Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2011

No interior de Bento / Garibaldi

29 de dezembro de 2011 0

Na estrada do Vale dos Vinhedos, tem uma saída à esquerda de quem segue em direção a Monte Belo que também é asfaltada. Há placas indicando estrada do sabor e Garibaldi. Apenas uma pequena parte tem asfalto. Há algumas vinículas pequenas e casas de produtores que recebem visitantes. Um  bom passeio para quem tem paciência de parar o carro a todo momento. As fotos abaixo são de lá:

A estrada do sabor fica no interior de Garibaldi e é uma das rotas turísticas da área.

O pinheiro de Nova Petrópolis - correção

23 de dezembro de 2011 0

Vou fazer uma correção deste post publicado na semana passada. A fotos abaixo não são do pinheiro multissecular de Nova Petrópolis.

De acordo com o leitor Ricardo Coutinho, o pinheiro fica no fim dessa trilha, numa caminhada de uns 7 minutos. O Ricardo esteve lá e diz que o pinheiro é realmente grande, tanto que quatro adultos não conseguiram abraçar o tronco.

Fica aqui a correção e uma crítica: não há placas indicando onde está o pinheiro, pelo menos não vi nenhuma quando estive lá. Se alguém quiser visitar o pinheiro já sabe: tem de caminhar um pouco…

A seguir fotos do verdadeiro pinheiro multissecular, enviadas pelo canoense Rodrigo Coutinho, que também gosta de viajar pelo RS.

Será que vale a pena conhecer o pinheiro?

Mais asfalto na Serra

20 de dezembro de 2011 0

Os políticos adoram aparecer em fotos inaugurando obras…

Desta vez a inauguração é da conclusão do asfalto da RS-110, na região de Jaquirana. Vai facilitar a movimentação entre Bom Jesus, São José dos Ausentes e Caxias.

A foto é do blog do Ciro Fabres, do Pioneiro.

Ainda não conheço Bom Jesus e São José dos Ausentes. Já programei passeios pela região mas não fui.

Tudo bem, um dia chego lá.

O velho e o novo

18 de dezembro de 2011 0

No bairro São Pelegrino, esta casa sempre me chamou a atenção. Fica a 2 quadras do novo shopping. Agora a casa está pintada com cores berrantes, mas era assim:

O moderno: visão de dentro do São Pelegrino Shopping mall.

O shopping fica quase ao lado da igreja São Pelegrino.

Na terra do Teixeirinha

15 de dezembro de 2011 1

Esta estátua do Teixeirinha fica na praça central de Rolante. Para quem não conhece, Teixeirinha, ou Vitor Mateus Teixeira, foi um dos maiores cantores tradicionalistas gaúchos. O túmulo dele, num cemitério de Porto Alegre, é um dos mais visitados em Finados. Pois Teixeirinha nasceu em Rolante. Numa rápida passagem pela cidade, algumas fotos.

As ruas do centro, a praça e a igreja.

Algumas casas que achei interessantes no centro de Rolante.

Acho que Rolante é mais conhecida pelos atrativos naturais. Há cascatas e campings por lá, mas desta vez não tive tempo para um passeio mais demorado. É a primeira vez que visitei a cidade.

Sul de Minas Gerais

13 de dezembro de 2011 0

A Pedra Balão da foto acima é apenas um dos pontos turísticos de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Este bela e agradável cidade mineira tem águas minerais, um cristo redentor no alto do morro e cascatas que podem ser visitadas pelos turistas. Hoje, no caderno Viagem de ZH, o blog publica uma reportagem sobre a região. Confira. Abaixo, uma foto da cascata das Antas.

Além de Poços de Caldas, a matéria de hoje em ZH também fala de Caxambu, outra cidade do sul de Minas conhecida pelas águas minerais. Para conhecer mais sobre as 2 cidades, basta acessar os links abaixo. São posts já publicados no blog:

Poços de Caldas

Mais de Poços de Caldas

No Cristo de Caxambu

Palace Hotel de Caxambu

Um bom hotel em Capão

11 de dezembro de 2011 1

O Hotel Serra Mar fica na Praia do Araçá, em Capão da Canoa. Gostei de lá. Os apartamentos são amplos, quase todos de frente para o mar, embora fique a 4 quadras da praia. Mas sempre tem um vento vindo do mar soprando, o que garante noites bem agradáveis para dormir, sem precisar ligar o ar. Tem uma piscina boa e fica num lugar bem tranquilo.

Outro hotel nas proximidades é o Araçá, que fica bem na beira do mar, mas achei o prédio do hotel horrível, de um gosto arquitetônico péssimo, se é que tem algum. Não conheço dentro do hotel, mas só o que vi de fora me basta. Não gostei. Aliás, na primeira vez que vi o edifício, da praia, achei que era um prédio abandonado…

De resto, Capão é uma praia que não me agrada muito. O centro da cidade é tomado por prédios colados uns nos outros. Me lembrou de Copacabana, daquelas ruelas entre a Atlântica e a Barata Ribeiro. Mas não tem comparação. Rio é Rio. Capão não chega nem perto. Deve ser horrível lá em janeiro e fevereiro. Milhões de pessoas disputando 2 metros quadrados na areia, na calçada, na fila do supermercado, etc. Isso sem falar do trânsito, que é péssimo. E o mar é muito frio.

OBS: este hotel está fechado, agora em novembro de 2013. Não sei se reabre até o veraneio.

Brrrr, que água fria...

10 de dezembro de 2011 0

Definitivamente: esse nosso litoral não é para tomar banho de mar. Bom mesmo, só caminhar na praia e pegar um sol. O mar é muito frio, mesmo no verão. Detesto água fria. Hoje, só caminhando, ainda mais que a praia estava tranquila.

Eu não gosto nem do litoral de Santa Catarina. Prefiro Guaratuba, no Paraná, e as praias do Nordeste. Qualquer uma delas. Aqui no sul não dá.

É quase verão...

10 de dezembro de 2011 0

O sábado amanheceu sem nuvens em Osório. Ao fundo, o Morro da Borússia visto da janela do Big Hotel, no centro. Apesar do nome Big, o hotel é antigo, mas confortável. Um pouco barulhento à noite porque fica bem no centro, mas sem grandes problemas. Daqui vou para Capão da Canoa, descansar um pouco à beira mar. A última vez em que fui para a praia foi em 31 de janeiro deste ano, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Aqui no RS, praia é bom apenas para caminhar na areia. Nosso mar é  muito frio. Mas o hotel tem piscina…

Um pouco de turismo ecológico

09 de dezembro de 2011 0

O leitor Pinduca Barbosa enviou essas fotos de um passeio de bike na região de Cambará do Sul e São Francisco de Paula. Um dos locais é o Passo da Ilha, formado pelo Rio Tainhas. O acesso é pela RS-020. É necessário atravessar o Rio Tainhas para chegar até a ilha. Essa travessia também pode ser feita de carro em função do nível da água ser baixo. Fica a 41 Km de Cambará do Sul.

Outro local é o Passo do S, que também fica no Rio Tainhas e forma um lajeado de 180 metros de largura que despenca em uma bela cachoeira de 100 m de altura. Também é possível chegar lá de carro. Segundo o leitor Pinduca Barbosa, para obter informações de como chegar a esses locais basta ir ao restaurante Tainhas na Rota do Sol. Valeu pelas fotos.