Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2012

O Empório São João de Nova Prata

31 de julho de 2012 3

Às vezes a gente descobre lugares bem interessantes quando está viajando. Um deles eu descobri em Nova Prata. Já tinha lido alguma coisa a respeito e acabei conhecendo meio sem querer. Passeando pelo centro da cidade, de repente dei de cara com o Empório São João.

É uma espécie de café e bistrô, que acho virou um ponto meio cult na cidade, sendo inclusive local para eventos culturais. Fomos atendidos pelo simpático Marcelo, um dos sócios do bistrô. Passamos apenas para conhecer, uma vez que estávamos com horário marcado para o Café no Sítio – que será assunto para outro post – mas não resistimos e experimentamos uma fatia de torta “nega maluca” que, aliás, estava espetacular. O interior do Empório é todo decorado com fotografias, capas de LPs e outros itens.

O ambiente do Empório São João é simples, o que torna o lugar ainda mais agradável.

Uma coisa que achei legal. O bistrô usa Lps antigos como Sousplat.

Na minha mesa foi usado um LP do “rei” Roberto Carlos… Para saber mais do Empório São João.

Fica na Av. Adolfo Schneider, 227 – centro de Nova Prata. Confira abaixo os horários de atendimento:

Terças a quintas-feiras – das 13h30min às 21h

Sextas e sábados – das 09h às 11h45min / 13h30min às 22h30min

Domingos – das 16h às 19h.

Mirante na Rota do Sol

30 de julho de 2012 1

Quem desce a Rota do Sol em direção ao Litoral encontra um mirante à esquerda, um pouco antes do principal viaduto. De lá, a vista é espetacular. Há um restaurante, para os mais esfomeados. Ou então basta estacionar o carro e curtir a paisagem.

Ao fundo a Rota do Sol.

Depois é só caminhar em direção ao Mirante.

Alguns quilômetros antes, na estrada, havia placas indicando caminho para o cânion Josafaz. Talvez seja este das fotos.

E quem estiver um pouco cansado da viagem pode aproveitar para relaxar.

A Rota do Sol está com trechos bem esburacados entre Caxias do Sul e São Francisco de Paula,mas é possível pegar a estrada a partir da RS-020 em São Chico. Aliás, o trecho mais bonito é a descida da Serra do Pinto, depois do trevo de acesso a Cambará do Sul. De lá até io litoral o asfalto está muito bom.


Show de fotos de Cambará do Sul

28 de julho de 2012 0

As fotos abaixo dos cânions e outras paisagens de Cambará do Sul foram enviadas pela leitora Francine Azevedo, que por acaso vem a ser minha afilhada…. hehehe. Vejam porque vale a pena conhecer a região.

Os cânions Itaimbezinho e da Fortaleza são os mais famosos. Nos próximos dias vou postar fotos de outro cânion, visto a partir de um mirante na Rota do Sol.

Comprando pão caseiro em Vila Flores

27 de julho de 2012 0

O blog já postou sobre a Villa do Pão. É um lugar muito bom para comprar pães, cucas e produtos da colônia. A cidade de Vila Flores está localizada ao lado da RS-470, depois de Veranópolis para quem sai de Bento Gonçalves. O prédio onde funciona a Villa do Pão fica bem no centro da cidade, fácil de achar.

No interior, as paredes são cobertas de fotos antigas.

O pão caseiro de lá é muito gostoso. Já experimentei e recomendo.

No dia em que estive lá, as cucas estavam com um aroma delicioso. Estas eram uma encomenda de Florianópolis.

Também é possível comprar diversos outros produtos coloniais.

Mais informações da Villa do Pão e de Vila Flores podem ser obtidas AQUI. Para quem pretende ir de carro até lá: a RS-470 está com muitos buracos na região de Bento Gonçalves, principalmente.

No centro de Cambará do Sul

25 de julho de 2012 0

Quase todo mundo já ouviu falar em Cambará, por causa dos cânions. A cidade, em si, é bem pequena, com pouquíssima infra-estrutura. De um rápido passeio por lá em junho, saíram as fotos abaixo.

A igreja:

Tenho várias fotos dos cânions Itaimbezinho e da Fortaleza para postar, além de paisagens incríveis de um mirante da Rota do Sol. Aguardem.

Caminhos alternativos na Serra

22 de julho de 2012 1

Um resumo do fim de semana e uma prévia do que vem pela frente aqui no blog. Saí domingo pela manhã de Veranópolis em direção a Nova Roma do sul. Peguei uma estrada de chão que passa pela usina hidrelétrica Monte Claro. Na foto abaixo, pouco antes de chegar à usina. Acho que é um pequeno riacho que vai desaguar no rio das Antas, à frente.

Subindo a serra antes de começar a descer de novo, em direção ao rio da Prata para pegar a balsa para Nova Roma.

Já na balsa, chegando no lado de Nova Roma do Sul.

Passando por nova Roma e seguindo para Nova Pádua por estrada de chão, tem a usina Castro Alves e mais adiante a balsa no rio das Antas de novo.

Depois do almoço em Nova Pádua, mais uma estrada metade asfalto e metade chão, para Otávio Rocha, um distrito de Flores da Cunha. Lá, neste domingo, acontecia a festa da colônia em frente à igreja São Marcos. Tinha uma espécie de gincana com mini-tratores.

A foto foi tirada de dentro do museu que fica na sede da sub-prefeitura. Esse passeio todo foi indicação do Márcio Vargas, que é engenheiro e trabalha na UHE Monte Claro, em Veranópolis. Não fiz o passeio todo sugerido, mas agora já conheço melhor a região e pretendo voltar com mais calma, inclusive para explorar os túneis ferroviários. As fotos e o relato completo da viagem serão postados no decorrer dos próximos dias. Aos poucos.


Pulando a cerca em Nova Prata

21 de julho de 2012 2

Literalmente, pulei a cerca esta tarde em Nova Prata. Invadi uma propriedade particular para bater a foto abaixo, que não ficou exatamente como eu esperava…

Era fim de tarde e hora de um café. Então fui conhecer o café no Sítio, sobre o qual ainda vou postar mais fotos nos próximos dias. Por enquanto posso dizer apenas que está aprovado. O café colonial no campo é bom e vale a pena. 23 reais por pessoa. Um ambiente agradável, bom atendimento e um cardápio de dar água na boca.

Mais detalhes do café no sítio nos próximos dias. Ou no site do café.

Para conhecer Guaporé

20 de julho de 2012 0

Sexta é dia de blog no Rádio, no Brasil na Madrugada da Rádio Gaúcha. E hoje o assunto é Guaporé, cidade gaúcha onde o turista pode conhecer o Cristo Redentor e comprar jóias e lingeries. Tem ainda o autódromo. E ao lado, o hotel Las Carreras, onde é possível tomar um café da manhã com esta vista.

À noite, depois das 22 horas, sai um post mais completo sobre Guaporé. Confira também no Chamada geral 3, na Rádio Gaúcha.

Na estrada: rumo a Cambará

18 de julho de 2012 2

Cambará do Sul é aquela pequena cidade da serra gaúcha conhecida pelos cânions. O blog andou rapidamente por lá em 8 de julho, um domingo ensolarado. As fotos abaixo são da estrada que sai da Rota do Sol em direção a Cambará do Sul. Como era domingo, havia pouco movimento. Ainda bem.

Esqueci de anotar o nome do rio…

As araucárias são comuns na região mas li recentemente em algum lugar que esse tipo de árvore está em extinção.

Na semana que vem vou postar algumas fotos de Cambará do Sul, mas apenas do centro da cidade, onde fotografei algumas casas.

Mais do interior de Veranópolis

17 de julho de 2012 6

No próximo fim de semana estou de folga de novo e desta vez acho que volto para a região de Veranópolis.  O destino será Nova Prata. Fiz algumas pesquisas sobre a cidade e vi que há alguns lugares que não conheço. Na última folga a intenção era visitar Nova Prata, mas como choveu fui para Gramado onde, aliás, estava ótimo, mesmo com os preços absurdos e o tempo fechado. Neste post algumas fotos da viagem de junho a Veranópolis.

Parando o carro para abrir o portão do parque dos Três Monges, em Veranópolis. Na estrada que vai para a RS-470, essa igrejinha chamou minha atenção.

Na foto abaixo, eu deveria ter entrado mais no terreno para bater a foto, mas tinha um cachorro latindo e eu fiquei com medo, embora a dona da casa me garantisse que não tinha perigo…

Achei bonito o rastro do carro em meio ao verde. No inverno, as árvores ficam assim:

E assim terminam as fotos da viagem a Veranópolis e Cotiporã. Mas vou voltar, porque há alguns lugares de Veranópolis que ainda não conheço. Um deles é a caverna indígena.