Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2012

Blog no Rádio - Litoral do Paraná

30 de novembro de 2012 0

Hoje o Blog no Rádio foi mais longe. Até o litoral do Paraná. Guaratuba é uma das minhas praias preferidas. Fica quase na divisa com SC. Tem água calma e morna.

Lá tem um ótimo hotel que fica bem na beira do mar.

Guaratuba me lembra Torres, pela infra-estrutura. O litoral tem extensa faixa de areia, mas na parte do centro á um pouco diferente. Tem, por exemplo, o Morro do Cristo.

Quem chega em Guaratuba pelo lado norte, precisa atravessar o canal de balsa.

A chegada pelo sul é apenas por estrada. A partir da BR-101 e da BR-376, para quem sai de Curitiba. O litoral do Paraná tem ainda Matinhos e Caiobá, ao norte de Guaratuba. Outro ponto que deve ser visitado na região é a cidade de Morretes, bem ao pé da serra.

Em Morretes,  é possível saborear o barreado, um prato típico da região.

A partir desta cidade é possível subir a Serra em direção a Curitiba pela estrada da Graciosa.

Bem, eis aí ótimos motivos para conhecer o Litoral do Paraná.

Santa Lúcia do Piaí

28 de novembro de 2012 1

Caxias do Sul é um município muito grande. Tem vários distritos e localidades, alguns com tamanho superior a de outras cidades do estado. Um deles é Santa Lúcia do Piaí, que fica na divisa com São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. O acesso está asfaltado. Para chegar lá, é preciso pegar a Rota do Sol. Quando cheguei em Santa Lúcia era um domingo, hora do almoço. O que me chamou a atenção foi o silêncio. Não havia barulho algum nas ruas. Estacionei em frente à praça da igreja e bati algumas fotos.

O centro fica praticamente todo em volta da praça.

 A casa abaixo pertenceu à família Júlia Richetti Andreazza, filha de Pasquale Richetti, que chegou em Caxias do Sul em 1877, vindo da Itália. A informação é da leitora Rosa Ana Bisnella, que também é jornalista e fez um audio visual sobre o Terceiro encontro da Família Richetti, em 2/5/15. (atualizado em abril/15)

Santa Lúcia do Piaí fica a 28 km do centro de Caxias e é conhecida principalmente pelo turismo religioso.


Pousada em Bento Gonçalves

26 de novembro de 2012 0

A pousada do Chalé, em Bento Gonçalves, foi testada e aprovada pelo blog. Fica num local tranquilo. Os apartamentos estão em cabanas e são bons. Além do dormitório, há mais uma peça com sofá e frigobar. O espaço interno é amplo.

Há várias cabanas no pátio interno da pousada.

O café da manhã é simples. O atendimento é muito bom. A única crítica fica com o quesito estacionamento, que é um pouco apertado e não tem box coberto. Sempre prefiro hotéis e pousadas com box coberto. No mais, tudo ok com a Pousada do Chalé.

Da Serra ao Litoral

25 de novembro de 2012 3

As duas últimas viagens terminaram em Gramado. Esta, para variar, terminou no Litoral. De caxias, pela Rota do Sol até Osório.

Uma parada para esticar as pernas, com direito a vista do cânion do Josafaz.

O almoço foi no Restaurante do Dodô, no Morro da Borússia, com a tradicional linguiça da Borússia com queijo.

Depois uma chegada à beira-mar, em Tramandaí. Mar com cor de chocolate.

Outra coisa. Impressionante a falta de educação, desrespeito ao trânsito e imprudência de grande parte dos motoristas. Quem respeita os sinais e o limite de velocidade é simplesmente quase jogado fora da estrada para que os babacas imbecis e idiotas possam passar. Ah, eu acho o seguinte. Quem dirige como se o carro fosse uma arma, sem respeitar ninguém, é porque tem sérios problemas de masculinidade e precisa mostrar que é macho de outra forma. Atrás de um volante, por exemplo. Eu não tenho culpa se esses babacas imbecis idiotas tem pau pequeno e precisam provar para si mesmo que são homens.

E o pior de tudo é que a polícia rodoviária não existe. Não se vê um patrulheiro nas estradas. Com a chegada do verão, eles preferem ficar escondidos nos postos, no computador, jogando paciência e com o ar condicionado ligado. Enquanto isso, os loucos estão a solta e ninguém faz nada.

Depois vem aquelas campanhas demagógicas de trânsito, pedindo para o motorista respeitar. Balela. Tem é que multar, tirar a carteira e botar na cadeia motorista que mata no trânsito.

O castelo de Garibaldi

24 de novembro de 2012 4

Não sei o que funciona aí, mas ainda vou descobrir. Fica em Garibaldi, onde parei esta tarde para tomar um café. no centro. A cafeteria funciona numa loja de Cds e Livros. Muito legal. Depois de mais uma noite em Caxias, amanhã pretendo pegar a Rota do Sol até Osório.

P.S. Vários leitores mandaram informações do castelo. É um laboratório de análises, o Alac. Obrigado a todos.

Blog no Rádio - Sorvete de Tomate

23 de novembro de 2012 0

O calor dos últimos dias inspirou o Blog no Rádio de hoje. Os 2 boletins vão ar ar na Rádio Gaúcha, na madrugada e à noite. Sempre com uma dica de passeio por aí. Hoje resolvi escrever sobre o sorvete de tomate, que já foi assunto aqui no Blog.

Para quem ainda não conhece o blog: o sorvete de tomate é muito gostoso e pode ser encontrado na Casa do Tomate dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.

Na casa do tomate estão a venda produtos feitos do tomate, claro. Mas não são apenas produtos comestíveis. Há cremes para a pele também.

Bem, depois de visitar a Casa do Tomate, o turista pode aproveitar para conhecer outros atrativos do Caminhos de Pedra. Tem a casa da ovelha, a casa da erva-mate, ou a casa das massas, da foto abaixo.

Há ainda bons restaurantes, como o Dona Ludia.

Ou a Casa Vanni.

Como se vê, atrativos não faltam. Para saber mais, visite o site do Caminhos de Pedra.

Ficou mais fácil conhecer Caxias

21 de novembro de 2012 0

Esta reportagem do jornal Pioneiro mostra que ficou bem mais fácil conhecer o interior de Caxias do Sul.

O asfalto chegou a regiões onde antes era estrada de chão.

O Blog já mostrou a estrada que leva à gruta Nossa Senhora de Lourdes, na estrada do imigrante.

Em outubro fui conferir Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí.

Agora em novembro estive em Criúva. Tudo por asfalto. A estrada de Criúva, inclusive, foi inaugurada nesta semana.

É uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais de Caxias. Aqui no Blog, fotos serão postadas oportunamente. A foto abaixo é da nova estrada de Criúva.

Criúva já tinha acesso por asfalto a partir de São Marcos. Agora pode-se chegar lá também pela Rota do Sol e Ana Rech, o que encurta o caminho.

Acidente na BR-386 em Soledade

19 de novembro de 2012 2

De acordo com esta matéria de ZH, a família acidentada na manhã de hoje na BR-386 em Soledade comemorava a chegada de mais um filho. O bebê que morreu tinha 3 meses.

Me sinto na obrigação de comentar isto, já que viajo de carro por aí a toda hora.

Pois é, comemorava tanto que o pai não pensou duas vezes. Estava em alta velocidade e fazia ultrapassagens perigosas. Ora, quem está com a família no carro deve, no mínimo, dirigir com o máximo de cuidado.

Além de matar a família, provocou acidente e matou mais 3. De acordo com informações da PRF, o motorista do Civic tinha várias multas por excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido. Estava com 22 pontos na carteira que só não foram computados porque as multas ainda tinham prazo de defesa.

Assim existem muitos motoristas por aí, que não tem o menos escrúpulo e não respeitam nada nem ninguém, nem a eles mesmos. Vamos deixar de hipocrisia. Enquanto a questão do trânsito não for tratada de maneira séria, vai continuar morrendo gente.

Um café das fadas...

19 de novembro de 2012 6

Quem já passou pela RS-020 a caminho de São Francisco de Paula já deve ter visto esta placa.

O café fica à esquerda da quem sobe a Serra. A casa é meio escondida pelas árvores.

Ao entrar, o visitante encontra um ambiente simples, mas acolhedor.

O cardápio é variado.

Você pode pedir cafés mais simples mas o bom mesmo é experimentar o café da colônia.

O Café das fadas fica a mais ou menos 20 km de São Francisco de Paula.

Novo passeio em Serafina

18 de novembro de 2012 2

O Blog já postou sobre Serafina Correa, uma pequena cidade no alto do Vale do Taquari, que alguns sites colocam a Serra como localização, mas de vez em quando gosto de escrever de novo sobre alguma cidade, até porque sempre aparecem leitores novos que não conhecem os posts mais antigos. Serafina Correa é uma cidade pequena, mas bem agradável. Tem população de origem italiana. Aliás, o principal atrativo da cidade é uma avenida onde há réplicas de prédios italianos. Um deles é essa espécie de castelo, onde hoje funciona uma pizzaria.

Na mesma avenida, o monumento ao Imigrante.

A igreja do centro, que fica na praça.

Viajando pelo interior do município tem o Rio Carrero, onde há um camping e local para banho. Em frente à entrada do parque, esta pequena igreja.

O rio.

Atravessando a ponte, fica a estrada que vai para Nova Bassano.

No caminho, antes de pegar a estrada, logo depois da ponte, esta casa me chamou a atenção.

Para chegar em Serafina Correa. A partir da BR-386 em Lajeado, entrar à direita na RS-130. Depois de Guaporé, são poucos quilômetros. A estrada passa por Arroio do Meio, Roca Sales, Encantado, Muçum, Vespasiano Correa e Dois Lajeados.