreata a paz voltou, até eu retornar ao hotel. Tinha um “jantar” na calçada, bem em frente ao meu apartamento e um gaiteiro tentava cantar… Ainda bem que acabou cedo. Detalhe: ano passado visitei Muçum em novembro e foi no dia da festa dos caminhoneiros… Grande coincidência. No mais, tirando o calor, a viagem de fim de semana foi boa.

Parada para um sorvete...

26 de novembro de 2011 0

A tarde de sábado é digna de verão. Muito sol e calor. Parada técnica ma cidade de Encantado, para um sorvete. O que falta neste estado é um bom hotel com piscina. Tem, claro, mas se concentram em poucas cidades e são caros. Falta um bom hotel com preço mais acessível em cidades como Santa Cruz, Lajeado, Bento Gonçalves, ou outra qualquer na região. Os hotéis com piscina geralmente cobram preços exorbitantes.

Vamos às compras...

24 de novembro de 2011 3

Fim de ano, quase todo mundo vai às compras. Dois lugares aqui perto para compras. O primeiro em Barão, cidade que fica ao lado de Carlos Barbosa. Bolsas e artigos de couro a preços bem menores do que nas lojas.

É bem fácil de achar a loja da Grazielle. Outra opção de compra é em Carlos Barbosa, na tradicional loja de varejo da Tramontina. Sempre bem movimentada nos sábados.

Barão e Carlos Barbosa ficam a 100 km de Porto Alegre.

Interior de Caxias do Sul

23 de novembro de 2011 0

Mais fotos do interior de Caxias, na chamada Segunda Légua.

A saída para esta estrada é ao lado da igreja do bairro Forquetta, no caminho para Farroupilha.

Do arquivo do blog

22 de novembro de 2011 0

Fazendo uma revisão das fotos de viagem encontrei esta, que acho que ainda não postei. É da catedral de Santa Cruz do Sul. Uma das mais belas cidades gaúchas.

Já foi bom almoçar lá

21 de novembro de 2011 0

Há uns 5 ou 6 anos eu costumava ficar pelo menos uma vez por mês em Gramado. E sempre que estava na região almoçava no restaurante Dalla, em Canela. Pois agora em outubro voltei a almoçar lá e fiquei decepcionado. O restaurante piorou. O cardápio era ótimo, agora está fraco. Mas o pior de tudo é a falta de espaço. As mesas são muito próximas, não há espaço para se movimentar. O mais grave é que o restaurante de vez em quando recebe grupos, o que piora a situação.

Hoje, não recomendo almoçar lá.

Para quem quiser correr o risco, o Dalla fica numa das avenidas mais movimentadas de Canela, a Osvaldo Aranha. Nos fins de semana é difícil encontrar lugar para estacionar.

À noite, o Dalla serve pizza, em sistema de rodízio.

Viagem do faz de conta

19 de novembro de 2011 0

Como só posso viajar nos fins de semana de folga, quando estou trabalhando inventei uma maneira de “viajar” também. Como todos os shoppings são iguais – ou quase -, é fácil. Hoje fui tomar um café no shopping total de Porto Alegre.

Como em Curitiba também tem um shopping total e eu adoro Curitiba, fiz de conta que estava lá. Legal essa viagem de faz de conta. A capital paranaense estava ótima nesta tarde de sábado…

Agora, se você não está em Curitiba, tudo bem, vá ao shopping total de Porto Alegre. No segundo andar, no lado oposto à praça da alimentação, tem o café Vogue. Experimente tomar um capuccino gelado com uma torta de nata com morango…

Eu fiz de conta que estava em Curitiba. Mas poderia ser em qualquer shopping, em qualquer lugar. Na próxima vez estarei em…. quem sabe onde….

Em Lajeado

18 de novembro de 2011 0

Lajeado é uma cidade relativamente grande, certamente a maior do Vale do Taquari, mas pobre em termos de turismo. Gosto de passear lá, mas são apenas passagens rápidas, como a do último fim de semana. No centro, Lajeado tem a rua Júlio de Castilhos, onde se localizam as principais lojas.

Seguindo pela Júlio de Castilhos, o visitante encontra a Praça da Matriz. Em frente à praça, a casa de cultura.

A matriz: a igreja Santo Inácio de Loyolla.

Na praça, o coreto.

O colégio estadual fica ao lado da igreja.

Outro prédio que chama a atenção no centro:

Lajeado tem o Parque do Imigrante e outros parques, além do rio Taquari, que passa ao lado da cidade. O que falta em Lajeado são bons hotéis. A cidade tem pouca infra-estrutura para receber turistas, na minha avaliação.

Uma das mais belas estradas gaúchas

16 de novembro de 2011 0

O trecho de descida – ou subida – da serra na Rota do Sol é uma das áreas mais legais para se viajar de carro. O que falta é lugar para estacionar o carro e bater fotos. O único fica na saída do túnel.

O problema é que a vegetação cresceu, prejudicando a vista.

Pelo menos ainda não há buracos no asfalto…