Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2012

Livraria e Café em Veranópolis

30 de junho de 2012 1

Mais um post da série de Veranópolis. Desta vez na área cultural. Eu já postei aqui que gosto de cafeterias e livros. Em Caxias do Sul tem a Do arco da velha, que mistura as duas coisas. Em Veranópolis também. A Confraria das Letras fica na rua Benjamin Constant, no centro. Tem um ambiente bem colorido.

Além dos livros, um espaço tranquilo para o café.

Mais informações, no site da Confraria das Letras.

Nos 3 Monges - Veranópolis

29 de junho de 2012 0

Sem dúvida um dos lugares mais legais de Veranópolis. O Parque e Cascata dos 3 Monges. Fica numa área particular antes da entrada da cidade, com acesso por estrada de chão a partir da RS-470. Embora não tenha asfalto, a estrada está em ótimas condições. E apesar de ser área particular, é permitida a visitação entre 8 da manhã e cinco da tarde. De carro, o visitante percorre uma estrada de uns 2 km, fazendo toda a volta no parque. A região é sensacional. Esta é a estrada dentro do parque.

Logo na entrada tem um lago.

Outras fotos.

E é apenas a entrada do parque. O melhor está mais adiante, nos mirantes.

Um passeio em meio às vacas, com vista da cidade de Veranópolis ao fundo.

Além das vacas, as torres de energia.

E finalmente a cascata dos Três Monges.

É nessas horas que sinto falta de uma máquina melhor, com uma lente que enquadre toda a imagem. Enfim, é o que temos…  Há mais fotos do parque para postar.

No mirante de Veranópolis

27 de junho de 2012 1

Subindo a 470 em direção a Veranópolis, alguns quilômetros antes da cidade, fica o Mirante do Espigão. Dependendo a posição do sol, a vista fica melhor ou pior. À tarde, com o sol já se encaminhando para o Leste, a visibilidade é melhor. As fotos abaixo são de lá.

No mirante há lugar para estacionar o carro tranquilamente e até um restaurante ou lancheria para os mais esfomeados… Mas o que vale mesmo é a paisagem, com destaque para o Rio das Antas.

O Rio Loch, em Walachai

25 de junho de 2012 1

Para encerrar os post sobre o Walachai. Descendo esta estrada de pouco mais de 2 km, chega-se ao Rio Loch, ponto de encontro de moradores da região no fim de semana.

Na área do rio há um camping, que é usado principalmente durante o verão. Nesta época, pela falta de chuva, o rio está bem calmo.

Na ponte, o limite de dois municípios. Vale lembrar que o Walachai pertence a Morro Reuter.

Perdida no meio do mato esta casa no estilo enxaimel.

A estrada para Walachai é a mesma que leva ao café colonial do mesmo nome. Depois do café, em seguida vem uma parte com calçamento e mesmo o trecho que é de chão batido está em ótimas condições. Nos próximos dias começo a postar as fotos da viagem do fim de semana, para a região de Veranópolis e Cotiporã.

Aqui turista não tem vez

12 de junho de 2012 0

As fotos abaixo são da área do projeto Pró Mata, da PUC/RS, localizado no interior de São Francisco de Paula. É uma área para pesquisas. O turista não tem acesso. Fica num local elevado no topo da Serra, com ampla área verde tendo, ao fundo, o litoral gaúcho. O acesso é por estrada de chão e pode levar até 2 horas, dependo das condições da estrada. As fotos foram tiradas pela minha filha, que estuda Biologia na PUC e é uma das pessoas privilegiadas que podem visitar o Pró Mata.

Para quem ficou curioso para conhecer o projeto da PUC, é só acessar o site do PRÓ MATA.

O Walachai

06 de junho de 2012 0

O Walachai fica no interior de Morro Reuter a menos de 100 km de Porto Alegre. Os moradores falam um dialeto alemão antigo e pouco conhecido. É basicamente uma comunidade rural. Nas fotos, a igreja.

O cemitério em frente à igreja, bem cuidado e com muitas flores.

Outras fotos:

Nos próximos dias fotos do Rio Loch, que separa o Walachai de Santa Maria do Herval. Para chegar na região das fotos é só descer a estrada de chão que passa na frente do Café Colonial Walachai, em Morro Reuter. Logo em seguida já existe calçamento e a vila.