Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2012

O Cristo rei de Bento

30 de abril de 2012 0

A reprodução ao lado é do blog Aqueles Lugarzinhos, que é parceiro do Viajando de Carro. Postei esta foto para mostrar a igreja matriz Cristo Rei, de Bento Gonçalves.

A igreja foi restaurada e recebeu nova pintura, com novas cores, que lembram o vinho e a uva.

Passei por Bento Gonçalves no fim de semana. As fotos abaixo são de lá:



Como o dia estava nublado faltou um pouco de luz para destacar melhor a igreja, que fica bem no caminho da entrada principal de Bento Gonçalves.

Uma região pouco conhecida do RS

24 de abril de 2012 1

O Litoral gaúcho não é lá grande coisa em termos de beleza. As praias são quase todas iguais, com exceção de Torres. O litoral mais ao sul, então, é bem pouco conhecido e explorado para o turismo. Há o problema de acesso, principalmente. Pois o colega aqui da Gaúcha Lorenço Oliveira andou por lá, numa viagem de Jipe. Ele mesmo conta como foi a viagem:

Mostardas é um destino interessante para quem gosta de viajar pelo litoral gaúcho. Fizemos o percurso de Capivari do Sul até Palmares do Sul pela RST 101. Com tempo aberto e a maré baixa, fomos costeando pela praia até o balneário de Mostardas.

Na praia é possível ver resquícios de alguns barcos encalhados e animais marinhos em estado de decomposição. A área é própria para pesca e neste final de semana havia pescadores pegando papa-terra e tainha.

Ao chegar na cidade, fomos em direção a rodovia para pegar uma estrada de chão que levava em direção a Lagoa dos Patos. É a maior lagoa do mundo. Para se ter uma ideia, a menor largura tem pelo menos 40 km. Antigamente, em Mostardas chamavam o Oceano Atlântico de “mar de fora” e a lagoa dos Patos de “mar de dentro”.

Acampamos em um campo aberto, próximo do farol Cristóvão Pereira, desativado desde 1992. É um dos primeiros faróis construídos no RS do fim do século XIX. Não é possível subir no farol, mas vale conferir a paisagem.

Outro belo ponto turístico da região é a reserva ambiental da Lagoa do Peixe, que fica em Tavares, município vizinho de Mostardas. Para pescar no local é preciso ter autorização do IBAMA.

Na viagem de volta, almoçamos em um restaurante na beira da praia que servia papa-terra e camarão, pescados na região. Depois visitamos outro farol, só que dessa vez de oceano. O farol de Mostardas está ativo e fica um pouco deslocado do centro da cidade.

Mais adiante paramos para abastecer na praia de São Simão, muito próximo da praia da Solidão, onde há um simpático farol vermelho, também desativado. Neste percurso que fizemos pela praia novamente, era possível observar muitos pescadores pegando “papa-terra” de caniço, além de tainha com rede.

A foto acima é o nascer do sol na praia de São Simão. E pelo relato do Lorenço é possível perceber que a viagem foi boa. Vale a pena um passeio por lá, desde que com o veículo adequado, claro.

Feriado Mineiro

21 de abril de 2012 0

Hoje é dia de Tiradentes:

Ao contrário do que se ensina na escola, o cidadão aí da foto – Tiradentes – não foi o principal líder da Inconfidência Mineira. Era apenas um dos participantes do levante. Ele morou na casa abaixo, ao lado da igreja, que é onde se reuniam os conspiradores, com ajuda do padre da igreja que fica ao lado. Tiradentes era jovem, ainda adolescente.

Tiradentes acabou enforcado e esquartejado porque era um dos integrantes mais pobres da Inconfidência. Tinha muita gente influente, então os portugueses escolheram os menos favorecidos para punir severamente e servir de exemplo. Afinal, o Joaquim José da Silva Xavier era apenas um mero dentista, ou nem isso, o tiradentes…

Bem, a pequena cidade de Tiradentes, no sul de Minas, guarda até hoje um estilo da época de Tiradentes, por isso atrai grande número de turistas. Lá tem essa fonte, que é da época do Brasil colonial.

Em frente a fonte, o calçamento é original da época. É o único lugar da cidade que manteve intacto o calçamento.

Caminhar por Tiradentes ou fazer um passeio de charrete é bem legal.

Se você for a Tiradentes, há muitas opções de pousadas, inclusive algumas em prédios bem ao estilo Brasil Colonial. A gastronomia é variada, mas a dica é saborear um Tutu à mineira no Bar do Celso, em frente à praça.

Municípios Gaúchos 42 - Bento Gonçalves

18 de abril de 2012 0

Um dos grandes municípios da Serra Gaúcha está a pouco mais de 100 km de Porto Alegre. Tem como principais atrações turísticas o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra. No primeiro, o turista pode comprar vinhos, queijos, etc. No segundo há uma série de atrações. A casa das massas, a casa do tomate, a casa da ovelha, são algumas delas. Um dica é almoçar no Restaurante Nona Ludia, ou no Casa Vani. Os dois servem ótimas refeições.

O Nona Ludia:

O Casa Vani:

Bento Gonçalves tem uma boa rede de hotéis, embora alguns um pouco caro demais para o meu gosto, em relação ao que oferecem ao turista. Mas vale a pena conhecer a cidade.


A BR-290 engana

14 de abril de 2012 0

É preciso ter cuidado na BR-290 depois de Eldorado em direção ao oeste do Estado, para Rosário do Sul e São Gabriel. Há muitas retas e o pessoal abusa da velocidade. Muitas vezes quem vem em sentido contrário ultrapassa mesmo que venha carro na outra pista. Já vi muito motorista tendo que desviar para o acostamento para n ão bater  num babaca qualquer que não respeitou as regras de trânsito. Hoje, sábado, a estrada estava quase vazia. Ainda bem, porque chovia fraco. Em Santa Cruz, um friozinho e garoa.

Saindo agora para o excelente café colonial Pritsch.

Páscoa na Serra

04 de abril de 2012 1

A Serra gaúcha estava bem movimentada no último fim de semana e vai ficar ainda mais nos próximos dias com o feriadão de Páscoa. A previsão é de chuva na quinta e na sexta, mas o tempo começa a melhorar sábado e domingo provavelmente será de sol, sem fazer nem muito frio nem muito calor. Em Nova Petrópolis, a decoração está bem bacana.

Esta é a árvore da Páscoa, uma tradição alemã.

A rua coberta estava bem movimentada.

E a Praça das Flores continua bem colorida.

Ah, os hotéis da Serra estão praticamente lotados para o feriadão.